Duetto Foto & Design

Acreditem: é possível realizar uma celebração de casamento sem abalar tanto a situação financeira do casal. Afinal de contas, depois da festa, quando chegar a hora de tirar o vestido de noiva e o traje, guardar os acessórios e descansar os pés do sapato de noiva, a vida real começa. E um dos itens que mais salga os orçamentos é o aluguel do local da recepção.

Mas se escolheram uma decoração de casamento pensada para enfeitar a sua casa e transformá-la no palco para essa festa, poderão economizar muito. E para isso, é preciso colher dicas para que a sua íntima recepção se torne inesquecível. Para que comecem a organizar a festa em casa, anotem essas 6 conselhos imperdíveis.

Aline Ribeiro Fotografia

1. Considerem alugar as mobílias

Pensem que, ainda que queiram investir em outros itens, como modelos de lembrancinha para casamento personalizadas, lembrem-se de que já economizaram muito cortando o aluguel do espaço, e podem considerar alugar os móveis para incorporar ao ambiente.

E isso por dois motivos muito importantes: primeiro porque pode dar uma nova cara à sua casa e, segundo lugar, mas não menos importante, para preservar seus objetos pessoais e móveis favoritos de possíveis danos durante a festa. Nem todo mundo possui uma casa preparada para receber para um evento tão especial, então invistam uma pequena parcela nesse item.

Cris Partica Photo Art

2. Pensem com carinho na iluminação

A iluminação certa tem o poder de transformar qualquer ambiente. O que era antes a sua aconchegante sala de estar, pode ser agora o palco para a pista onde irão dançar as músicas para festa de casamento. E, para dar um ar mais mágico também, podem apostar em arranjos que misturam os elementos da decoração para a festa de casamento íntima com velas posicionadas estrategicamente. As velas trazem conforto e uma delicadeza que cria um ambiente especial, além de serem baratas, perfeitas para a proposta de uma festa intimista, com decoração de casamento simples e elegante e mini weddings.

Joyce Goldoni

3. Cardápio simples e conquistador

Podem sempre pensar em oferecer um menu ou finger food, mas uma recepção em casa pede algo mais pessoal e íntimo do que um menu muito elaborado. Se consideram um mini wedding que deixa o protocolo de lado, apostem em um menu descontraído, que realce o estilo do enlace para os convidados. Pequenas ilhas de comidas com porções individuais podem ser uma boa opção e, dessa forma, o estilo dos pratos pode seguir o mesmo ar leve independentemente do horário, por exemplo:

  • Bowls de saladinhas, para começar, uma mesa de frios, com pães, queijos e patês
  • Finger food com opções variadas de entradas
  • Mini poções de sopas e cremes, caso o clima esteja mais frio
  • Mini porções de risoto de sabores variados, com opções para os vegetarianos
  • Crepes. Nesse caso vale chamar um serviço de profissionais que levam tudo até vocês: o equipamento, os ingredientes doces e salgados, e deixam tudo em perfeitas condições depois
  • Salada de frutas e uma mesa com doces variados, onde podem estar também os bem-casados

Império Buffet

4. Contratem equipe de limpeza

Existem muitas vantagens de realizar a recepção em casa, mas também alguns inconvenientes acompanham a opção. Ainda que possam conseguir mais conforto e intimidade, lembrem-se de que quando a festa acabar não é só tirar o modelo de vestido de noiva e o traje de noivo e irem descansar. Vocês devem se preocupar com o "depois" e com a limpeza e organização da casa.

E claro que, para que a festa seja perfeita, todo esse trabalho não deve sobrar para vocês. Tenham a limpeza contratada para o dia seguinte e não acumulem essa preocupação para quando a festa acabar.

Duda Cavichioli Fotografia e Design

5. Durmam fora de casa

Para deixar o dia mais especial, ainda que a festa seja feita em casa, podem terminar a noite com chave de ouro em um lugar preparado para vocês, sem que tenham o trabalho de organizar nada, e bem longe da bagunça que ficará com o final dos festejos. Vocês merecem descanso após tanto trabalho e, para isso, um quarto com todo o conforto é preciso. Deixem a limpeza na mão da equipe responsável que contrataram e só voltem para casa depois de uma longa noite bem aproveitada!

Aline Ribeiro Fotografia

Nada melhor do que uma íntima festa no local que aporta mais pessoalidade e privacidade. E esse lugar com certeza pode ser a casa de vocês, basta saber como integrar os elementos e dar um toque especial a cada canto, seja da mesa das lembrancinhas de casamento até a pista de dança onde irão dançar todas as músicas de casamento