Pronovias
Pronovias

Quem está prestes a comemorar a união de um casal de amigos ou algum familiar quer também estar bem vestido, e à altura do evento. Mesmo que a tendência para os próximos anos sejam recepções menores, mais intimistas e minimalistas, os convidados geralmente prezam por sua elegância (tentando harmonizá-la com seu conforto), e mesmo em casamentos informais e descontraídos na praia ou no campo, por exemplo, abrem espaço para escolhas fashion incríveis.

As mulheres que recebem um convite de casamento, além de se preocuparem com o penteado e a maquiagem, também têm como prioridade a escolha da roupa que usará para esse momento especial. Para inspirar as convidadas, atualizando-as com as últimas coleções e tendências, reunimos detalhes dos trajes femininos para você ficar de olho e aderir para o próximo enlace para o qual for convidada. 

Marfil Barcelona
Marfil Barcelona

  • 1. Estampas maxi 

São vestidos que se destacam pelas estampas mais extravagantes, sejam flores ou formas geométricas grandes, ou até mesmo os dois juntos. Independentemente do comprimento – longo, mídi ou curto – a tendência é a combinação das cores e dos tamanhos, o aposto de estampas menores e delicadas, mas que mantém igualmente a feminilidade e autenticidade daquela que escolhe as peças. 

Sonia Peña
Sonia Peña

  • 2. Cintos para marcar a cintura

Se, para as noivas, a silhueta princesa é atemporal, para as convidadas ela também é um sucesso. E a tendência para as festas são vestidos bem acinturados e com elementos que destaquem a cintura, como cintos produzidos com o próprio tecido do vestido e uma das grandes apostas para 2021: cintos pretos ou metalizados, contrastando com a cor lisa do vestido, tornando o look bicolor.  

Pronovias
Pronovias

  • 3. Babados

Este ano promete atualizar os clássicos e voltar com tendências que já fizeram sucesso no passado. E os babados na lista! Produzidos no próprio tecido ou com aplicações, os vestidos ganham esse efeito em toda a saia, como no icônico modelo amarelo de Pronovias (uma bela referência para as fãs de Beyoncé), apenas ao final da barra, ou em pequenos babados no busto. O objetivo é trazer mais volume e dar movimento à roupa. 

Pronovias
Pronovias

  • 4. Bordados

O bordado que continua em alta neste ano é o da renda aplicada especialmente nas mangas e colo. Muitos modelos trazem o bordado no corpete do vestido, deixando para a saia um efeito de cor liso, seja com plissados, sereia ou reta. As mangas três quartos, assim como as mangas curtas, que ganham a renda se tornam modelos mais refrescantes para dias de calor, ao mesmo tempo que a delicadeza do bordado flerta com qualquer período do dia. 

Rosa Clará
Rosa Clará

  • 5. Brilho

Vestidos brilhosos são atemporais, mas as novas coleções apresentam brilhos pontuais, sem exagero, nos bordados de renda do colo, na altura da cintura, nas mangas curtas, nos desenhos do vestido e, mais presente, no próprio tecido, em toda a extensão da roupa. Alguns modelos lisos são acetinados e o brilho ressalta sem precisar de aplicações.

Marfil Barcelona
Marfil Barcelona

  • 6. Fendas

Aquele corte na saia do lado direito ou esquerdo para mostrar uma das pernas ao andar deixa a convidada mais sensual na medida certa, e com elegância. A fenda é um recurso versátil. Em eventos noturnos, é possível permitir-se usar uma abertura mais cavada, acompanhando tecidos estruturados. Já para eventos à luz do dia, com uma proposta mais leve, o recomendável são fendas medianas, que não comprometam o caminhar, e que sejam mais fluidas para combinar com a ocasião.

Rosa Clará
Rosa Clará

  • 7. Saia reta

Vestidos mais justos no corpo com o modelo de saia reta para destacar a silhueta torna o traje elegante e casual, principalmente para eventos diurnos, o que não significa que não possa usar em um casamento à noite se o dress code for livre. A tendência vem tanto com cores fortes, como o roxo e o vermelho, como também em tons mais pastéis, como o cinza claro e o nude com bordados em preto.

Rosa Clará
Rosa Clará

  • 8. Mídi rodado

O vestido mídi é aquele que termina abaixo dos joelhos, mostrando um pouco das pernas. Para quem quer apostar neste comprimento e alongar a silhueta, uma dica é calçar sapatos ou sandálias da cor da pele, em tons de nude e bege. A tendência é a versão mais rodada para dar movimento, no caso da seda, ou mais volume, quando o tecido for estruturado. Os modelos que têm o decote ombro a ombro, canoa e em V deixam o conjunto mais feminino.

Aire Barcelona
Aire Barcelona

  • 9. Jumpsuit (macacão)

Para as que querem ousar e sair do óbvio, o macacão é a melhor opção. São versáteis, cabem em qualquer situação e estilo de festa, principalmente os que têm bordados, transparências e são feitos com tecidos nobres. Perfeitos para serem usados com salto alto, e podem abusar das cores e volumes que tornam a peça mais autêntica.

Pronovias
Pronovias

  • 10. Pantalonas

Na mesma linha dos jumpsuits, as calças pantalonas são uma bela aposta para mulheres que desejam fugir dos tradicionais vestidos de festa. Largas, elas garantem movimento ao andar, e transbordam elegância. São ideais para eventos informais, como um casamento civil, uma festa de noivado ou um casamento moderninho, mas se forem compostas com tops sofisticados, em renda, bordados e brilho, se encaixam perfeitamente em eventos noturnos e festas mais luxuosas.

Gemy Maalouf
Gemy Maalouf

Inspiradas? O importante é entender quais dessas tendências se encaixam melhor com o seu estilo pessoal, e depois... Basta visitar o catálogo do portal para escolher o modelo perfeito, que também esteja de acordo com a proposta do evento e a estação. Opções não faltam, só deixem a diva fashion que têm dentro falar mais alto!