Dani Garbiatti Fotografia
Dani Garbiatti Fotografia

A tendência minimalista chegou para ficar nas sobremesas, e os sabores ganharam mais destaque, apesar de bolos grandes e elaborados ainda serem muito pedidos. Com tantas referências e tamanhos, ficam as dúvidas. Afinal, eles são os pontos focais da mesa de doces e, por isso, a tomada de decisão tem que ser satisfatória para o gosto do casal e para o estilo do enlace.

Há quem diga que é sempre melhor sobrar do que faltar, mas é fundamental também tentar não exagerar, para evitar o desperdício. Para alcançar um equilíbrio nessas ideias, é importante considerar alguns critérios na hora de encomendar o bolo ideal do casamento. Confiram os nossos conselhos.

MN Fotografia
MN Fotografia

Real ou fake?

A sugestão é definir, o quanto antes, o estilo do casamento, para que possam pensar nas possibilidades de bolo. Se vocês são do tipo de colocar um bolo de verdade na mesa principal, levem em conta a quantidade de pratos do buffet. Por exemplo, se decidirem por coquetel com aperitivos, entrada, almoço ou jantar e sobremesa, o bolo pode ser pequeno, com um ou dois andares altos. No caso de casamentos ao ar livre, com brunch e muitas opções de comida para servir à vontade, bolos pequenos e caseiros são perfeitos.    

Os enlaces noturnos geralmente são celebrados com menus mais leves, então faz sentido um bolo grande se a quantidade de comida for menor. Para os casais que fazem questão de um bolo com cinco a seis andares para ser o destaque da festa, as maquetes ganham a vez e as fatias já saem da copa para serem servidas pelos garçons. O dito bolo fake pode ser feito com a base de verdade para a tradicional foto do corte pelos recém-casados.

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

Estilo da mesa dos doces

Pensem em como será a mesa de doces dos sonhos de vocês. Se ela é o ponto alto da festa, vale investir em sobremesas e um bolo que se destaca seja pela decoração e/ou pelo tamanho, seja pelo revestimento. Os tipos naked cake, semi naked cake ou aqueles que são cobertos por creme branco leve são mais consumidos do que os feitos com cobertura de massa americana.

Outro ponto para verificar é se terão uma grande quantidade de docinhos e sobremesas variadas:

  • Se calculam entre cinco e seis doces por pessoa, o bolo pode ser maior;
  • Se vão oferecer uma média de 9 a 10 doces por convidado, o bolo não precisa ser grande ou podem optar pelo fake para a decoração.

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

Número de convidados

Um critério importante de ser seguido e que direciona quase todas as decisões do grande dia é a lista de convidados. Nem todo mundo é fã de doce ou pode comer a sobremesa por conta da dieta ou de alguma restrição alimentar. O recomendado é que se optarem por muitos pratos antes do bolo, podem prepará-lo para servir 50% dos convidados. Quanto à alternativa de fazer a recepção no estilo bolo e champanhe, com ou sem coquetel com aperitivos, o ideal é garantir fatias para 100% dos entes queridos.  

Outra maneira de calcular é a seguinte:

  • Com até 100 convidados, mesmo número de fatias.
  • A partir de 200 convidados, 120 a 150 fatias.

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

Tipos de convidados 

Com a lista em mãos, além do número, é importante ver quem são os convidados. Se há mais mulheres do que homens ou o contrário, e se há muitas crianças. Geralmente as mulheres comem mais doce do que os homens. Claro que isso não é uma regra, então se conhecem bem os convidados, saberão dos gostos e peculiaridades.

Os adultos que consumem bebidas alcoólicas costumam comer doces, principalmente se eles ficam até tarde na pista de dança. A maioria das crianças não comem muito bolo em festas. Já os docinhos e bem-casados são os que fazem mais sucesso entre todas as idades.

Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

Medidas e fatias

Para facilitar, colocamos as medidas do diâmetro ou comprimento com a quantidade de fatias de um bolo redondo e de um quadrado para vocês terem uma ideia do tamanho.

Redondo:

  • 15 cm = 12 fatias
  • 20 cm = 24 fatias
  • 25 cm = 38 fatias
  • 30 cm = 56 fatias
  • 35 cm = 78 fatias
  • 40 cm = 100 fatias

Quadrado:

  • 15 cm = 18 fatias
  • 20 cm = 32 fatias
  • 25 cm = 50 fatias
  • 30 cm = 72 fatias
  • 35 cm = 98 fatias
  • 40 cm = 128 fatias

O bolo convencional tem em média de 8 a 10 cm de altura e a fatia ideal deve ter entre 80 a 100 gramas.

Colonial Casa de Festas
Colonial Casa de Festas

Casamento é um dia com grandes expectativas, mesmo quando comemorado de forma intimista. Para tudo sair perfeito, a sugestão é sempre procurarem por referências e conversarem com os fornecedores para alinharem as ideias, o orçamento e não faltar ou sobrar muito. Os convidados costumam chegar e procurar pela mesa dos doces e o bolo tende a ser a atração principal, além do casal protagonista da festa.