As noivas têm uma lista de afazeres sem fim, e entre escolher o vestido, os sapatos e os acessórios, passam por fases bem estressantes. Mas as convidadas não ficam atrás no quesito “correria em busca do vestido perfeito", e além de terem de escolher o modelo mais adequado para a ocasião, também têm de pensar nas melhores cores para serem harmonizadas, e nos tons que se adequam ao seu estilo.

Antes de mais nada, verifique o horário do casamento e o estilo de festa que os noivos escolheram. Caso seja durante o dia – especialmente as celebrações ao ar livre – tenha em mente que as tonalidades claras são mais recomendáveis, e caso você opte por cores mais fortes, é aconselhável que a roupa tenha tecidos leves, tudo para não carregar o visual, já que a luz do dia pede trajes mais singelos. Os tons escuros não estão proibidos, tudo é questão de harmonia, mas eles são mais adequados para os casamentos que ocorrem à noite. E em ambos os casos, nunca se esqueça: o destaque é da noiva! Evite o branco e o marfim, e tente não exagerar para que o destaque seja todo dela.

Uma vez que o estilo do matrimônio já foi entendido, te damos algumas dicas preciosas sobre as cores para te ajudarem com as combinações e acessórios.

Número de cores

Quando falamos em vestidos ou roupa de festa, em geral, falamos de roupas que, por si só, já se destacam, por serem mais luxuosas ou diferentes. Sendo assim, não é necessário colocar muitas cores em seu visual, ainda que tenham harmonia entre elas. Por exemplo, um vestido azul pode ser combinado a acessórios prateados, dourados ou, para as convidadas mais ousadas, é possível acrescentar peças de tonalidades mais quentes, como o laranja ou o mostarda. Existem muitas possibilidades de combinação, mas é melhor escolher uma e trabalhar todos os acessórios em torno dela. Limite-se a combinar um máximo de três cores por conjunto, e assim será mais difícil errar.

O pastel pede equilíbrio

Tanto para os casamentos de dia quanto para os de noite, os tons pastéis devem ser utilizados sem exagero. O que queremos dizer é que, mesmo se tratando de uma cor discreta, compor um look inteiramente com tons pastéis, ou até mesmo apenas uma cor dos pés à cabeça, pode não ser a melhor opção. Tente combinar um tom pastel a uma cor mais escura, e os acessórios são ótimos para esse equilíbrio. Um vestido nude, por exemplo, pode ser usado com um sapato de salto preto ou vermelho, ou com uma clutch de cor mais escura para quebrar a paleta inteiramente neutra.

Cores da mesma paleta

Combinar cores complementares pode ser uma estratégia interessante para o cotidiano, e sem dúvida torna as roupas mais interessantes, mas essa regra muda quanto o tema é a roupa para um casamento. Neste caso, é melhor trabalhar com cores próximas à paleta do vestido. Por exemplo, cores quentes combinadas a cores próximas, e cores frias fortes dividindo espaço com cores frias mais neutras. Veja uma pequena lista de opções:

  • Cores que combinam com Vermelho:

Azul marinho, marrom, preto, bege, cinza, café e dourado.

  • Cores que combinam com o Amarelo:

Marrom, vermelho, cinza, preto, azul marinho. 

  • Cores que combinam com Cinza:

Terra, preto, chumbo, rosa, azul, amarelo, vermelho.

  • Cores que combinam com Mostarda:

Marrom, preto, bege, laranja e branco.

  • Cores que combinam com azul marinho:

Cinza, chumbo, preto, branco, vermelho, vinho, marrom, nude, azul cobalto e dourado.

  • Cores que combinam com Rosa:

Cinza, chumbo, preto, azul marinho e branco.

  • Cores que combinam com Preto:

Cinza, azul marinho, vinho, branco, rosa, amarelo, chumbo, vermelho, marrom, mostarda e nude.

  • Cores que combinam com nude:

Preto, azul marinho, verde cana, marrom, vinho, azul e dourado.

  • Cores que combinam com o prateado:

Vermelho, vinho, azul cobalto e azul marinho.

  • Cores que combinam com estampas:

As estampas, sejam florais, rendadas ou com outros temas, devem ser combinadas a acessórios mais neutros, pretos, dourados ou prateados.