A situação não é rara, hoje em dia muitos pais estão separados quando chega o momento de seus filhos vestirem traje de noivo e o vestido de noiva. Mas isso não deve se tornar um problema, já que os noivos já têm muito com o que se preocupar, entre a escolha do bolo de casamento ideal e a escolha de tantos outros fornecedores. Se seus pais não possuem um bom relacionamento depois do divórcio, existem maneiras de lidar com a situação sem que isso afete a alegria do seu "sim". Se estão prestes a enviar os convites de casamento, veja nossas dicas para que o divórcio de seus pais não seja o assunto do casamento ou afete o brilho dessa celebração.

Converse com eles

Antes de tomar qualquer medida para evitar situações desagradáveis, o primeiro que devem fazer é ter uma boa e longa conversa com seus pais. Eles devem entender que nesse dia nenhum problema que não esteja relacionado com a festa deve interferir. Devem deixar qualquer diferença que têm um com o outro, e se centrarem no motivo principal da comemoração: a celebração do amor. Peça que eles coloquem de lado qualquer possível conflito nesse dia pelo bem dos noivos, e que relevem qualquer questão do passado. Afinal de contas, quando a música de entrada para casamento tocar, os dois se emocionarão igualmente.

Altar

Provavelmente os dois estarão ao lado dos noivos na cerimônia, como testemunhas da união. Se já teme por esse momento, por estarem muito perto, pode intercalar padrinhos entre eles para não correr o risco de possíveis situações. De qualquer forma, você já conversou com eles e os fez entender que nesse momento o importante são vocês, os noivos. Mas se conhece os seus pais e não quer correr o risco, deixe-os longe um do outro. Além disso, deve considerar se, caso seus pais estejam em outros relacionamentos, se os novos pares podem estar no altar. O melhor será escolher: ou os dois casais sobem ao altar, ou apenas os pais (e essa é a melhor opção caso apenas um deles já tenha uma nova pessoa).

Mesas

Se organizar as mesas já é uma tarefa difícil, organizá-la então com pais separados e que não possuem uma boa relação pode ser mais difícil ainda. Mas não quebre a cabeça por muitas horas, guarde energia para a escolha das lembrancinhas de casamento diferentes e economize sua paciência para as intermináveis provas dos modelos de vestido de noiva. Se acha que eles não devem ficar na mesma mesa, opte por colocá-los com familiares de cada parte da família. Caso continuem preocupados, que tal colocar amigos que tenham jogo de cintura e muito alto astral sentados na mesa com cada um? Vocês também podem colocar a mesa dos noivos intermediando cada uma delas, assim todos ficarão cômodos e evitarão conflitos!

Papéis importantes

Dos grandes fatores de conflitos entre seus pais no processo de organização do casamento, um dos principais é pelo fato de um deles se sentir excluído dos preparativos. É muito importante ter o cuidado de fazer com que os dois se sintam igualmente importantes. Se sua mãe te acompanhará na escolha do seu vestido e você na escolha do modelo vestido de festa dela, inclua seu pai nos outros preparativos, como a escolha dos modelos de sapatos, ajudar com orçamento de gráfica para convites de casamento, ou qualquer outro item que ele tenha interesse. Faça com que os dois se sintam úteis e eles não irão fazer comparações desnecessárias!

O casamento deve ser um dia de alegria e sem estresses desnecessários. Os seus pais devem entender que esse momento é dos noivos, de diversão e para compartilhar todo carinho. Dance com eles até as últimas músicas de casamento e faça com que os dois participem dos momentos inesquecíveis, seja no momento da entrada ou no momento do lançamento do buquê de flores. Eles estão separados, mas a relação de pais e filhos é para sempre.