Amor e Praia
Amor e Praia

Em teoria, o ideal é que um enlace seja organizado com mais ou menos um ano de antecedência. Mas nem sempre a vida é previsível o bastante para que os planos aconteçam no tempo e da forma como esperávamos, mudando radicalmente a urgência de todo o processo para a vida a dois. São várias as razões, e não importa o motivo se o casal tem pressa e vontade de estar junto o quanto antes. Mas já imaginou a correria de tirar do papel o casório em quatro meses ou antes? São tantos os detalhes, da decoração de casamento às alianças, do cardápio à lua de mel. E só de pensar nos debates com o aparentemente eterno entra e sai de nomes daqueles que serão agraciados com os convites de casamento bate um leve desespero    

Para não entrar em pânico com todas as etapas e providências a serem tomadas, é importante que se tenha em mente algumas máximas que ajudarão o par na série de tomadas de decisões – que não serão poucas – para o casamento. Existem alguns “mantras” a serem repetidos sempre que o desespero bater forte e que facilitam a vida, tornando a missão possível. A seguir, listamos alguns destes pensamentos que devem nortear a corrida contra o tempo.   

Carol Bassolli Fotografia
Carol Bassolli Fotografia

Menor é mais simples 

Para não complicar os preparativos para a cerimônia e a festa, considerem um miniwedding ou microwedding. Quanto menos pessoas tiver que recepcionar, mais tranquila se tornará a organização, facilitando também a escolha do local e da data para a união. Procure enxugar a lista daqueles que estarão presentes ao “sim” do casal àqueles que considera apenas essenciais.

A quantidade de convidados tem de caber no seu orçamento. Afinal, não haverá tempo hábil para conseguir mais recursos caso extrapole o valor determinado previamente para o casamento. Isto também irá interferir no buffet e complexidade do cardápio e da decoração, além do tamanho do bolo do casamento

Karoline Bettes
Karoline Bettes

Pode não ser possível reservar todos os fornecedores que sonharam

A gente garante: não conseguir reservar o lugar dos sonhos para se casar não é o fim do mundo. Há uma infinidade de outros locais charmosos à disposição para a época que acontecerá o enlace. Por isso, tenham a mente aberta e foque em achar o lugar ideal que atenda às suas necessidades.

Atentem-se ao fundamental, como a localização, o tamanho disponível para a recepção, a facilidade de pagamento e de acesso dos convidados, se tem ambientes cobertos (caso chova), gerador de luz próprio, banheiros e cozinhas amplos e bem conservados, boas condições de contrato e se encaixa com o estilo de casamento que tem em mente. Saber se concentrar nas prioridades ao invés de perder tempo com miudezas será essencial.

Da mesma forma, devem encarar apenas como um contratempo uma negativa de algum fornecedor da sua preferência, como sua maquiadora ou DJ favoritos, por conta da agenda cheia para a data. Peguem indicações e foquem sempre na solução ao invés do problema.   

Lucky Photography
Lucky Photography

Avisem a todos o quanto antes

As pessoas programam suas vidas com alguma antecedência para marcar viagens, procedimentos médicos, cirurgias, trabalhos e estar presentes em eventos familiares. Por isso, é fundamental comunicar a todos o quanto antes a data escolhida, para que a reservem logo. Isto irá garantir a presença dos mais queridos, incluindo os nomes que elegeu para serem os padrinhos e madrinhas na cerimônia, assim como a pessoa que irá celebrá-la.

Tem sido cada vez mais comum convites a amigos ou parentes para ocupar o papel de celebrante, sendo ele o responsável por conduzir os votos e o restante da cerimônia. Uma opção bastante válida para agilizar esta etapa é enviar a comunicação por e-mail ou por um aplicativo de mensagens para só depois encaminhar os convites de casamento criativos por correio ou entrega-lo em mãos. Avise logo ou se arrependa. Tic tac, tic tac!

Sheila Hollweg - Assessoria e Cerimonial
Sheila Hollweg - Assessoria e Cerimonial

Aprendam a aceitar (e pedir) a ajuda dos outros

É bastante natural que o casal faça questão acompanhar cada etapa da seleção de fornecedores e da pesquisa de referências até para evitar a interferência de terceiros nas decisões. Mas com tão pouco tempo para dar conta de tudo, faz-se fundamental montar um pequeno time de pessoas alinhadas com os gostos e prioridades do par para tocar o barco. Assim, cada um pode ficar responsável por uma frente de trabalho.

Madrinhas e padrinhos são os mais elegíveis para a função e por isso mesmo é fundamental que sejam pessoas íntimas do casal. Ao pedir ou aceitar a ajuda para tal fim, pense em quem vocês depositam confiança e afeto e em quem possui disponibilidade e pragmatismo para encontrar soluções. É óbvio que serão vocês que irão bater o martelo sobre o material levantado, mas não se perder no processo até a lista final será um baita adianto.  É possível “terceirizar” até o que escrever nos convites! 

Contratem um(a) cerimonialista

Você ficará impressionado em como alguém que já dispõe de uma rede de contatos e já conheça o trabalho de cada um pode agilizar o processo. Por já possuir uma relação mais estreita com as empresas que prestam os serviços, também são capazes de negociar valores, condições e alternativas mais atrativos para o cliente. O cerimonialista também é a pessoa mais apta a resolver os imprevistos de última hora com uma agilidade sem igual. A função dele é resolver os pepinos que surjam, garantir que tudo saia como o planejado e de poupar o casal de aborrecimentos.  

Eternità
Eternità

O “faça você mesmo” pode ser a saída

Caso queiram dar um toque mais pessoal à decoração de casamento, considerem fazer com suas próprias mãos alguns dos itens. Pode servir como uma espécie de terapia fazer trabalhos manuais para dar um refresco às suas ideias e preocupações por conta de toda a adrenalina. É também uma forma de dar uma cara diferentona à celebração com emprego de materiais que normalmente não seriam utilizados ou de uma tendência de fora do país que ainda não chegou aqui. Experimentem incluir o seu grupo de amigos mais próximos nisso e terão bons momentos e histórias para contar. 

Não deixem de se cuidar durante o processo

Menor o tempo para arranjar tudo, maior o estresse. Com isso, a alimentação e o sono tendem a piorar, assim como o humor, o cabelo, a pele e a própria saúde em geral. Por isso, antes de tudo, comece o acompanhamento com nutricionista, dermatologista, endocrinologista e afins com o intuito de ter um time de especialistas acompanhando você durante esse período.

Eles serão capazes de detectar disfunções e qualquer mudança não bem-vinda, indicando tratamentos mais rápidos para você estar perfeita no grande dia. Incentive o seu par a fazer o mesmo, afinal esse é o início de uma história a dois.

Espaço Lagoon
Espaço Lagoon

Todos esses cuidados servem para que em momento perca de vista o grande barato que é ver tirar do papel o seu casamento, uma data ímpar na vida. Ter isso como foco impede que o estresse e a correria atrapalhem o seu humor a ponto de isso interferir negativamente no seu relacionamento, o que seria um enorme contrassenso. Se for garantir a sua tranquilidade e não for uma prioridade para você, permita a contratação de um bolo de casamento mais simples, que fique de lado o plano de um tapete de flores para a sua caminhada e o show da banda da moda que tocou na festa de todos os seus amigos. Curta o frio no estômago dos dias passando até subir ao altar. Não deixe nada nem ninguém tirar este momento de vocês, estamos combinados?