Sítio Vale da Colina

Nem sempre é possível que todos aqueles que gostaríamos estejam presentes no grande dia. E, algumas vezes, essas ausências são tão fortes que fazem com que os noivos busquem maneiras de homenagear, no dia de seu casamento, aqueles parentes ou amigos falecidos. Sim, é um dia feliz e cheio de emoções e, por isso mesmo devem se lembrar e incluir quando quiserem essas pessoas que vocês desejavam que estivessem ali celebrando a união. Seja nos convites de casamento, de forma mais formal, em pequenos detalhes na decoração de casamento ou até mesmo em algum acessório que fará parte do vestido de noiva ou do traje do noivo, é possível fazer uma homenagem discreta ou muito aparente para essas pessoas que foram e seguem sendo tão especiais. Te mostramos algumas alternativas.

Dayana Valle

1. Convite

Caso seja um dos pais dos noivos o familiar que, infelizmente, não pode fazer parte desse momento, podem incluí-lo no texto do convite e casamento. Provavelmente já sabem que nos modelos mais tradicionais, o próprio texto, por formalidade, destaca que quem convida para celebrar o casamento de seus filhos são os pais dos noivos. Podem manter essa tradição e ainda colocar o nome do pai seguido por “em memória”. Mas se a opção parece muito formal para o casal, podem trocar por frases curtas de amor ou poemas cheios de significados entre vocês, enfocando-se nesta ausência.

2. Completamentos no visual

Muitos noivos optam em incluir em seus looks complementos que são passados de pais para filhos. Sejam brincos, relógios, lenços, anéis ou passadeiras para complementar o modelo de penteado de casamento, ou muitas vezes o próprio vestido usado pela mãe. Entre as opções mais discretas e pessoais também se encontram os relicários com fotos, que podem ir presos ao boutonniére no noivo ou ao buquê, entre outros acessórios. Essa será uma linda forma de homenagear aqueles que não podem estar presentes, e não é preciso que todos fiquem sabendo o siginificado de cada objeto usado, o importante é que os noivos saibam o que representam.

Juliano Bresolin Fotografia

3. Cortejo

Também é um dos grandes momentos em que os noivos sentem falta de pessoas com papéis tão importantes em suas vidas. É no momento em que toca a música para a entrada do casamento que, geralmente, os entes queridos são lembrados, já que se trata de um momento no qual eles participariam ativamente. Mas o cortejo pode também ser preparado para recordá-los de forma muito original, e os noivos, pajens e padrinhos podem levar algum objeto que represente essas pessoas, dando mais significado a entrada.

4. Música

A letra de uma canção ou mesmo uma melodia que era especial para aqueles que já se foram pode ser uma forma delicada de prestar uma homenagem. A música tem o poder de emocionar e trazer lindas lembranças, e aquela cantiga que costumavam escutar pode se tornar uma bela música instrumental para casamento, que tornará o momento ainda mais poético. Há sempre espaço também para os noivos que se atrevem a soltar a voz, uma forma de transformar a saudade em novas recordações.

Werneck Fotografia

5. Momentos especiais

Além das opções mais pessoais, podem também separar um momento da festa para lembrar essa pessoa que não pode estar presente, seja com um lindo discurso, com um brinde em sua memória, a declamação de um poema ou mesmo uma dança que simbolizava muita coisa entre vocês. Se faz questão de que todos homenagem com você a lembrança dessa pessoa, não pense duas vezes em reservar um momento dedicado a ela no seu casamento. Muitos casais, inclusive, deixam os lugares marcados, como forma de evidenciar a falta que fazem, ainda que seja um momento de pura celebração.

Muitas vezes é difícil passar por momentos tão importantes sem ter a presença de algumas pessoas. Mas o que não devem esquecer é que, aqueles que não puderem estar ao seu lado agora, são justamente aqueles que gostariam de ver o seu sorriso e estariam felizes com as músicas para casamento, e com certeza se emocionariam com o corte do bolo de casamento. A maior homenagem que vocês podem prestar é seguir vivendo com alegria, lembrando-se apenas dos bons momentos que passaram juntos. Por isso, façam uma bonita homenagem, mas não deixem que ela afete a sua felicidade no grande dia.