Beth Alvarez
Beth Alvarez

Se vocês não resistem a uma boa e velha balada sertaneja e levam o estilo country pela vida, já têm motivos de sobra para investir em um enlace com um tema que define o casal. Esse estilo é ideal para ser realizado em uma fazenda, chácara, sítio ou hotel fazenda, e o conceito sempre arrasa pela forma autêntica de explorar a decoração do casamento. Mas, além disso, vale destacar que nesse momento de pandemia locais arejados ou ao ar livre são a melhor opção, e o contexto do country pede esse cenário. Com as paisagens sensacionais que encontramos em nosso país, seja qual for o estado, com certeza vão achar o lugar certo.

Assim que começarem a planejar o décor e todos os elementos que podem ser usados, vão perceber que o estilo é muito a cara do Brasil, desde o cardápio com ingredientes regionais, passando pelo look do casal, até chegar à playlist. Vejam como!

Jean Mattos Fotografia
Jean Mattos Fotografia

A primeira impressão.... é a que laça os convidados!

A partir dos convites de casamento vocês já vão conseguir demonstrar a essência do dia, e quanto mais temático mais divertido será para os amigos e familiares que o receberem. Se quiserem ser mais discretos nesse item, podem simplesmente acrescentar alguns detalhes característicos do country a um modelo clássico. 

Dh7ArtStudio
Dh7ArtStudio

Materiais imprescindíveis

Quando pensamos na ornamentação voltada ao estilo country, a decoração de casamento rústico se encaixa perfeitamente com o conceito. E não é difícil conseguir esse "efeito", móveis de madeira de demolição, objetos de ferro envelhecido, peças típicas de fazenda, e mais um leque de materiais naturais, como feno e palha, que podem deixar os espaços bem marcados com o tema. Esse décor pode ser usado em algumas partes da recepção, ou também é possível criar ambientes inteiros, como um belo lounge ao ar livre. 

Qual Evento
Qual Evento

As flores do casamento podem ser escolhidas de acordo com a região, mas sempre com uma pegada campestre, são tantas espécies que só são encontradas em regiões específicas, entre elas o girassol, a gérbera, margaridas, azaleias, cravos, centaureas, lírios e áster são algumas das maravilhas que a natureza no campo oferece, e a queridinha capim-dos-pampas também não pode faltar! 

Chácara Mata Nativa
Chácara Mata Nativa

Peças estratégicas e detalhes com encanto

Alguns elementos são muito característicos para o estilo country, são objetos característicos de fazendas e sítios, que trazem mais charme ao tema. É provável que os próprios espaços já tenham uma essência que ajude, como galpões de madeira e áreaa verdes que possam ser bem aproveitada, e há formas diversas para conseguir o melhor cenário.

Nosso Celeiro
Nosso Celeiro

Espalhem lampiões para acender no final da tarde, salamandras (uma espécie de lareira) na área de descanso caso a cerimônia seja no inverno, e se há uma capela no local deixem as portas abertas com velas acesas. 

Chácara Mata Nativa
Chácara Mata Nativa

Varais com luzes podem ser fundamentais tanto em áreas externas como internas, ferraduras, esporas ou lamparinas servem como complementos que intensificam o estilo, até um touro mecânico poderá fazer parte do décor, para a alegria dos convidados na festa (sempre que houver possibilidade de proceder com todos os cuidados sanitários).

2R Locação de Brinquedos
2R Locação de Brinquedos

Personalidade em todos os cantos

No momento que definirem o tema vão se dar conta o quanto há diversos elementos que podem se encaixar ao conceito. Um detalhe que pode ser muito original são as lembrancinhas de casamento, que incluem opções como chaveiros em formato de chapéu, vasinhos com plantas, mini quadrinhos com o casal à cavalo e as iniciais dos noivos, lanternas em formato de ferradura, e muitos outros. Basta usarem a imaginação e pesquisar itens disponíveis que irão se surpreender.

Qual Evento
Qual Evento

Menu delicioso

No campo, o cardápio costuma ser farto, independente de servir um almoço ou jantar, porém sempre possibilita uma refeição repleta de pratos regionais que destaquem sabores peculiares, como é o caso da culinária mineira e a goiana. Opções com carne assada, churrasco, arroz carreteiro, galinhada, feijoada, risotos, sempre acompanhados de legumes e temperos típicos se adaptam muito bem.

Gran Buffet
Gran Buffet

A decoração das mesas do casamento também precisam ser formadas de acordo com a proposta, pensem em grandes mesas de fazenda com lustres de roda de carroça, arranjos florais com cores vibrantes, louça de cerâmica colorida e toalhas que contrastem com a cor da mobília. E é claro que não pode faltar a boa e velha cachacinha!

Estilo do casal

Nesse detalhe os protagonistas do dia podem ousar na identidade visual, e isso se deve a combinação de um vestido de noiva de renda ou traje noivo com detalhes específicos, entre eles os clássicos como botas, chapéus, e para os mais ousados lenços ao invés de gravata podem sugerir essa pegada country.

Beth Alvarez
Beth Alvarez

O dress code dos convidados também podem ser autênticos ao tema, basta que indiquem o que estão planejando para o dia, certamente todos entrarão no “clima” country para compor o cenário.

Qual Evento
Qual Evento

Playlist

Os amantes do sertanejo vão se empolgar em preparar uma playlist perfeita, além da chance de trazer um grupo de viola ou um conjunto que alegre os convidados do começo ao fim da festa. Um dos estilos musicais mais queridos do Brasil agrega muita personalidade e os noivos conseguem preparar uma seleção com a trilha sonora que fez parte de todas as etapas do relacionamento. E aqui deixamos 25 opções para vocês.

Um tema tão bem-vindo para ressaltar a essência do nosso país é também versátil para organizar o contexto, temos uma variedade de itens que se encaixam ao estilo country de forma elegante e pessoal. A partir dos convites do casamento a originalidade já será evidenciada, o espaço para a festa, os objetos do décor, trajes e até os noivinhos do bolo do casamento conseguem trazer muita autenticidade em cada cantinho.