Bruno Margiottta - Rafael Buys

Uma tendência que tem ganhado mais protagonismo nos últimos anos no mundo matrimonial são as lembrancinhas de casamento ecológicas, e não apenas para complementar a estética rústica que alguns enlaces ao ar livre têm. Esse tipo de presentinho para os convidados são ideais para todos os tipos de festa, e podem inclusive combinar com o convite de casamento escolhido pelo casal.

Uma das grandes vantagens de escolher esse tipo de detalhe é que se trata de lembrancinhas de casamento baratas, e que podem ser muito úteis para os convidados que as receberem. Ou seja, ótima opção para o bolso do casal e o meio ambiente agradece.

Ecobags

Noiva de Papel - Papelaria Personalizada

Se existe um presente que em algum momento será útil esse presente é uma ecobag. Em um momento ou em outro, todos precisam de algo para colocar os seus objetos pessoais ou as compras, elas são a solução perfeita e não prejudicam o meio ambiente como as sacolas de plástico.

As ecobags podem ser feitas de diferentes materiais, tais como lona, nylon, TNT ecológico e até tecido PET, feitas à base de poliéster. Para os modelos de lembrancinhas de casamento as de lona são recomendáveis, e elas podem ser totalmente personalizadas de acordo com a decoração do casamento simples e elegante, com o monograma do casal, frases curtas de amor ou palavras. Um sucesso garantido.

Mudas de plantas

Cris Soares Assessoria em eventos

Uma lembrança bastante simbólica e também ecológica são as mudas de plantas. Além de decorarem qualquer ambiente, elas ainda representam a fertilidade de amor do casal que as presenteia, ou seja: uma ideia literalmente verde e romântica para um casamento.

Sementes

OEX Eventos

Depois de falar sobre as mudinhas, pode parecer redundante sugerir sementes como uma lembrancinha de casamento diferente, mas são ideias distintas. É recomendável que as mudas sejam pequenas e delicadas para caber em qualquer lugar que os convidados decidam, e isso pode limitar os tipos de planta. Por outro lado, quando de presenteia com sementes, isso não é um problema. Os casais podem dar sementes inclusive de árvores, o importante é espalhar o verde por todos os cantos, assim como a lembrança do amor dos dois.

E para os mais criativos, existe um papel reciclado confeccionado com a adição de sementes em sua produção, assim você pode recortar o papel no formato que quiser e entregar uma lembrancinha dupla, que depois vira semente!

Bruno Araújo Fotografia

E se você não abre mão de outros tipos de lembrancinhas, como kits para o banheiro ou algo comestível, também é possível dar um toque ecológico por meio da embalagem, que pode ser até de papel reciclado de vários modelos. Tudo em um casamento deve estar em harmonia, isso é o mais importante, então enquanto pensa no vestido de noiva, por exemplo, é possível já ter ideias para outros detalhes, como o buquê de flores e as cores do décor, e todos esses elementos podem abraçar a estética ecológica!