A primeira impressão que retrata como será a cerimônia se dá pelo tipo de conite de casamento que adotarem, esse será o start para o grande evento, e o primeiro item do grande dia que os amigos e familiares irão ver. Daí a importância de escolhê-lo com critério, porque representar a personalidade do casal e também indicar a identidade visual do dia é fundamental. Coloridos, com relevos, em 3D... São tantas as alternativas de efeitos, papéis com cores incríveis e possibilidades de desenhos, que a escolha pode levar tempo. Mas, dentro de todas as possibilidades, existe uma estampa que não perde a majestade: a estampa floral, que sempre adiciona uma pitada de doçura e romantismo (mas longe de ser piegas!).

Além dos convites, toda a parte de papelaria poderá seguir o conceito e promover mais autenticidade ao enlace, afinal as flores fazem parte da história das cerimônias de casamento desde a antiguidade. Seja no bolo, no boutonniere ou no buquê da noiva, elas sempre estiveram presentes, e podem estar impressas no seu convite de várias formas. Vamos a elas, e não deixem de ver a galeria que preparamos.

Com relevo

O relevo dá um toque de autenticidade a um estilo muito tradicional. Quando a cerimônia tem um caráter mais conservador, as flores podem estar em relevo no papel e serem destacadas com uma nuance perolada bem delicada. Porém, para uma proposta descontraída, seja ela com inclinações rústicas ou mais contemporâneas (de estilo urbano), flores coloridas em  relevo deixam o convite alegre e despojado e, nesse último caso, o casal terá liberdade inclusive para brincar com o tamanho do convite e seus materiais.

Rústicos e românticos

O papel cartão, com seu tom pardo, tem sido a preferência de casais que optam por uma cerimônia e uma festa de estilo rústico, e nada mais pertinente que acrescentar uma estampa floral para acompanhar o design. Para que o estilo esteja bem representado, é possível harmonizar ilustrações florais com outros elementos, como barbantes, juta ou tecidos que reforcem o ar campestre do enlace.

Recortes incríveis

É possível fazer recortes com laser e destacar o tema floral para deixar o barrado do convite semelhante a uma renda. Aliás, para reafirmar a identidade visual de todo o enlace, alguns casais até utilizam o desenho do tecido do vestido de noiva (normalmente a parte em renda) para que esteja presente em um detalhe do convite, um pormenor encantador para dar mais personalidade ao item. Dependendo da gramatura do papel do convite de casamento o recorte no centro do convite também pode ser uma alternativa charmosa.

Em aquarela

Outra forma de valorizar as flores será através da impressão de uma pintura com aquarela, combinam com um estilo shabby chic, em que os tons pastéis dominam a paleta de cores. Ideal para cerimônias de dia que necessite detalhes delicados. Os desenhos poderão ser encomendados para ressaltar as mesmas flores dos arranjos de casamento usadas no décor, que além de ser as preferidas do casal são alternativas elegantes e suaves para o convite ter mais personalidade.

Convites 3D ou acrílicos

Originais e cada vez mais apreciados, os convites em 3D, especialmente os que são impressos em uma plataforma em acrílico, são os favoritos dos casais mais despojados que não abrem mão de tendências originais e surpreendentes. Os desenhos em 3D são customizados com perfeição, e aqueles que utilizam materiais diferentes deixam o convite impactante. Essa tendência pode seguir em toda a papelaria que vão utilizar, combinando com elementos como as plaquinhas com o número das mesas, os cardápios, cartõezinhos de agradecimento e até lembrancinhas.

O convite será o primeiro contato dos convidados com a ideia do seu casamento, então é fundamental que esse item da lista de afazeres ganhe toda a atenção. Conversem com a empresa responsável pelos convites, certamente poderão fechar um pacote com a gráfica e deixar toda a cerimônia ainda mais singular. E uma vez que tiverem o design decidido... Que tal dedicarem algumas horas para pensar em incluírem uma frase romântica, versículo da Bíblia ou um verso de canção que reflita a importância desse dia?