Top Brasil Turismo

Se começaram os preparativos para o grande dia, sabem como cada pequena tradição carrega um antigo significado, como o vestido de noiva branco, que representa a pureza da noiva, a forma como devem estar endereçados os convites de casamento ou o motivo da noiva levar um buquê de flores., que remonta da Idade Média, quando, em um cortejo, ela ia recolhendo flores pelo caminho para evitar má sorte na vida de casada.

E todos esses símbolos e costumes não terminam depois do "sim, eu aceito" e da festa: a tão esperada viagem dos noivos também guarda seus significados. Conheça a origem da viagem de lua de mel e aproveite esse momento da melhor maneira.

Fernanda Marques Cerimonial

Diversas teorias

Quando os costumes são tão antigos, muitas vezes é difícil identificar apenas uma teoria para explicar o seu surgimento. Ainda que o modelo de vestido de noiva guarde um significado único, ou o motivo de oferecer os modelos de lembrancinha de casamento seja para que os convidados guardem uma recordação do grande dia, a lua de mel possui um mistério quanto à sua origem.

Alguns dizem que essa tradição, tal como a conhecemos hoje em dia, tem suas origens na burguesia britânica do século XIX, na qual a celebração era sair de viagem com os parentes que, por alguma razão, não haviam comparecido ao casamento.

Hora da Viagem

Uma doce viagem

Mas, ainda que existam muitas teorias, a maioria delas encontra um ponto em comum com para explicar o significado do nome dado, "lua de mel". Dizem que durante o século XVI, os antigos nórdicos incentivavam os recém-casados a passarem um mês, equivalente a uma lua, bebendo hidromel (bebida alcoólica derivada da fermentação do mel diluído em água). Já a origem do mel também tem um ponto comum nas várias teorias, o motivo é que é afrodisíaco, e atribuem a ele também o aumento da fertilidade do casal. Assim como o arroz é jogado na hora em que toca a música romântica para casamento anunciando a saída dos noivos, simbolizando prosperidade, a palavra lua de mel também traz na sua origem os votos de felicidade ao casal.

Hoje em dia

Já há alguns anos muitos desses costumes se perderam, mas a essência de comemorar a união com uma primeira viagem dos noivos se mantém. Depois de uma linda festa, de uma troca de votos com frases curtas de amor que os noivos fazem questão de se declararem, e momentos mais que emocionantes, chega a hora do casal aproveitar a companhia apenas de um e outro celebrando os primeiros dias como marido e mulher, e descansando de toda a trajetória da organização.

DreamsTur

Agora que entendem um pouco mais sobre a origem dessa esperada viagem, pode ser que essa aventura tenha até mais importância para os dois, e que façam questão de partirem para um destino escolhido com muito carinho, depois dançar até a última música para casamento e tirarem a gravata apertada do noivo e o sapato de noiva. Esse será o início de uma nova jornada, então vivam intensamente cada segundo dessa viagem.