As festas pré-casamento são um item obrigatório! Ainda que se sintam cansados com outras partes da organização, como as decisões sobre a decoração do casamento, o buffet e, claro, os looks nupciais, é importante guardar um momento para celebrar tudo o que este momento representa. E, além disso, essas celebrações também são uma forma dos amigos e familiares mais próximos contribuírem para a vida pós-casamento dos noivos.

O Chá de Panela e o Chá Bar, para aqueles que não estão familiarizados com os termos, são evento que devem acontecer alguns meses antes do enlace, e têm como objetivo ajudar os noivos a montar a casa que dividirão após o "sim"."Barnela" é uma forma conômica de unir esses dois tipos de chás, e pode ser uma proposta prática e divertidíssima!

À la Sara
À la Sara

Entendendo o conceitos dos "chás"

Segundo a tradição, para o Chá de Panela a noiva convida todas as suas amigas e familiares da "ala feminina", e monta uma lista de presentes visando equipar a cozinha da casa nova. Neste chá os presentes são utensílios como jogos de panelas, liquidificador, jogo de talheres, porta-guardanapos, vassoura, panos de prato e outros acessórios que sejam baratos, já que, além desse presente, as convidadas terão que investir também no do casamento.

Já o Chá Bar é uma reunião mais descontraída, que pode até unir homens e mulheres: todos os amigos do casal! É um evento que tem como objetivo auxiliar a montar o bar do casório (e por que, não, o futuro bar da casa do casal!). Entram, portanto, na lista de presentes, objetos como taças, copos de whisky, chopp, cerveja, e garrafas das mais variadas bebidas.

Sunset Show Drink
Sunset Show Drink

E agora... O Barnela!

O Chá de Barnela, portanto, é um acontecimento que mistura os dois eventos explicados acima. Ele é mais econômico, já que a recepção ocorre apenas uma vez, e reúne os convidados do casal juntos. Vocês só terão que encomendar comidinhas, petiscos, bebidas e doces uma vez só, e vão receber o dobro de presentes em um dia só! Além disso, mais gente reunida sempre anima o ambiente, e vocês poderão curtir um momento sem pensar em detalhes do planejamento e toda a burocracia que envolve um enlace! 

Gift Bar
Gift Bar

A lista de presentes

Montem uma lista de presentes pensando em utensílios para rechear o bar e a cozinha da casa. Ela pode ser feita com auxílio de sites especializados, ou com a com ajuda de padrinhos e madrinhas, que ficarão responsáveis por distribuir a lista de presentes entre os convidados. 

É importante dar prioridade aos itens que realmente irão precisar mais, até para o bar, pensando em taças e copos, por exemplo. E uma vez que pensarem em todos os presentes, é hora de fugir do convencional e distribuir cada item sem pensar se é um convidado ou uma convidada! Que tal panos de pratos para os padrinhos e garrafas de whisky para as madrinhas presentearem?

Criando Sonhos Art e Design
Criando Sonhos Art e Design

A decoração 

Por se tratar de um evento mais informal, vocês podem usar a criatividade para produzir o ambiente da festa. Usem e abusem do DIY e invistam em ideias práticas, como colocar porta-retratos com fotos do casal espalhados por todos os lados, garrafinhas de vidro com flores. Escolham cores fáceis de serem combinadas, e produzam uma festa com o toque de vocês! Tentem não se estressarem com esse tipo de festa, afinal, é justamente para que vocês possam se descontrair, e ali só estarão os amigos mais íntimos, ou seja, tudo em família!

Dita Maria Decorações e Assessoria
Dita Maria Decorações e Assessoria

O que os convidados querem!

Claro que o objetivo de quem vai a um chá de pré-casamento é sempre ver o casal em questão feliz, mas os convidados do seu Barnela também querem diversão e passarem um dia agradável ao seu lado e, para isso, é necessário pensar em alguns itens para o seu conforto e animação total.

  • Em primeiro lugar: a comida servida. Encomendem salgadinhos, doces variados, e pensem em um prato principal que possa ser servido de forma prática, como uma salada de macarrão ou um risoto.
  • As bebidas também merecem atenção, e vocês podem até aproveitar que se trata de um Chá Bar também para abrir alguns dos "presentinhos alcóolicos" e servirem como uma cortesia! Mas fora isso, tenham bem planejado esse elemento, e não deixem faltar água, sucos naturais, cerveja e coquetéis que sabem que os convidados curtem.
  • Jogos! Com a ajuda dos seus fiéis escudeiros (os padrinhos e madrinnhas!), pensem em jogos para brincarem todos juntos!

GuigaStudio Fotografia
GuigaStudio Fotografia

O Barnela reúne o melhor de dois mundos: o romantismo de uma festa pré-casamento e a animação que só os amigos podem acrescentar na vida do casal! Já comecem a pensar nas cores e no estilo da sua nova casa, para que os amigos saibam que tipo de presente devem buscar e, claro, não se esqueçam das lembrancinhas de casamento, ou melhor, das lembrancinhas do chá! Afinal, eles também querer levar uma memória desse dia.