* Artigo cedido por Glau Lima

Escolher cada pedacinho do casamento já é uma tarefa bem difícil e trabalhosa. Agora, para muitos, escolher quem vai registrar esse momento é um bicho de sete cabeças. Será que conseguimos unir tudo que esperamos de um profissional em uma única equipe? É o que vamos descobrir.

 

O que fazer quando o casal é muito tímido?

  • Geralmente o fotógrafo precisa arranjar um jeito de ficar mais íntimo do casal, porque é assim que eles acabam criando liberdade e naturalidade para aquele momento. Eu brinco, faço poses engraçadas para demonstrar como eles podem ou não sair na foto, bem teatrais mesmo, converso sobre vários  assuntos antes e durante a sessão, procurando deixá-los bem à vontade. Depois, eles acabam se soltando  aos poucos e, assim, vamos clicando (muitas vezes eles nem percebem). O resultado é surpreendente, porque são nos momentos em que eles nem sabem que estão sendo fotografadas que saem as melhores imagens.

É mais seguro fazer fotos posadas ou apostar no fotojornalismo?

  • A mescla dos dois é importante. Isso por que nem todos os casais querem todas as fotos no estilo jornalístico, já que se trata de alguns momentos onde é possível pegar “caras e bocas” e expressões diferentes, que podem não agradar. E tudo no mesmo ritmo pode cansar um pouco.  Para o álbum é legal ter as posadas, principalmente com pais e padrinhos.

Como escolher o profissional certo?

  • Avaliar os trabalhos anteriores dele, conhecer o espaço do profissional, ver se ele tem  cursos e formação na área, enfim, colher informações para saber quem você está contratando. Vale ressaltar que é muito importante também identificar-se com o  profissional. Veja se vocês estão na mesma sintonia, na mesma energia. Pois  esse profissional vai fazer parte de um momento muito importante da  sua vida. Aliás, ele vai conhecer e participar da sua vida.

Qual critério devemos ter para escolher as fotos para o álbum?

  • O álbum é para contar a história do casamento, ou seja, os melhores momentos.  Então, ao escolher as fotos é bom observar estes detalhes: o making of, a cerimônia, a festa e tudo mais que os noivos acharem marcantes. Não existe uma obrigatoriedade na escolha, você seleciona conforme o seu estilo e como você se vê na foto. O importante é não deixar de fora o que agrada aos noivos.


Para as fotos externas: escolher um lugar bonito ou bem inusitado?

  • Se o fotógrafo for profissional, o local das fotos não é um problema.  O que pode não favorecer a sessão é fazer algo muito fora do contexto  da personalidade do casal. Então, a escolha do local deve ser conversada de maneira  clara e transparente entre os noivos e o profissional, porque assim há a garantia de bons resultados. Por exemplo: colocar um casal que curte rock pra fazer  fotos em algum ambiente country, mesmo que seja muito inusitado,  pode não dar certo, como pode ser muito legal e engraçado. E isso  deve ser muito bem dialogado antes, para que o resultado final não seja uma “surpresa”.

O mesmo fotógrafo faz fotos jornalísticas e fotos posadas? Ou o fato 
de serem estilos diferentes deve ser feito por fotógrafos diferentes?

  • É possível o mesmo fotógrafo fazer os dois. Porém, o ideal é terem dois fotógrafos no evento com perfis diferentes ou designados a se portar e forma onde cada um faça o seu. Assim, um fica com a parte do fotojornalismo e o outro com as posadas.

O DVD tem editado melhores momentos?

  •  O DVD é sempre editado. Na edição constam as cenas que se tratam da divisão de todo o evento. Dentro das cenas há os melhores momentos, mas também tem a cerimônia na íntegra. Então, no nosso DVD você pode assistir a parte que você desejar ou somente os melhores  momentos. Além disso, é possível disponibilizarmos cinco minutos do vídeo  editado para a internet.

Coloca as fotos da lua-de-mel no DVD?

  • Se o casal quiser colocar, basta nos enviar as fotos com antecedência.  Além disso, é possível fazer a revista da lua-de-mel. Um item diferenciado e muito bonito.

Quantos fotógrafos são recomendados contratar?

  • No mínimo dois fotógrafos. A ocasião é especial e cheia de detalhes, portanto, merece que nada seja perdido.

Devemos colocar somente fotos do casamento no álbum ou também
das seções de E-Session e Trash the Dress?

  • Normalmente, as fotos do e-session são utilizadas para livro de assinaturas, quadros, banner, lembrancinhas, retrospectiva ou looping  na hora da festa. No álbum eu sugiro somente as fotos do dia do  casamento, desde o making of até a festa. Já é muito difícil escolher as  fotos, aliás, os casais sempre querem colocar mais e mais fotos. E se todas estas imagens entrarem no álbum, ele ficará muito grande e pesado. Nada  impede que entre, já que é o casal que decide, porém, eu aconselho a não colocar.