Com vários modelos e diferentes acabamentos é possível encontrar uma tiara ou até uma coroa, que se adapte perfeitamente com seu vestido e estilo. É o acessório de cabelo mais procurado pelas noivas por ser a ocasião que permite seu uso. Se adapta a qualquer traje, transmite um ar romântico e ao mesmo tempo sofisticado. Existem vários formatos, a mais fina que tem um arco só, as com dois arcos ou com algum detalhe sobreposto.

Em casamentos diurnos prefira as tiaras sem brilho e esqueça as coroas. As com pérolas, cristais ou flores, se o casamento for ao ar livre, se adaptam melhor.

Em casamentos noturnos pode abusar do brilho e tamanhos mais largos ou até usar uma coroa. Mas pense sempre que a tiara deve acompanhar o vestido e o tipo de penteado para deixar todo o look harmônico. Se o vestido tem muito brilho ou pedras incrustadas prefira uma tiara sem pedras ou sem brilho, como as metalizadas, para não “pesar” o look. Se faz questão de usar véu não se preocupe, a tiara é perfeita para prendê-lo.

Separamos opções de penteados com tiara, para você se encantar e escolher a que mais combina com você.

Cabelos Compridos: a tiara fica bem em qualquer tipo de cabelo, liso, ondulado ou crespo. Procure optar por uma tiara mais larga ou tipo coroa para acompanhar o comprimento do cabelo. Uma tiara muito fina, talvez, desapareça em um cabelo muito cheio.

Semi preso: prenda os dois lados de uma forma simples, com grampos da cor do seu cabelo para que não apareçam e deixe o restante do cabelo solto. A tiara pode ficar no centro da cabeça e ajudar a puxar a franja. Se preferir usar a franja pode colocá-la de lado e dar uma leve desfiada.

Cabelo médio: o cabelo chanel, reto ou em camadas, pode ser muito valorizado com uma tiara. Você poderá prendê-lo de um lado só e fazer um topete na franja deixando alguns fios bagunçados ao estilo vintage. Se for usar véu o cabelo pode ser preso com um coque de “raiz”.

Coque: totalmente recolhido ou um coque muito trabalhado com alguns fios soltos. É uma opção bem sofisticada para casamentos mais formais. O véu poderá ser preso no coque e a tiara pode ser colocada por cima do véu ou mais próxima à testa.

Cabelo curto: muito versáteis os cabelos curtos acomodam muito bem a tiara. Tanto as mais finas quanto as largas, trazem muita personalidade e permitem um ar mais despojado. Se está na dúvida de optar pela tiara porque o cabelo está curtinho pode usá-la sem medo. O corte deverá estar em dia.