Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

4 Coisas que você nunca deveria dizer à sua sogra

Manter uma boa convivência com a sogra nem sempre é fácil, requer muito jogo de cintura e paciência. Saiba que o segredo depende exclusivamente de você. Veja o que nunca deve dizer à sua sogra.

Ao se casar não é só com o seu par que está se unindo. O enlace significa também abraçar toda a família, e a sua sogra, claro, faz parte do "pacote de adesão". Assim, manter a convivência e harmonia com todos é fundamental, principalmente no momento dos preparativos do casamento. Ter tranquilidade quando as escolhas começam a ser feitas, desde a decoração de casamento até os mínimos detalhes das embalagens das lembrancinhas de casamento, fará toda a diferença. É aí também que as coisas podem "esquentar", afinal ela é a mãe e muitas vezes irá querer envolver-se e opinar em todos os detalhes.

Pense que a pessoa que ela mais ama que vai se casar e ela também está muito emocionada. Quando chegar o momento do corte de bolo de casamento, tenha certeza de que ela sentirá com vocês toda a montanha russa de sentimentos desse momento. Por mais que nesta fase a paciência não seja a sua melhor companheira, faça um esforço para manter uma boa dose de compreensão. Veja o que você deve evitar falar para não arrumar um problema desnecessário com aquela que pode ser uma pessoa querida e próxima.

1. "Nunca farei isso"

Se ela sugerir que realizem o casamento no sítio da família ao invés de fazer na praia que vocês tanto querem, não se apresse em dizer que nunca faria neste lugar. Se vocês escolheram uma decoração de casamento rústica, mas ela insiste em dizer que a clássica ficaria mais bonita, cuidado com a negação imediata. Ganhe tempo e apenas diga que é uma possível alternativa e que ainda estão decidindo. Não descarte imediatamente sua proposta, você pode comprar uma boa briga por uma bobagem. Afinal, quem dará a última palavra serão vocês.

2. "Prefiro que minha mãe faça"

Em muitos detalhes é claro que você prefere que sua mãe esteja na dianteira, na escolha do modelo de vestido de noiva, dos acessórios e até nas provas de maquiagem e de modelos de penteados para casamento. Mas não precisa comentar com sua sogra ou deixar tão clara a sua preferência em cada etapa. Lembre-se de que ela é a mãe do(a) noivo(a) e também quer participar ativamente nos preparativos. Permita que ela se sinta útil e você poderá contar com duas mães ao invés de uma. Com certeza você vai escapar de muitos problemas por não deixá-la de escanteio.

3. "Seu(a) filho(a) já é um adulto"

Pode ser que ela trate o filho ou filha como o seu bebê, ou até o(a) mime demais em algumas situações. Lembre-se de que para qualquer mãe os filhos não crescem, eles são as "eternas crianças" mesmo com o passar dos anos. Não precisa mencionar que ele já é um homem ou uma mulher feita, converse com ela com muito tato, demonstrando que a pessoa com quem vocês irá se casar já é crescidinha e tem capacidade suficiente para fazer ou resolver determinadas tarefas.

4. Não estou pedindo sua opinião

Por mais que você já tenha muito bem esclarecido na sua cabeça qual o modelo de lembrancinha de casamento quer e o que não quer, aprenda a ouvir antes de recusar  e, o mais importante, saiba recusar com muita educação. Escute com atenção suas ideias, pode ser que não sejam tão absurdas como você pensa, quem sabe seja algo que você nem havia pensado e possa ser de grande ajuda. Mas se o que ela sugere não tiver nenhum fundamento, descarte delicadamente.

Tenha em mente que um dia você provavelmente também terá filhos e viverá na pele o que ela está passando como sogra e, antes de dar uma resposta "afiada", ponha-se no lugar dela. Você gostaria de ouvir isso? Afinal de contas, no momento em que toca a música de casamento que dá início à cerimônia, e até o fim da festa, o que você e o seu amor querem é celebrar com todos, e não estar em nenhum impasse, principalmente com um membro tão importante da família.