Planejar a lista de presentes de forma que seja adequada ao casal e, ainda, acessível aos convidados, pode não ser tão fácil como pensaram. Mesmo que vocês tentem imaginar todas as circunstâncias, nem sempre é simples transmitir aos convidados o que realmente necessitam ganhar deles como presente. Em alguns casos os noivos precisam de uma "ajuda" financeira para cobrir gastos da decoração da festa de casamento, do buffet, ou até para o aluguel do terno ou do vestido de noiva. Por isso, tão importante achar a forma correta de como e o que expor na lista, para não perturbá-los, e ainda ter que ouvir algumas críticas. Seja porque eles reclamam da quantidade infinita de opções da lista, ou comentam que apenas existem opções contadas por convidado, o que dificulta a escolha e obriga que gastem muito dinheiro. Ou podem reclamar, apenas, porque vocês preferem receber o valor do presente em dinheiro. O melhor é sempre responder de forma educada que esses itens são imprescindíveis para o novo lar ou para fazer acontecer o casório e arcar com algumas despesas, com o jantar ou bolo de casamento.

Valores muito semelhantes

Quando alguém se dispõe a comprar um presente já imagina o quanto está afim de gastar, assim pode acontecer duas coisas: os convidados querem pagar menos por um presente ou acham tudo demasiado "simples e barato". Tente incluir na lista um pouco de tudo, desde itens mais simples aos mais caros, para que os convidados possam ter mais opções e outras ideias de presente que querem oferecer. Lembrem-se, que tudo pode acontecer quando souberem as suas necessidades, pode ter alguém que costuma dar objetos de prata de presente de casamento ou um parente possa preferir bancar o vestido de noiva princesa que tanto você sonhou.

Excesso de mensagens

Outra das coisas que os convidados mais se queixam são os lembretes exagerados por parte dos noivos, que resultam mais em uma pressão constante do que outra coisa. Avisos no grupo ou no site do casamento sobre a lista que já está pronta, ou sobre onde todos podem comprar os itens, podem causar desconforto. Avisem publicamente e apenas uma vez, onde eles podem encontrar a lista de presentes.  Os interessados ou aquelas que não a encontram, irão perguntar diretamente a vocês onde poderão consultar. O site serve como um informativo geral, com o estilo de decoração do casamento simples que estão programando, o modelo de vestido de festa que é mais adequado às convidadas ou o mapa para chegar ao espaço, ressaltar a lista diariamente será deselegante.

Destacar a lista de valores

Essa sempre é uma questão delicada: como dizer aos convidados que vocês preferem dinheiro e não presentes? Uma das soluções é abrir uma conta específica e deixar que os convidados depositem seu montante sem o constrangimento de oferecerem muito ou pouco dinheiro. Antes de qualquer tipo de pressão, vocês podem ser sinceros e referir que a lista foi feita pensando que no momento não necessitam de muitas coisas, apenas uma ajuda para planejar a cerimônia como sempre sonharam. E, acima de tudo, comemorar esse dia especial com as pessoas mais importantes, assim além de oferecer um jantar saboroso podem dançar muitas músicas da festa do casamento  juntos. Nessas horas, buscar a sinceridade e, sobretudo, deixar os convidados à vontade para que eles possam decidir, é fundamental.

Presentes específicos

Se em sua lista apenas constam presentes altamente exclusivos, como uma jarra vinda da Europa que apenas existe em uma loja e poderá esgotar facilmente, um aparelho eletrônico com modelo e marca cara de última geração, isso poderá ser motivo de comentários não muito agradáveis. Uma vez mais, tente variar e colocar itens acessíveis a todos para evitar esse tipo de situação. Caso vocês decidam que apenas necessitam desses presentes "especiais" deixem os convidados à vontade para oferecerem outra coisa.


Não incluir a lista on line

Se seus convidados moram fora da sua cidade ou não têm muita disponibilidade para comprar presentes físicos, a ausência de uma lista online pode ser uma dificuldade e motivo de irritação para eles. Ainda assim, se vocês decidem colocar a lista em uma loja que apenas tem compra física, procurem uma opção que possa atender os convidados que moram longe.

Não fiquem inibidos em dar ideias para os convidados presenteá-los, podem ter certeza que é a maneira mais prática e costumeira. Provavelmente, muitos já passaram por isso e também contaram com a amizade e compreensão dos convidados para realizarem a sua viagem de lua de mel. Outros precisavam de uma ajuda para a protagonista do dia ter o tão sonhado sapato de noiva ou mesmo um lindo e desejado buquê de noiva branco, assim não se acanhem.