Já se deu conta que não são apenas as preferências entre vestidos de noiva que causam discordância entre você e suas amigas quando o assunto é casamento? Ou então pensa que seu noivo parece não se importar tanto com o grande dia porque perdeu a última reunião com os fornecedores da decoração de casamento? Muitas vezes percebemos que os problemas que costumam nos incomodar sobre nossa relação não são os mesmo que de outras pessoas, e nem mesmo o seu companheiro parece concordar com as falhas que você aponta sobre o relacionamento de vocês. Isso se deve porque, segundo a teoria de Gary Chapman, existem 5 diferentes linguagens do amor em que cada pessoa tende a se expressar de maneira diferente. Essa teoria não se aplica apenas ao amor entre casais, mas também entre amigos e família. Por isso, antes de iniciar uma discussão ou tirar conclusões precipitadas sobre seu amado, confira abaixo as diferentes formas que existem de uma pessoa expressar seus sentimentos, e perceba que talvez não seja da mesma maneira que você.

1. Palavras de afirmação

Verbalizar os sentimentos é uma forma de concretizá-los e mostra-los literalmente à pessoa o que você sente por ela. Algumas pessoas entendem que essa é a forma mais eficiente de demonstrar seu amor e carinho, porém, outras podem não sentir essa necessidade e comprová-lo de outras maneiras – por isso não vale a pena discutir com sua amiga sobre as plaquinhas com frases curtas de amor que você quer espalhar pelo seu casamento enquanto ela não gostaria de inseri-las nem nos convites de casamento criativos. Agora, se têm problemas com seu parceiro por falta de comunicação, o jeito é conversarem para entender quais as necessidades e pensamentos de vocês, até encontrarem um equilíbrio entre as formas de cada um mostrar seus sentimentos.

2. Qualidade de tempo

Atualmente parece ser cada vez mais difícil vivenciar um momento com uma pessoa que você gosta. Isso porque, além da falta de tempo que nossas rotinas nos proporcionam, as redes sociais e outros modos virtuais de comunicação estão cada vez mais roubando nosso tempo e atenção do momento real. Um momento a dois, onde possam vivenciar de verdade cada segundo juntos, mesmo que sejam apenas por alguns minutos, pode ser muito necessário para uma pessoa sentir solidez em uma relação. Por isso entenda que sua presença na hora de decidir as flores para casamento faz muita diferença para seu parceiro, ainda que para você isso não demonstre muita coisa.

3. Presentes

Pode parecer superficial, mas é uma forma de mostrar que alguém esteve pensando em você no momento em que adquiriu um presente para te dar. Por isso muitas pessoas entendem que é uma linda maneira de mostrar seus sentimentos e outras tantas recebem a mensagem com felicidade - entende porque as lembrancinhas de casamento diferente que demandam tempo e dedicação encantam tanto os convidados, por exemplo? Se você ama receber presentes, mas seu amado não é do perfil que liga muito para isso, basta conversar e dizer a ele o quanto você sente falta de ser mimada dessa forma em algumas ocasiões.

4. Atos de serviço

Já diz o ditado “quem ama, cuida”, apontando a necessidade que muitas pessoas sentem em agradar a quem se ama. Mas também pode ser que para alguns, essa mensagem não diga muita coisa, já que entende que o amor é demonstrado de outra maneira, e é apenas esclarecendo a posição de cada um que ambas as partes do casal estará feliz e tranquilo.

5. Contato físico

É a maneira mais direta de comunicar os sentimentos. Existem gestos que transmitem diferentes mensagens e muitas pessoas sentem necessidade de contato físico para se sentirem amadas.

É muito comum ouvirmos queixas de casais que acusam não receberem demonstrações de amor um do outro. Por isso é importante ter consciência da existência dessas diferentes formas de amar e entender que cada indivíduo se identifique com uma delas, do mesmo modo que cada um pode preferir um sabor diferente do bolo de casamento. Pode parecer óbvio, porém quase nunca os casais conversam e discutem suas diferenças na hora de demonstrar amor - uma situação que pode ser revertida já, basta conversarem e esclarecerem suas posições diante das diferentes linguagens do amor!