Claudio Cruvinel Fotografia

É cada vez mais comum os pequenos acompanharem os pais numa viagem romântica, aventureira, cultural ou até mesmo de lua de mel. Seja por não terem com quem deixá-los ou pelo desejo de curtir um destino incrível junto com os filhotes. Já é também comum encontrarmos pacotes que propiciam uma viagem em família. Inclusive após toda a maratona para organizar a decoração do casamento, quando o casal precisa de uns dias a sós, levar os pequenos na lua de mel tem se tornado habitual.

Independentemente do motivo, sempre será uma viagem familiar que ficará marcada para o resto da vida como uma lembrança inesquecível da infância. Principalmente quando as crianças também se envolvem no planejamento da cerimônia com dedicação, e merecem ser recompensadas. Portanto, antes mesmo de começar a entregar os convites de casamento, definam o roteiro e fiquem a par de todas as precauções necessárias, lembrando que muitos lugares necessitam de visto de entrada no país e o prazo poderá ficar apertado. Mesmo que tenham diversas tarefas entre achar o vestido de noiva sereia e os looks para toda a família, não descuidem dos requisitos exigidos.  

Tiago Guedes Fotografia

Planejar evita correr riscos

Quando decidem levar as crianças na aventura, o grande aliado dos pais é a organização. Portanto, assim que for definido o destino façam uma planilha com primeiras providências. Aqui damos algumas precauções fundamentais:

  • Caso a criança não tenha passaporte devem tirá-lo o mais rápido possível, já que em determinados meses a procura é maior, ocasionando atrasos
  • Façam uma cópia da primeira página do passaporte (em caso de perda)
  • Levem algum documento de identificação de todos
  • Vários países exigem tipos diferentes de vacinas, portanto informem-se na Anvisa como funciona a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

Bagagem exagerada

Por mais que queira levar alguns vestidos de festa curtos e também os longos para surpreender o maridão, lembre-se de que a bagagem pesada acaba virando um transtorno com crianças pequenas ou de colo. Procurem conter o entusiasmo e levar apenas o necessário, lembrando de colocar roupas de frio e calor, já que mudanças climáticas ocorrem fora de época. Lembrem-se de que bolsa de fraldas vai contar como mala de mão no voo, portanto carreguem vários itens que possa precisar, como chupetas, lenços umedecidos, muda de roupa. Comidinhas especiais (sempre verificando se é permitido transportá-la).

Roteiro adequado

Escolham o roteiro pensando na felicidade das crianças, porém também visando a tranquilidade do casal. Praias excessivamente lotadas podem virar um pesadelo para os pais, cidades que são propícias a compras se tornam uma grande tentação para os pequenos, mas o sonho pode se converter em um pesadelo de gastos! Cuidado para não passarem do orçamento total estipulado, especialmente se for uma lua de mel em família. Nesse caso, vocês já  investiram muito para terem decoração da festa de casamento à altura dos sonhos, então certifiquem-se que haverá opções de passeios econômicos e lazer em conjunto.

Pousada e Eventos Encantos do Sul

Farmacinha adequada

Dependendo da idade da criança vários remédios podem ser úteis a qualquer hora. Para febre, dor muscular, ouvido,curativos e alguns outros que possa achar adequados. Se a criança toma algum remédio de uso contínuo, é indicado levar a receita do médico para comprovar a necessidade, ou em caso de perda, quando vocês terão que providenciar a medicação em outra cidade ou outro país. Se a criança usa óculos o dia todo leve um de reserva, dependendo do lugar pode sair bem caro, principalmente quando não têm a receita.

E se o baixinho se perder?

Infelizmente é comum que crianças se percam locais com grande fluxo de pessoas, então uma boa alternativa é etiquetar o braço da criança com nome e telefone. Existem rastreadores GPS que são colocados no pulso ou na mochila são rastreados por um aplicativo. São vários modelos disponíveis e preços que podem variar de R$20,00 a R$250,00 ou até mais. Mas vale o investimento, considerarem que se trata da segurança dos seus filhos, e o preço nem chegar ao valor do bolo decorado do casamento, por exemplo!

Diversão em todos os momentos

Se a viagem for muito longa tenham à mão jogos para distrair as crianças durante todo o trajeto e a estadia. Para aquelas que são apegadas a bichinhos de pelúcia ou um brinquedo específico providenciem que estejam sempre à mão. Será sua salvação em diversos momentos! Se forem de carro, planejem bem as paradas em alguns pontos específicos da viagem.

Murillo Medina Fotografia

Todas as precauções nesse momento serão super importantes para poderem também relaxar, namorar e até ganhar um buquê de flores num jantar romântico sem preocupações. Assim como os pequenos treinaram muito para fazer bonito na música da entrada do casamento, envolvam as crianças com o roteiro da viagem, mostrem possíveis passeios para que se animem, mas principalmente instruam sobre tudo a que estarão expostos, assim eles também irão estar atentos para evitar possíveis contratempos.