Os preparativos do casamento estão a mil e, provavelmente, vocês já nem conseguem dormir com as infinitas tabelas de tarefas. Depois de finalizar a lista de convidados – um dos passos mais trabalhosos para os casais –, alguns detalhes pensados para o grande dia podem ser “deixados” para o final, por não influenciarem tanto na decoração do casamento e no estilo geral da celebração, especialmente se o tempo for escasso. Mas o seating plan definitivamente não está neste grupo. Ele não pode ser dispensado, já que irá direcionar os convidados com os seus lugares e dirá com quem cada pessoa divide a mesa, mas de uma forma mais original.

Mas... O que é exatamente um seating plan?

seating plan nada mais é que um mapa de convidados, "plano para sentar-se", em tradução livre do inlgês. Antes este plano, que serve para guiar os familiares e os amigos sobre as mesas onde estariam sentados, era basicamente uma folha desenhada com as mesas numeradas e o nome da cada pessoa – e apenas os cerimonialistas e os noivos tinham acesso a ele. Mas hoje esse esquema ganhou mais status e seu design mudou muito. Agora ele faz parte da décor e é uma forma a mais criar mais interação entre seus familiares e amigos e a sua festa, já que o casal pode deixá-lo exposto, com os mais variados formatos.

E além de acrescentar charme, ele realmente ajuda a organizar toda a festividade com menos imprevistos. Os noivos e os seus convidados agradecem, então que tal saber qual é o estilo de mapa de lugares perfeito para vocês?

São muitas as opções, e elas estão cada vez mais originais. Para que haja um equilíbrio harmônico em todo o décor, é importante que este elemento siga o estilo do enlace, que tenha a mesma identidade visual, o que passa até pelo bolo de casamento e a tonalidade das lembrancinhas. Então... Qual será o seating plan ideal para a sua celebração?