Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

A vida tem muito ciclos. Nascemos, crescemos, conhecemos o amor, alguns têm filhos e, infelizmente, o final do ciclo é a partida. Ainda que seja a ordem natural das coisas, é sempre difícil lidar com o falecimento de um familiar ou de amigos queridos, que fizeram parte da nossa vida, independentemente do momento ou da forma como se foram. O fato é que, quando estiverem distruibuindo os seus convites de casamento, é possível que se deparem com pessoas que gostariam que estivessem presentes, mas que não poderão estar.

Algumas vezes essas ausências são tão fortes que vocês irão sentir a necessidade de homenagear essas pessoas, e será possível incluir detalhes na cerimônia, na decoração de casamento ou até mesmo um pormenor do visual do casal, seja como parte do vestido de noiva ou do look do noivo. O importante é que vocês sintam que seus entes estão bem representados no seu dia C, e por isso damos algumas sugestões para que, apesar de tudo, o seu enlace seja repleto de amor e de lembranças maravilhosas.

Sítio Vale da Colina
Sítio Vale da Colina

1. No convite

Quando se trata de um dos pais dos noivos que, infelizmente, não pode fazer parte desse momento, podem incluir seu nome texto do convite e casamento. Provavelmente já sabem que, nos modelos mais tradicionais, o texto do protocolo indica que quem convida são os pais dos noivos para celebrar o casamento de seus filhos. Vocês podem manter essa tradição e ainda colocar o nome do pai ou da mãe seguido por “em memória”. E se essa opção parece demasiadamente formal, podem trocar por frases curtas de amor ou poemas cheios de significados em uma bela mensagem nos convites.

2. Um lugar especialmente guardado

Uma homenagem emocionante é deixar guardados os lugares das pessoas que não puderam estar presentes ali. Podem colocar porta-retratos com suas fotografias, flores, um quadro com os seus nomes, e até pequenas frases para homenageá-los, nas cadeiras. 

Flori - Estúdio de Flores
Flori - Estúdio de Flores

3. Lembranças durante o cortejo

Durante o cortejo para a chegada dos noivos, um dos momentos mais emocionantes tanto para os protagonistas quanto para os convidados, também é uma oportunidade para relembrar aqueles que vocês queriam tanto que pudessem testemunhar tudo. Quando os primeiros acordes da música para a entrada do casamento começam a tocar, as pessoas mais importantes são lembradas e, depois de sua partida, vocês podem render uma homenagem a elas justamente durante o cortejo, com fotos ou plaquinhas com belos dizeres, para mostrar que jamais serão esquecidos. Os noivos também podem levar nas mãos objetos que representem seus entes, como lencinhos ou símbolos religiosos, como o terço.

Hersou Assessoria e Cerimonial
Hersou Assessoria e Cerimonial

4. Com itens do look nupcial

Muitos noivos optam em incluir em seus looks complementos que são passados de pais para filhos. Sejam brincos, anéis ou passadeiras para complementar o modelo de penteado de casamento, ou muitas vezes o próprio vestido usado pela mãe. Essa será uma linda forma de homenagear aquele que não pode estar presente, e são opções mais discretas e pessoais. Um lenço para o bolso do noivo, relógio, etc, existem muitas maneiras de incluir acessórios cheios de significados no seu look.

JHS Eventos
JHS Eventos

Mas existem também outras formas de prestar homenagens. Vocês podem também incluir diretamente uma foto de seus entes queridos em um broche usado no terno no noivo ou colocado no buquê da noiva, uma bela homenagem e também uma forma de sentir que estão presentes, acompanhando vocês em cada passo até o altar.

Juliano Bresolin Fotografia
Juliano Bresolin Fotografia

5. Momentos reservados e inesquecíveis

Além das opções mais pessoais, em que não é preciso dizer a todos o significado dos objetos que levam, podem também separar um momento da festa para lembrar as pessoas que queriam tanto que estivessem presentes. Seja com um lindo discurso, com um brinde em sua memória, com a declamação de um poema ou com uma música que simbolizava tanto para vocês, a homenagem será um grande momento do enlace, e muito emocionante. 

E lembrem-se de que as lágrimas não são motivo de vergonha ou timidez. Deixem que elas fluam, porque assim vocês também se sentirão mais leves. 

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

Será difícil passar por momentos tão emocionantes sem a presença de certas pessoas fundamentais nas suas vidas. Mas o que não devem esquecer é que, aqueles que não puderam estar presentes gostariam de ver vocês felizes, e se emocionariam ao vê-los entrar pelo corredor, cortar o bolo do casamento e dançando a primeira valsa dos noiviosl. Então, a maior homenagem que podem fazer é viver esse dia em todo o seu potencial.