St. Patrick
St. Patrick

As protagonistas do grande dia geralmente procuram sua personalidade em cada detalhe do look nupcial, e o penteado de casamento é fundamental para o cojunto, especialmente quando conta com um belo acessório. Entre coroas, tiaras, presilhas e pontos de brilho, a tiara traseira ganha adeptas e apaixonadas pelo estilo que mistura um ar romântico com um toque contemporâneo. O item é uma presilha mais curvada e alongada para ficar presa atrás da cabeça, e também pode servir de apoio para o véu ou para arrematar o penteado escolhido pela noiva.

A tiara traseira flerta bem com todos os tipos e locais de cerimônias. Há quem prefira acessórios leves e delicados para enlaces diurnos e a turma que quer um destaque maior na cabeça com muito brilho quando a noite é o período escolhido para se casar. Mas não há regras porque muitos casamentos que ocorrem de dia seguem até anoitecer, e o brilho, se assim desejar, não tem hora para se fazer presente.  

Anna Campbell
Anna Campbell

Penteados

O objetivo do acessório é complementar o penteado que vai emoldurar o rosto da protagonista da festa. Então, ao escolher a forma como vai arrumar os cabelos, pense se a tiara vai compor bem com a proposta. Os melhores penteados para ter um acessório atrás da cabeça, são:

Pronovias
Pronovias

  • Coque

Pode ser baixo, com fios soltos para um estilo mais descolado ou com fios presos e definidos para um visual mais clássico;

  • Semi-preso

Aquele em que se usa as laterais do cabelo presas atrás, com um ar bastante romântico e clássico, tido como o modelo das "princesas". Pode deixar um topete em cima da cabeça, torcer as laterais, fazer pequenas tranças;

St. Patrick
St. Patrick

  • Trança

Há inúmeros estilos de tranças, e com a tiara traseira o tipo rabo de peixe, com partes mais largas, pode ser o ideal, com madeixas soltas para dar volume e acabamento;

  • Penteado de cabelo solto

Esse funciona com o comprimento liso ou ondulado. Porém, ao optar por esse estilo mais simples, a noiva deve tomar cuidado com casamento ao ar livre por conta do clima: o vento e a chuva, por exemplo, podem embaraçar os fios;

St. Patrick
St. Patrick

Modelos de tiara traseira

  • Pedraria

Zircônia, pedras preciosas e até o diamante são utilizados para a confecção de tiaras traseiras únicas e estonteantes. Podem ser pequenas, com um brilho discreto, até maiores com formato de gota, por exemplo.

Pronovias
Pronovias

  • Pérolas

Tanto as tradicionais brancas quanto as cinzas e azuladas, as pérolas não podem faltar em um acessório como esse porque a própria colocação das pérolas dará o formato da tiara traseira que pode ir de uma lateral a outra. Além disso, elas são perfeitas para composições com pedras, flores e folhas.

St. Patrick
St. Patrick

  • Flores

As plantas não precisam estar somente nos arranjos e no buquê. o acessório pode ganhar muitas delas ou algumas pontuais para ressaltar o ar bucólico e romântico da noiva. Uma ideia é escolher a tiara traseira que tenha as flores que se destaquem com o tom do cabelo da noiva, e combinem com a tonalidade neutra do vestido e dos outros acessórios.

G.Offer
G.Offer

  • Folhas (ou formato de folhas metalizadas)

Tendência nupcial como formato de adereços de cabelo é a folha, principalmente em tons metalizados. Um acessório repleto de folhagem é elegante, faz referência às tiaras gregas, é atemporal e significativo porque são elementos que representam a fé, o amor, a esperança e a sorte.

St. Patrick
St. Patrick

Ao escolher o modelo da tiara e o penteado, o vestido também precisa estar em harmonia para que haja equilíbrio no conjunto. O acessório combina com vestidos boho, vintage, princesa e sereia. É importante pensar no look como um todo. É recomendável que se o traje tiver bordados, o acessório tenha a mesma aplicação. Se o vestido for liso, a peça pode ter mais detalhes. A dica de ouro é sempre experimentar o conjunto completo antes, para que esteja perfeita no grande dia.