Brandani Photo & Film
Brandani Photo & Film

Depois do pedido é normal que os noivos fiquem ansiosos, e que em seguida já começam as buscas por inspirações para os looks nupciais, para a decoração do casamento e tantos outros detalhes que precisam ser pensados para o evento. Mas antes mesmo de pensarem no vestido de noiva e/ou traje de noivo que querem usar, devem definir qual o tipo de casamento querem ter, e isso implica saber o tamanho da sua celebração.

Essa será a primeira grande decisão e guiará todos os outros elementos, já que influenciará desde o local onde acontecerá a recepção até a quantidade de comida do buffet, passando por pormenores, como o número de lembrancinhas de casamentos que devem ser encomendadas. Os casamentos íntimos vêm conquistando muitos noivos nas últimas temporadas, e não é por menos, são charmosos e cheios de significados. Estão pensando em uma festa nesse estilo para celebrar sua união? Vejam alguns passos para não se equivocarem.

Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

1. Reduzam a lista de convidados

Só quando começarem a colocar no papel quem são as pessoas que querem convidar é que irão perceber o quanto é difícil incluir apenas os mais íntimos e deixar algumas pessoas de fora e, em um casamento pequeno, essa tarefa é ainda mais trabalhosa. Mas se vocês optaram por esse estilo de festa, esqueçam formalidades e sejam objetivos: amigos dos pais, amigos dos amigos e colegas de trabalho não entram.

Os seus modelos de convite de casamento devem ser chegar apenas para as pessoas que realmente fazem parte da vida de vocês, que acompanharam a trajetória do casal e que possuem um real significado para testemunhar essa união.

Marry-me
Marry-me

2. Limitem o orçamento

Um dos grandes erros dos noivos que optam pelo mini wedding é não darem tanta importância ao orçamento. Por ser uma festa menor, muitos pensam que o dinheiro não será o grande problema, já que reduzirá muito os custos. Sim, é verdade que pode ser uma opção mais econômica, mas apenas se vocês controlarem os gastos da mesma forma como fariam com uma grande festa, e para isso é preciso ter algumas coisas em mente:

  • A primeira coisa a se fazer é utilizar a ferramenta de Casamentos.com.br para fazer o seu orçamento
  • Vocês terão uma quantidade menor de itens para encomendar, mas o valor de cada coisa deve ser pesquisada para chegar a fornecedores que encaixem no seu orçamento
  • Equilibrem elementos caros com detalhes baratos e bem personalizados
  • Tenham sempre em mãos (no caso, no celular) a tabela com todos os custos, para saber qual como andam os gastos e não terem um susto com o valor final da festa
  • Se não tenham medo de cortar gastos que, em um debate entre o casal, um de vocês ache desnecessário

Amor&Nós
Amor&Nós

3. Pensem em locais apropriados

Um casamento íntimo pede também um local com atmofesra intimista e aconchegante para a celebração do dia, e isso não significa apenas espaços fechados. A cerimônia pode acontecer no campo, na praia ou em um salão, o importante é a forma como o lugar é arrumado. O que devem ter em mente é que todo o décor e o mobiliário deve ser pensado para poucoas pessoas, já que um local muito grande e com poucas pessoas dará a impressão de vazio, e de impessoalidade.

Morgana Zanela
Morgana Zanela

Escolham o lugar de acordo com o número de convidados e façam desse ambiente o mais aconchegante possível, seja com uma decoração de casamento rústica muito elaborada e cheia de detalhes, ou mesmo com uma decoração minimalista. Aproveitem que o ambiente da celebração será reduzido – ainda que seja em uma praia, ao ar livre, o lugar reservado para vocês e os convidados será pequeno e proporcial, com poucas cadeiras. Sendo assim, aproveitem esse aconchego para investir em peças decorativas bem personalizadas, com a cara e a essência de vocês. 

Mini wedding em casa

Para que a prooposta intimista seja levada ao "pé da letra" vocês podem até pensar na possibilidade de realizar um casamento em casa. Nesse caso é preciso ter em mente se o seu "lar doce lar" realmente comportará o número de pessoas que desejam convidar, e se os ambientes disponíveis serão suficientes. Esse tipo de proposta é válida para casamentos com, no máximo, 35 convidados, dependendo do tamanho da casa ou apartamento. 

Duetto Foto & Design
Duetto Foto & Design

4. As tradições e protocolos são os mesmos

O fato de ser um mini wedding não tem relação com mudanças no protocolo normal de um enlace. Todas as etapas, inclusive as burocráticas, no cartório, devem ser levadas em consideração. E isso também vale para a cerimônia, que pode ser religiosa ou apenas civil. Todas as etapas de um enlace podem estar presentes, o tipo de ritual e celebrante que escolherem, a troca de votos, os brindes, o corte do bolo e até o lançamento do buquê.

Por ser uma festa para poucas pessoas, podem pedir para que os amigos participem de forma ativa, que preparem (se concordarem) discursos com frases curtas de amor em homenagem aos recém-casados, o que tornará tudo ainda mais personalizado.

Di Tulle
Di Tulle

Não importa a forma como decidiram comemorar esse dia, o que importa e que ele seja do jeito que sempre sonharam e que atenda aos seus desejos como casal. Ao enviarem os convites de casamento se darão conta de que o dia está cada vez mais próximo, e quando menos esperam já será o momento de dançar com os seus poucos e queridos convidados as músicas de casamento que marcarão esse dia, intimista, impecável e inesquecível.