Meninas Melatto
Meninas Melatto

Noivos e noivas, sejam francos: já pararam para pensar em importar a tradição do corsage para as suas madrinhas? Se a resposta for não, esta é a hora. Os pequenos arranjos ou adornos de flores, comumente usados no pulso e muito populares nos Estados Unidos, tornam os visuais com os vestidos de festa ainda mais românticos e delicados.

Mais do que isso, são uma homenagem que ajuda a diferenciar essas mulheres das demais convidadas chamadas à cerimônia do casamento. Um acessório cuja funcionalidade nobre tem conquistado os corações ao redor do mundo.  

Vanessa de Jesus Ateliê
Vanessa de Jesus Ateliê

Tradição importada

Como falamos, esta é uma tradição muito associada aos norte americanos por sempre demonstrá-la nos filmes e séries que têm enlaces e formaturas como pano de fundo. No entanto, a origem dela é europeia. Na Idade Média, quando os banhos não eram tão frequentes, as noivas utilizavam os enfeites de flores naturais como forma de disfarçar os maus odores corporais. E, de quebra, como amuleto para afastar os maus espíritos, o motivo oficial apresentado para a presença das plantas. 

Fato é que nos dias atuais a incorporação desta moda serve como um agradecimento do casal às madrinhas, padronizadas pelo uso do bracelete peculiar que as colocam em destaque nas fotos. 

Berbeka Papelaria Personalizada
Berbeka Papelaria Personalizada

Combine com a roupa

Quando o casal escolhe uma cor para os modelos de vestido de festa a serem usados pelas madrinhas, fica fácil imaginar um corsage em comum para todas. Mas se isso não ocorre, o ideal é escolher flores clássicas em tons claros, que abraçam um maior número de combinações possíveis. Há ainda a opção de cada uma apresentar, antecipadamente, seu traje à florista para que a profissional possa personalizar o item.

Giovana Girardi Conviteria
Giovana Girardi Conviteria

Local, época e hora influenciam

O cenário onde acontecerá a união deve pesar na escolha do corsage. Se celebrado em local fechado, as flores menores são as mais adequadas para que não briguem com a decoração de igreja para casamento. Enlaces a céu aberto podem ter espécies maiores.

Da mesma maneira, a época do ano e a hora do dia também são importantes para determinar quais serão usadas. Dependendo da época do ano, certas variedades de plantas são mais abundantes e baratas. Tampouco se deve perder de foco o estilo, tema e paleta de cores da festa.  

Meninas Melatto
Meninas Melatto

Divida a informação 

Cada madrinha precisa ser apresentada ao adorno que irá vestir para que não surja no grande dia com algum item que destoe dele. Imagine o quão incômodo será deixar constrangida e desconfortável uma grande amiga ou uma familiar próxima com um look final que deveria valorizá-la. Se a pessoa quiser ir com um dos penteados de tranças para casamento da moda repleto de flores, precisa saber quais tipos são afins ao que usará no braço.

Sonhos e Sucessos Cerimonial e Assessoria
Sonhos e Sucessos Cerimonial e Assessoria

Conforto é primordial

Os materiais dos quais serão feitos os corsages não devem irritar a pele e nem causar coceira. Por isso, as flores escolhidas não devem ser aquelas que possuam histórico de alergia a alguma das madrinhas. Tecidos e demais detalhes também devem ser estudados para que não gerem desconforto que só as façam querer tirar o acessório.

Materiais macios e pouco porosos, como algodão, seda e cetim, são os mais recomendados para envolver o braço. Flores artificiais também podem ser usadas, desde que bem acomodadas para que as partes duras, como em plástico ou silicone, não piniquem a pele. Flores metalizadas são um arraso também.   

Ateliê Fabiana Camargo
Ateliê Fabiana Camargo

Não gere concorrência

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que a noiva é quem deve ser o centro das atenções. Os corsages não podem, em hipótese alguma, ser mais chamativos do que o buquê, o arranjo mais importante do evento. A dica é lembrar que “menos é mais” nestes casos.

Bela Vista Festas
Bela Vista Festas

Tais acessórios que homenageiam e destacam as madrinhas na celebração são também excelentes lembrancinhas de casamento que certamente serão guardadas com carinho pelo tempo que durarem. Por isso, valem a pena algum tempo de pesquisa e dedicação do casal para a confecção delas. Além do que, a vida fica muito mais interessante e bonita quando se pode florir ela nos seus momentos mais especiais. O buquê de flores é uma grande prova disso!