Leonardo Luz Fotografia e Filmes

As fotografias de casamento são a recordação material mais apreciada deste momento tão especial. Transmitem-se de geração em geração e contam a história do dia mais importante da vossa vida.

Sendo assim, escolher o fotógrafo é uma das decisões mais importantes que enfrentam durante a organização do vosso casamento e não a devem tomar levianamente. Seguir estes passos pode ajudar na escolha.

1.  Decidam que estilo de fotografias preferem

Estão à procura de uma abordagem tradicional como as habituais fotografias em que posam? Ou preferem uma abordagem mais natural e espontânea que conte a história de vocês durante esse dia?

2.  Decidam que tipo de serviço desejam

O mais habitual costuma ser cobrir o dia desde os preparativos dos noivos nas suas respectivas casas até a primeira dança. Como outras opções, costumam oferecer  sessões de pré-casamento e pós-casamento. O pré-casamento é sempre recomendável para facilitar as fotografias no dia do casamento, superando nervos, medos e inseguranças diante da câmara antes do grande dia.

3.   Decidam quantas imagens esperam do dia do casamento

Alguns fotógrafos podem dar menos de 300 imagens. Qualquer fotógrafo de gama alta deve superar as 500 fotos finais com os padrões comuns, desde os preparativos dos noivos até ao baile. Também é importante averiguarem o tempo que leva a dá-las.

4.   Decidam que tratamento têm que ter as fotografias

Em geral, qualquer profissional do setor processa e retoca as fotografias. O ideal é partir de uma fotografia em formato RAW (negativo digital), que tem sempre mais qualidade e flexibilidade na produção do que uma foto em JPG.

5.   Determinem o vosso orçamento

Calculem o máximo que podem gastar nas fotografias, tendo em conta possíveis álbuns, cópias impressas, livros para os pais, etc.

6.   Decidam como vão querer as fotografias

Em DVD, CD ou impressas em álbum? Que tipo de álbum, tradicional ou digital? No álbum tradicional as fotografias são reveladas em papel químico (normalmente em 30x20). No álbum digital, por outro lado, as fotografias imprimem-se diretamente nas páginas, ficando como um livro e oferecendo uma maior flexibilidade e criatividade na montagem, sem sacrificar a qualidade. Vão querer livros para os pais? São pequenas réplicas do álbum dos noivos para os pais.

7.   Selecionem fotógrafos que encaixem com as suas preferências

Façam uma lista de fotógrafos que coincidam com os critérios de estilo, qualidade, preço e formato escolhidos.

8.  Investiguem melhor os fotógrafos selecionados

Visitem a sua página de internet, procurem referências em fóruns do setor, vejam exemplos do seu trabalho na internet.

9.   Entrem em contacto com os fotógrafos selecionados

Entrevistem cada candidato da lista por telefone. Perguntem se estão disponíveis da data escolhida, o preço dos seus serviços incluindo extras, se realizam sessões de pré e pós casamento, etc.

10.   Simplifiquem a lista

Eliminem da lista os convidados que não se adequem aos vossos critérios ou que não estejam disponíveis na data selecionada.

11.   Conheçam melhor os fotógrafos

Reúnam-se pessoalmente com os finalistas. Peçam para ver o seu trabalho, casamentos completos do princípio ao fim, para poderem apreciar alguma consistência no estilo e qualidade do trabalho. Revejam os álbuns para saber se todo o estilo está de acordo com o que esperam. E depois perguntem-se: “É alguém a quem quer ter trabalhando por perto no dia do meu casamento?”

12.   Confirmem a escolha

Liguem para o fotógrafo escolhido e reservem a hora e o serviço requerido. Depois desfrutem desse dia tão importante com a certeza que vão ter umas fotografias lindas para recordarem.

Para acabar, deixamos mais alguns conselhos:

  • Visitar a página web de um fotógrafo é a melhor forma de averiguar o estilo e qualidade do mesmo.
  • Apontem todos os detalhes de cada candidato para poder ter mais referências no momento de fazer a escolha.
  • Averiguem se o fotógrafo tem equipamento de apoio, pois é um dos critérios que mais diferenciam um amador de um profissional.
  • Os bons fotógrafos reservam-se antes. Reservem o fotógrafo com um ano de antecedência.