Vitor Barboni Wedding Photographer
Vitor Barboni Wedding Photographer

Embora os amigos e familieres fique obviamente muito felizes quando recebem um convite de casamento, a preocupação sobre o que podem oferecer de presente causa dúvidas, especialmente quando se trata de grandes amigos e a maior vontade é dar algo muito especial. Mas, mesmo quando o orçamento está comprometido, dá para achar opções que sejam importantes para o casal que está iniciando uma nova vida e, normalmente, precisam de muitos itens para montar a nova casa. Porém, em algumas situações, errar na escolha independe de estar com o orçamento apertado, muitas vezes, o erro é cometido por falta de experiência.

Assim como é possível exceder com um modelo de vestido de festa inadequado para a ocasião, ou ir de bermuda em uma cerimônia formal, pode acontecer de, na ânsia de querer presentear algo muito original, acabar cometendo uma gafe. Por isso, é fundamental conhecer aquelas regrinhas básicas de comportamento e etiqueta que todo convidado deve saber!

A Bordo Fotografia
A Bordo Fotografia

1. Itens fora de questão

Por mais que queira oferecer algo autêntico e inesquecível, deve sempre considerar se o casal vai gostar, vai usar e se o item é necessário para eles nesse momento. Um quadro no estilo abstrato enorme ou uma escultura que você usaria em sua sala pode não agradar aos noivos. Sabemos o quanto uma obra de arte, por mais incrível que seja para você, está totalmente descartada por ser um objeto muito pessoal. Assim como um vaso com uma planta gigante, que pode nem caber na sala do apartamento que acabaram de comprar. Portanto, risque da lista.

2. Os que incomodam

A vontade de fazer uma surpresa maravilhosa para os amigos queridos pode ser inoportuno e causar um efeito contrário. Por exemplo: oferecer um final de semana em um Hotel Fazenda sem a possibilidade de trocar a data da reserva. Ou, quando a troca de data é possível, mas a cidade é  muito distante ou, ainda, se o clima do lugar é muito frio e o casal tem preferência ao calor. Este é o tipo de presente de “grego” como diriam os antigos.

3. Os caros não são obrigação

Mesmo que seja convidada para ser madrinha e já tenha investido num deslumbrante vestido longo de festa para arrasar no altar, não deve se preocupar com um presente caro apenas por obrigação, acarretando uma dívida que não pode arcar. Mesmo os parentes mais chegados devem ser sinceros quando não tenham condições de oferecer uma alternativa onerosa. O importante é pensar num item que seja necessário e que sabe que os amigos vão gostar, afinal, se é madrinha ou padrinho saberá como abordar o casal e descobrir o que realmente é adequado para a nova casa. 

A Bordo Fotografia
A Bordo Fotografia

4. Não erre na entrega

Pensar em levar uma caixa com um microondas na recepção está totalmente fora de questão, especialmente quando a cerimônia for super formal com uma decoração de casamento simples e elegante num espaço sofisticado. Imagine a cena: você entrando com uma caixa enorme, ainda que bem embrulhada, entre as mesas, e todos olhando espantados! Claro, que em algumas situações a entrega antecipada pode não ser possível, quando os convidados vêm de outra cidade ou compraram o presente em cima da hora. Nesse caso converse com alguém da família ou organizador e deixe em um local reservado, só não esqueça do cartãozinho.

5. Seja discreto, nem todos devem saber

Resolveu dar o bolo decorado de casamento para os amigos queridos? Ou talvez preferiu pagar por um cruzeiro de navio para a viagem de lua de mel? É uma atitude nobre de sua parte, só não fique espalhando a novidade para todos os convidados o ato gentil que teve com os noivos. Imagine a cena: a música da festa de casamento é interrompida para o famoso brinde e discurso dos amigos, e você anuncia para todos o seu grande feito: pode ser constrangedor para o casal. Será uma atitude deselegante e desnecessária, além de que boas ações não precisam ser divulgadas em público.

Vitor Barboni Wedding Photographer
Vitor Barboni Wedding Photographer

Em época de crise é comum alguns convidados não poderem fazer um alto investimento num presente marcante como gostariam, e muitos já irão gastar em um traje ou um vestido de festa mais caros, por isso é muito melhor escolher um objeto que sabe que eles vão adorar. De nada adianta dar um presente caríssimo que não combina com o décor da casa que estão montando e não tem sintonia com a personalidade do casal. Há opções que podem ser muito marcantes, seja um quadrinho com uma frase curta de amor, um vaso de cerâmica pintado à mão que combine com o estilo do casal, uma cafeteira de café expresso, uma panela gourmet e, por aí vai são tantos produtos bárbaros que podem surpreender seus amigos.