Depois de guardar o vestido de noiva e o traje, vocês não terão outra vontade que não seja a de desconectar de todo o cansaço acumulado nos últimos meses. E, se entre os planos de viagens estiver a Grécia, para passarem um tempo em uma das ilhas, sugerimos que comecem a planejar a lua de mel dos sonhos em um de seus vários oásis: a Ilha de Hydra (ou Hidra). Considerada uma das mais belas, ela já foi o refúgio criativo de artistas como Leonard Cohen, escolhida por sua tranquilidade e pelo clima incrível e, ainda que receba muitos visitantes, segue com a sua atmosfera calma e pacata.

Mas não pensem que será um destino tedioso. Para a lua de mel vocês podem até separar um belo vestido longo de festa, leve e esvoaçante, e um blazer, porque certamente farão algum passeio noturno em grande estilo, como marido e mulher. Se estão com todo gás fazendo o planejamento do enlace, degustando bolos decorados de casamento e escolhendo os últimos detalhes do décor, leiam o artigo: essa é a hora certa para começar a pensar na primeira viagem oficialmente casados. E Hydra não irá decepcionar. 

Acesso sem mistério

Para chegarem ao local o caminho mais simples é saindo de Atenas, partindo do principal porto da cidade, Pireus (ou Piraeus), que fica a 12km do centro da capital grega. Os turistas podem chegar até ali tanto de táxi quanto de metrô ou trem. Para irem à Hydra o transporte é o ferry boat, e em duas horas vocês estarão neste paraíso pitoresco de água cristalina e casinhas brancas. 

Transporte peculiar

Uma das primeiras peculiaridades que irão notar assim colocarem os pés em Hydra são os meios de transporte. Todos os veículos motorizados estão proibidos de circular na ilha, os recém-casados que forem em lua de mel não irão ver nenhum carro pelas suas ruelas charmosas. E tanto os moradores quanto os visitantes têm as mesmas alternativas: podem fazer tudo a pé, de barco, ou fazerem seus passeios com a ajuda dos burrinhos. Isso mesmo, no próprio porto da ilha será possível encontrar os animais muitas vezes até adornados. Mas o melhor é realmente tirar a sapatilha de noiva da mala, colocar um chinelo ou tênis confortável, e irem andando, assim irão conhecer cada cantinho. 

Praias sem filtro

Não será preciso colocar nenhum filtro para editar as suas fotos de lua de mel. A paisagem natural já é perfeita e impecável sem nenhum retoque. Entre as preferidas estão a Praia de Vlichos, para onde é recomendável que levem sandálias para entrar no mar, por ter o chão de pedrinhas; e a Praia de Bisti, um local que combina águas transparentes e calmas, um ambiente sereno e uma pequena floresta de pinheiros ao fundo que deixa um agradável aroma no ar. Para chegar é preciso pegar um barco/lancha, e vocês podem até planejar um piquenique a dois, quem sabe até com algumas das músicas românticas do casamento tocando ao fundo, para relembrarem o dia C. 

Gastronomia grega: se entreguem

A gastronomia mediterrânea tem opções tão variadas e saborosas quanto a culinária brasileira mas, em geral, os pratos são mais leves e saudáveis. A melhor forma de conhecer os gostos locais é por meio da sua cozinha, então proveitem a lua de mel para mergulharem na cultura grega. Não deixem de experimentar os pratos mais típicos, como o Mousakás, uma torta salgada com camadas de beringela e batatas, carne e bechamel, a conhecida Tzatziki, molho de iogurte grego, pepino e alho, e o Yemistá, prato feito com tomates e pimentões assados com recheio de arroz e carne picada.

Vida cultural 

A capital da ilha tem o seu mesmo nome e ali, entre as típicas casinhas gregas pintadas de branco e com portas azuis, vocês irão encontrar cafés e bares espalhados pelas ruas, além de restaurantes que merecem ser visitados. A arquitetura também impressionará, com as mansões construídas inteiramente de pedras, e dentro de uma delas está o interessante Museu Kountouriotis. Não deixem de ir à igreja da Assunção da Virgem, um dos edifícios mais antigos do lugar e com vista para toda a cidade, e também aproveitem para conhecer as lojinhas, onde poderão comprar um souvenir para colocar ao lado da lembrancinha de casamento diferente que guardaram de recordação, quando chegarem à casa nova.

 

A beleza da Grécia e seus arquipélagos não é uma novidade, mas muitos não sabem que o país conta com uma quantidade impressionante de ilhas: são mais de 600, dos mais variados tamanhos. Com esse número é possível entender porque muitos casais ficam mais em dúvida para escolher o lugar da lua de mel que o sabor do bolo de casamento. Por isso, antes de terminarem os últimos ajustes da decoração de casamento, tentem já começar o planejamento da viagem, será a primeira como marido e mulher, e merece ser inesquecível, como Hydra.