Way Of Love Fotografia
Way Of Love Fotografia

O orçamento da festa é um dos quesitos mais importantes a serem pensados pelo casal, antes de tomar qualquer decisão. Ele vai limitar os itens de decoração para casamento que podem se permitir, qual tipo de papel para convite de casamento será o mais adequado ao bolso e até se devem optar por comprar um vestido de noiva e traje de noivo ou se seria melhor recorrer ao aluguel. 

O seu orçamento deve ser respeitado para que possam iniciar a vida como casados com o pé direito e sem dívidas inesperadas. E para conseguir isso, é importante reservar um valor extra para os imprevistos e gastos não programados que não aparecem em um primeiro momento. Já pararam para pensar nestes custos?

Tali Fotografias
Tali Fotografias

Telefone

Ainda que hoje muitas decisões possam ser resolvidas pela internet, quando organizam uma festa de casamento com toda a certeza terão que contar com o auxílio de muitos telefonemas, afinal, uma conversa pode ser mais eficaz que 10 e-mails!. Serão ligações para diversos fornecedores para marcar reuniões ou tirar dúvidas que surgem de última hora, desde os elementos decisivos da decoração para a festa de casamento, até outros mínimos detalhes, como a embalagem para os modelos de lembrancinha de casamento. Não possui um plano com minutos ilimitados? Estejam preparados para um aumento na conta neste período.

Correio

Muitos noivos ainda optam pelo tradicional meio de envio dos seus modelos de convite de casamento: o correio. E ainda que seja um baixo valor, façam as contas pelo número de convites que irão enviar e saibam quanto devem destinar a este custo, que pode passar despercebido. Às vezes o que parece não ter um impacto acaba comprometendo outros itens que já estavam programados.

Bruzzi Fotos
Bruzzi Fotos

Ajustes

Nem sempre aquele modelo de vestido de noiva ou traje de noivo que parecia ter o caimento perfeito estará pronto para o dia na primeira prova. Para que as vestimentas estejam perfeitamente ajustadas às linhas do corpo, muito provavelmente serão necessários ajustes com uma costureira(o) de confiança. Seja um ajuste de medidas ou alguma modificação do modelo, pensem em um orçamento sempre maior do que o valor do vestido e do paletó, para que se possam se dar o luxo de fazer ajustes que são imprescindíveis.

Horas extras 

Provavelmente, quando estiverem na pista dançando as músicas para festa de casamento não se preocuparão com o tempo que resta para terminar a festa. Mas é importante lembrar que, cada minuto ultrapassado, cada hora a mais, impactará diretamente ao seu orçamento. Saiba com antecedência qual o valor da hora extra de todos os fornecedores, desde o aluguel do espaço ao DJ, e saibam qual o limite possuem para terminar o dia. 

George Guedes Fotografia
George Guedes Fotografia

Fornecedores exclusivos

Também é bom ter em mente que algumas igrejas sço trabalham com forncedores exclusivos, então conversem antes com os responsáveis para evitar multas ou um clima desagradável, e isso vale também o espaço de casamento, que às vezes já tem um buffet fecjado. Atenção antes de fechar o contrato!

Danos

Não há como prevenir o que pode acontecer, por isso deve considerar que poderão haver gastos com eventuais danos. Saibam antes quais os valores para cada item que possa sofrer qualquer dano no decorrer da festa. Vocês podem se surpreender com o valor de algum e, quem sabe, destinar um cuidado extra ou mesmo substituir por algo que não seja tão dispendioso. Seja como for, nunca contem com a sorte e tenham sempre um valor reservado para situações como essas.  

O Butiá
O Butiá

O valor para organizar essa festa pode tirar o sono de muitos noivos, nem sempre é fácil conseguir encaixar o bolo de casamento que sempre sonharam ou a banda que querem que toque as músicas de casamento no bolso. Mas organizando-se com antecedência tudo é possível, de um jeito ou de outro, incluir tudo aquilo que querem neste dia, inclusive gastos extras que não entram na sua planilha inicial.