As pessoas queridas da sua vida, aquelas que receberam um convite de casamento, e que você faz questão de que estejam presentes no dia do seu "sim", irão fazer de tudo para demonstrar o carinho que têm por você e o seu amor. Vão caprichar no visual, investindo em trajes elegantes e cheios de estilo, ou apostando em vestidos de festas à altura do evento, irão comprar o melhor presente que puderem, e muitos vão até fazer singelas homenagens no seu dia C.

A ocasião transborda amor, e vale a pena também investir em lembrancinhas de casamento que façam os convidados entenderem o quanto são especiais e, se vocês pensam em personalizar toda a cerimônia, por que não investir em lembrancinhas feitas por vocês mesmos? Os sabonetes de glicerina, além de fáceis, são úteis e agradam a todos. Vamos aos passos!

Materiais necessários

  • Glicerina para sabonetes (líquido ou até sabonete de glicerina pura)
  • Álcool
  • Essência no aroma da sua preferência
  • Flores secas
  • Forminhas (pode até ser de gelo)

1. Borrife álcool no molde

Para evitar que apareçam bolhas durante o processo, despejem álcool nos moldes. Idealmente, use um difusor do tipo spray, pois trata-se de umedecê-los, não de molhá-los. A chave do sucesso é fazer esse procedimento duas vezes: antes de derramar a glicerina líquida e logo depois, em cima dela.

2. Coloque as folhas secas no molde

Quando umedecer o molde pela primeira vez com álcool, coloque algumas pétalas de flores secas em cada uma delas, e melhor ainda se forem pétalas das flores do casamento usadas nos arranjos. Mas não as cubra completamente. Dessa forma, quando a glicerina é derramada, as pétalas "decoram" o interior dos sabonetes.

3. Pique o sabonete 

Se utilizarem a glicerina dura em sabonetes, corte-a em pequenos pedaços e jogue-os em uma panela para que se derretam.

4. Aqueça a glicerina

Vocês podem fazer isso de várias maneiras, embora a mais comum seja colocar os pedaços recém-cortados de glicerina em uma panela. No entanto, também há a opção de banho-maria ou microondas. No fogão, derreta a glicerina em fogo baixo, mexendo sem parar. O lembrem-se de que o produto não pode ferver. Quando está derretida, é o momento de colocar a essência, as flores secas, colorantes.

5. Adicione o restante dos ingredientes

Enquanto a glicerina se aquece, adicione a essência do aroma que escolheram e, se desejarem, mais algumas pétalas secas. Nesta etapa vocês devem tomar um cuidado especial para evitar que as flores grudem na panela. Fiquem de olho!

6. Uma vez líquido...

Quando virem que a glicerina está completamente derretida, transformada em líquido, ela estará pronta para fazer seus sabonetes! 

7. Coloque no molde

Coloquem a glicerina líquida nos moldes com cuidado, tomando cuidado para não cobri-los completamente. E não se esqueça de borrifar álcool em cima para não formar bolhas (lembra da instrução inicial?).

8. Deixe esfriar

Vocês podem deixar a mistura esfriar em um local fresco ou no freezer. Com a primeira opção, os sabonetes demoram aproximadamente dois dias para solidificar, já no congelador, os sabonetinhos ficam prontos em menos de uma hora.

9. Enfeite-os de acordo com o seu décor

Depois de preparar seus sabonetes artesanais com tanto carinho, o próximo passo é puramente estético, já que vocês com certeza irão querer presentear os convidados da forma mais surpreendente que conseguirem. É hora de "vestir" os sabonetes para a ocasião, sempre de acordo com a identidade visual do dia. Podem embrulhá-los com um um papel bonito,um tecido ou até colocá-los em caixinhas personalizadas.

A beleza do DIY é que tudo o que produzir terá a sua essência. Como casal, vocês podem inclusive pensar em possibilidades de cores juntos, ou misturar espécies de flores secas que cada um goste mais. Para concluir a lembrancinha, inclua uma frase curta de amor, como uma forma de agradecimento, ou podem até colocar o logotipo do dia C. O importante é que vocês se divirtam no processo, e que os sabonetes dialoguem com toda a identidade do enlace, podem até combinar com as tonalidades do buquê de flores e do décor. Seus convidados irão se apaixonar!