2 MM Filmes

Casais com diferença de idade podem viver tão felizes quanto casais com a mesma faixa etária, é o que afirmam diversos psicólogos e pesquisadores de tendências comportamentais. O que assegura uma relação sadia entre casais de idades muito diferentes são os valores, as afinidades, os objetivos em comum e o prazer de estar na companhia do outro. Outro ponto que fortalece o convívio é quando o casal tem interesses semelhantes: querer formar uma família, ter filhos, dar continuidade aos estudos, dar a volta ao mundo ou ascensão profissional, esses são fatores que influenciam o relacionamento.

Certamente, vivemos num mundo ainda machista, e quando a mulher é a mais velha no relacionamento a situação gera um preconceito ainda maior. Mas, seja qual for a idade da mulher ou do homem, além de terem muito jogo de cintura para lidar com a situação, devem saber que têm direito a passar por todas as fases da relação, desde os primeiros flertes até a escolha do vestido de noiva no seu dia C. E, independentemente de optarem por uma cerimônia íntima ou com muitos convidados, devem ter total liberdade para escolher uma decoração de casamento que seja um reflexo dos dois, com direito a todas as tradições de casamento. Para o amor acontecer a idade transpassa qualquer medo ou preconceito, o sentimento se instala e toma conta do coração em qualquer fase que se está vivendo. Portanto, não há uma idade certa para marcar uma data na igreja, encomendar um lindo buquê de flores e viver um relacionamento como se fossem adolescentes apaixonados.

Idade Psicológica

A maturidade de cada um é o que conta na união e sabemos que pouco tem a ver com idade cronológica. Uma pessoa mais jovem pode ser muito mais madura do que outra muito mais velha e, igualmente, o inverso pode acontecer. A convivência com um(a) parceiro(a) mais velho pode fazer com que a responsabilidade se desenvolva. Além disso, conforme a relação fica mais sólida, quem é mais jovem poderá amadurecer por meio da convivência com o outro. Dar atenção à experiência do parceiro pode resultar num constante aprendizado e criar mecanismos que permitem ter maior coerência no dia a dia. Para alguns casais, por exemplo, conseguir abrir mão das exóticas flores do casamento ou da viagem de lua de mel pode demonstrar sensatez e responsabilidade, que nesse momento é tão essencial, e são muitas as situações que mostram a maturidade dos noivos, e não a sua idade.

Stylos Digital

Afinidades pessoais

O estilo de vida é o que mais une os casais, além de interesses comuns, e entendemos que isso pouco tem relação com a idade. A forma como desejam levar a vida e os planos que têm para o futuro são alguns dos fatores que aproximam ou afastam os casais e, novamente, a diferença na faixa etária nem sempre é o fator responsável por estas escolhas. Diferenças culturais, por exemplo, podem provocar muito mais conflitos e gerar mais dúvidas sobre a vida a dois, que podem prejudicar o relacionamento. O importante, se existe o amor verdadeiro, é que haja compreensão e que, juntos, tracem caminhos alternativos para não se abalarem com as críticas, se realmente já estão planejando reservar a igreja e já pensam até sobre a decoração da festa do casamento.

Lidando com o preconceito

Quando há uma grande diferença de idade ainda se pode perceber o choque causado na sociedade, algo que o casal terá que enfrentar, principalmente quando a mulher é a mais velha. O problema é maior quando a família de um ou de ambos passa a interferir negativamente e gerar dificuldades na convivência. É complicado controlar os comentários maliciosos e as opiniões conservadoras, especialmente dos familiares. Porém, com paciência, diálogo e flexibilidade é possível transformar a situação e chegar a dançar as músicas românticas do casamento com todos juntos, sem permitir as polêmicas dos convidados. Dessa forma o casal vence o preconceito e consegue viver o seu amor sem qualquer obstrução e, se a ideia for realmente assumir o relacionamento e já encomendar os convites de casamento criativos, estarão mais unidos do que nunca.

May Rabello Fotografia

Quando o sentimento é verdadeiro e profundo não se pode deixar que qualquer entrave danifique o que é tão difícil de encontrar. Por mais que haja resistência das famílias ou da sociedade, o que conta é o entrosamento e a satisfação do casal, a sua felicidade. Se sempre sonhou em usar um vestido de noiva tomara que caia enquanto a pessoa que escolheu te espera ao final do corredor, não abra mão de seus sonhos para agradar aos preconceituosos. Estar feliz e completo é um sentimento que não se pode perder, e nada será tão bonito como a alegria de finalmente cortarem juntos o bolo do casamento depois do "sim".