Jane Monteiro Fotografia
Jane Monteiro Fotografia

Um detalhe que faz a diferença e rende lindas fotos é o porta-alianças que será levado ao altar. Além do valor simbólico, é importante que seja um modelo com charme e que combine com o casal e com o estilo do casamento. A dica é aproveitar o momento de decisão sobre o décor da cerimônia e recepção para definir o objeto que guardará as alianças, seguindo as cores, flores, desenhos, formatos e, principalmente, se há um significado especial para ser escolhido pelo par.

Uma outra sugestão é optar por um porta-aliança que também sirva como adereço na casa nova. Vejam algumas opções diferentes, lembrando que todas abrem um leque de possibilidades dependendo do gosto de vocês.

  • 1. Escultura de casal

Para os amantes de peças de artesanato, uma ideia é esta escultura de madeira talhada que representa um casal formando um coração no centro. As alianças podem ser colocadas dentro da peça e ser levada até o altar. Este porta-aliança, além do valor agregado, servirá de enfeite para a casa nova. Uma sugestão é colocá-la no criado-mudo para ser um suporte das joias, quando vocês precisarem tirar a aliança para fazer algum serviço doméstico, tomar banho, passar creme e álcool em gel nas mãos, por exemplo. É sempre bom pensar nas utilidades futuras das coisas. 

Daniel Martins Fotografia
Daniel Martins Fotografia

  • 2. Amigurumi

A técnica japonesa é a junção da palavra “ami” que significa malha ou tricô com “nuigurumi” que quer dizer bichos de pelúcia. O trabalho consiste em produzir bichinhos e bonecos de tricô e crochê coloridos e muito fofos para a decoração. Quem gosta da ideia e acha que tem tudo a ver com o enlace, pode ter um amigurumi como porta-aliança diferente e encantador. Na imagem, a boneca é uma noivinha segurando um coração com as alianças amarradas com uma fita vermelha. Mas pode ser um casal de noivinhos, uma homenagem para o pet do par ou o que a imaginação permitir.  

Take 7 Films
Take 7 Films

  • 3. Pomo de ouro do Harry Potter

Casamentos temáticos são sempre divertidos e escolhidos por casais que são geeks, ou seja, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, livros, filmes e séries. Um exemplo disso são os enlaces que têm como tema principal a paixão do par pela franquia do Harry Potter. Os sete livros e os oito filmes encantaram uma geração e ainda fascinam muitas pessoas que gostam de histórias de fantasia.

A obra da autora J.K. Rowling traz muitos símbolos e elementos mágicos e criativos que podem decorar a recepção e fazer parte do grande dia. Um deles é o "pomo de ouro", a pequena bola com asas que é objetivo do jogo de quadribol da escola no castelo de Hogwarts, o que torna ainda mais especial se as alianças vierem neste porta-aliança mágico.   

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

  • 4. Caixinha Tiffany

Um clássico atemporal. A tradicional caixinha feita para guardar alianças por causa da espuma própria no interior continua sendo perfeita para ser o porta-aliança que vai até o altar. Aqui o destaque vai para a cor azul turquesa da marca de joias Tiffany, muito querida e almejada por várias mulheres. A cor se destaca e revela o par de anéis que simbolizam a união sem fim. 

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

  • 5. Canoa com conchas

Para casamentos praianos que querem seguir o tema com elementos naturais, a pequena canoa de madeira com conchas e búzios transmite boa sorte e leva as alianças para serem trocadas e admiradas. O porta-aliança com charme e vibrações positivas que só a natureza pode oferecer. É perfeito para os enlaces diurnos à beira-mar e pé na areia.

Vitor Braga Fotografia
Vitor Braga Fotografia

  • 6. Guirlanda em forma de coração

O porta-aliança neste exemplo seguiu a decoração de um casamento que homenageia a origem alemã do noivo. A pequena guirlanda em formato de coração feita de folhagens e flores recebeu o par de alianças amarrado com fitas e levada por uma senhora para que o celebrante possa desamarrar e seguir com a cerimônia. É um jeito criativo e muito romântico de marcar esta hora especial em que o casal coloca a joia no dedo para simbolizar o amor único e infinito.

Guilherme Leite Fotografia
Guilherme Leite Fotografia

Além do modelo e do significado do porta-alianças para vocês, pensem em quem irá levá-lo na hora da cerimônia e no trajeto que a pessoa vai percorrer. Se forem crianças, façam um ensaio para ver se as joias não vão se soltar e cair, preocupação que não terão se for um adulto. Um treinamento também será necessário se quem for levar o símbolo da união é o pet, o que é uma tendência nos casamentos mais recentes e que o cuidado será guardar ou prender bem as alianças. De todo jeito, o momento e as escolhas serão especiais.