Existem várias receitas de bolos de diversos sabores e recheios. Mas procuramos a união de três itens importantes: uma receita saborosa, não muito complicada e com ingredientes simples. Quem disse que o bolo de casamento precisa ser um castelo? Se você pensa em fazer o próprio bolo porque gosta de cozinhar ou até mesmo pela diversão, anote essa receita e aproveite, porque fica uma delícia.

Massa

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo.
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 200 gramas de manteiga
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 4 ovos inteiros
  • Essência a gosto

Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Coloque os ovos, um a um, batendo sempre. Peneire a farinha com o fermento. Coloque a farinha aos poucos alternando com o leite. Pronto! Você pode colocar na forma de aproximadamente 25cm.

Recheio

  • 3 latas de leite condensado
  • 1 colher de margarina
  • 1/2 lata de creme de leite

Super simples, é só juntar tudo e colocar no fogo baixo. Deixe borbulhar e está pronto. O legal é que essa quantidade faz duas camadas de recheio.

Cobertura 

Agora vem a parte um pouco mais complicada, mas se você seguir passo a passo não tem erro! Esses detalhes irão deixar seu bolo muito mais lindo. Mas se preferir, apenas cubra o bolo com creme de manteiga e enfeite com flores ou detalhes feitos a mão.

Para colar a cobertura no bolo, passe o creme de manteiga. Veja que simples:

  • 100 gramas de margarina
  • 100 gramas de gordura hidrogenada
  • 3 colheres de água
  • 50 gramas de açúcar de confeiteiro

Bater tudo na batedeira e envolva todo o bolo, passando com uma espátula.

Depois de rechear o bolo, cubra-o com o creme de manteiga. Escolha detalhes que preferir, flores, frutas ou pequenas gotas de chocolates. O creme de manteiga é uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos. Sua textura é cremosa, suave e um pouco gordurosa. Mas é simples e saboroso, uma ótima alternativa de cobertura.

Outros tipos de cobertura

Pasta americana:

Murilo Moraes Fotografia

É a cobertura mais utilizada em bolos de casamento, mas já é um pouco mais complicada de fazer para quem não é especialista na cozinha. Na maioria das vezes, vemos na cor branca. Sua consistência mais sólida proporciona ao bolo um efeito liso perfeito. Feita basicamente de açúcar, glicose, gelatina incolor e glicerina. A grande desvantagem da pasta americana é que ela não é tão gostosa quanto as outras coberturas.

Merengue:

Gabriela Jorge Photo Studio

Existem três tipos de merengues: o francês, o suíço e o italiano. O francês é bem leve e delicado, muito usado para confeitar. O suíço é mais firme que o francês, mas não é tão estável quanto o italiano. Já o merengue italiano, conhecido como marshmallow, é o mais firme e o mais indicado para coberturas. Além de ser delicioso, o merengue dá uma cara mais desarrumada, é tipo um acabamento mais rústico.

Glacê real:

Eliseu Fiuza Fotografia

Feito à base de clara de ovo, suco de limão e açúcar de confeiteiro, o glacê real é usado principalmente para criar detalhes precisos que devem se manter firmes.

Chocolate:

Studio Personal Fotografias

O chocolate é a cobertura mais simples e moderna de cobertura. Com uma camada mais durinha em volta do bolo, pode ganhar diversos sabores. A vantagem é que é difícil ninguém gostar.

Bolo aberto:

Marcello Passos Fotografia

Para quem é mais ousado. Este bolo não leva cobertura porque o bolo fica aberto. Virou tendência e não poderíamos deixar de falar dele. Para não ficar feio, é importante caprichar na massa do bolo e no recheio.