As jujubas, o apelido carinhoso das balinhas de goma, fazem parte da infância da maioria das pessoas. Com formatos diferentes, algumas com uma leve camada de açúcar por cima, e aquela textura grudenta inesquecível, elas eram e ainda são um sucesso! Dificilmente um convidado não se lembrará de quando elas valiam ouro na hora do recreio e, justamente por isso, usá-las para criar uma lembrancinha de casamento será original e irá agradar a todos! 

A estética DIY é usada por muitos casais que não têm medo de colocar a mão na massa, e pode ser interessante por dois motivos: se vocês gostam de manualidades, é uma oportunidade para se divertirem juntos, criando algo para os seus amigos e familiares. E o segundo motivo irá se refletir no seu bolso: um modelo de lembracinha de casamento Faça Você Mesmo (DIY) pode sair bem mais econômico. Se estão convencidos, é hora de colocar de partir para a prática! Os ensinaremos a fazer mini buquês de jujuba, perfeitos para a ocasião!

Quais materiais você precisará?

Embora haja uma grande variedade balinhas disponíveis, é melhor que as jujubas escolhidas tenham um tamanho similar entre si, o que será de grande ajuda ao combiná-las. Mas sintam-se livres para investir nos sabores que mais gostam e nos formatos também! Estes são os materiais necessários.

  • Jujubas variadas de diferentes formas e cores, como nuvens, corações, estrelas ou frutas
  • Palitos de madeira com cerca de 20 cm de comprimento
  • Papel celofane colorido ou outro tipo de papel fino e maleável (de preferência transparente)
  • Várias fitas ou elásticos de diferentes tonalidades
  • Corações de pano de tamanhos diferentes
  • Fita dupla face
  • Alfinetes

Montá-los é coisa de criança!

Montar as lembrancinhas de jujuba, além de divertido, será delicioso. Afinal, vocês poderão "provar" algumas durante a produção! E não se preocupem, será bem fácil confeccionar os raminhos, que podem ser seguir as cores possíveis do buquê de flores do campo da noiva.

  • Peguem os diferentes palitinhos e, em cada um, coloquem diferentes jujubas. Ainda que sejam coloridas e variadas, tentem fazer sequências bem diferentes em cada um, isso deixará o resultado final mais bonito ainda.
  • É importante garantir que cerca de 5 a 7 cm do espeto estejam livres.
  • Depois de montar os palitos (o número dependerá do tamanho que desejam para a lembrancinha de buquê), será a hora de unir todos eles. Para fazer isso, podem usar uma fita que os prenda na parte inferior ou uma liguinha de borracha.
  • Para montá-los, segurem os palitos todos juntos e envolvam-os com papel celofane colorido.
  • Amarre os buquês com uma fita ou elástico na parte inferior. E para garantir que eles não desmontem, podem usar fita dupla face na extremidade superior de cada buquê 
  • Finalmente, será a hora de decorá-los, o que você conseguirá facilmente com os corações de tecido, que podem ser fixados com alfinetes

Além de usar esses buquês de jujubas como uma lembrancinha de casamento diferente, especialmente se tiverem crianças entre os convidados, podem utilizá-los durante a recepção como parte do décor. Podem colocá-los em vasos de vidro transparente ou frascos metalizados, deixando que o colorido das balas traga charme e personalidade às mesas. Vocês podem investir nesse tipo de presente para todos os convidados, ou produzir apenas alguns exemplares especiais, para serem enviados junto com o convite de casamento dos padrinhos e madrinhas! E uma coisa é certa: todos irão adorar!