Guardar o vestido de noiva e/ou traje de noivo e dar início à vida de casados oficialmente com uma viagem será um grande privilégio. O Brasil tem praias maravilhosas, mas se o que desejam é um destino internacional diferente, onde possam descansar e estar em contato com a natureza, talvez devam pensar seriamente sobre um nome: Menorca. Para os amantes de sol, mar e trilhas, saibam que esta ilha possui 125 praias e uma natureza selvagem belíssima e bem preservada. 

Menorca é uma das quatro Ilhas Baleares, junto a Mallorca, Ibiza e Formentera. Localizada a leste da Espanha e a oeste de Sardenha, na Itália, é a mais oriental entre todas. Por sua beleza natural e muito encanto, é um destino muito procurado pelas suas praias paradisíacas, que atraem turistas de todas as partes do mundo. Hoje trazemos dicas de como chegar, os melhores passeios e quais as praias mais indicadas para incríveis mergulhos românticos.

Como chegar

A partir do Brasil não há voos diretos para Menorca, mas é possível fazer escala em alguma cidade da Espanha e encontrar opções econômicas para a ilha. Há voos diretos saindo de Barcelona, Bilbao, Madrid, Valencia e Palma de Mallorca, além de diversas outras cidades da Europa, como Milão ou Londres, por exemplo. Mas, há também a possibilidade de pegar um ferry boat, e ir com ou sem carro a partir de Barcelona, só que o percurso é um pouco mais demorado. 

Anna Stavale Fotografia
Anna Stavale Fotografia

Tranquilidade sob medida

É a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, mas muito mais tranquila que as vizinhas Ibiza e Mallorca (famosas pelas festas no verão). Menorca conta com diversas cidadezinhas bucólicas ao longo dos seus 50 km de extensão, cada uma apresenta um cenário diferente em que as belas praias são as protagonistas. E se querem aproveitá-las ao máximo, o mais recomendável é que planejem a viagem entre os meses de junho a setembro, quando ali é verão. Mas tenham em mente que em agosto a ilha recebe uma quantidade maior de turistas.

Menorca é dividida em duas áreas: a Região Norte e a Região do Sul. No lado norte fica a área mais protegida e com restrições de construções de edifícios, porém possui praias paradisíacas e tranquilas. O lado sul tem mais estrutura mais turística, mas também oferece praias encantadoras, algumas delas bem pouco frequentadas, inclusive. 

Mahón

A maior cidade é Mahón, que é também a capital de Menorca. Ali fica o aeroporto, ou seja, a porta de entrada desse paraíso. Uma cidade charmosa, repleta de hotéis e restaurantes incríveis, por isso não se esqueçam de levar opções de blazers, modelos de vestidos de festa para jantares a luz de vela ou até para dar uma esticada em uma de suas casas noturnas e dançar os ritmos que fazem sucesso na Espanha. Pode ser até que algumas das músicas da sua festa de casamento sejam tocadas! Embora fique num lugar estratégico para se mover por toda a ilha, é também a área mais cara de Menorca.

Como atrações principais estão o Museu de Menorca que possui objetos do período pré-histórico (abundantes na ilha), a prefeitura com um relógio simbólico, a Igreja de Santa Maria que celebra o Festival Internacional de Órgãos. As praias mais bonitas são: Sa Mesquida, Es Grau, Playa de Binibeca Nou e Prima Beach.

Ciutadella

Uma cidade histórica que possui um ar medieval, a segunda maior cidade de Menorca é muito graciosa, será irresistível se perder entre suas ruas estreitas no centro histórico. Outro passeio imperdível é pelo porto de Ciutadella até o Castelo de San Nicolás, fazer esse percurso e dar uma parada no caminho para um almoço delicioso entre seus vários restaurantes é obrigatório. A Catedral de Menorca que foi construída por volta do século XIII, com uma arquitetura gótica, e é uma das obras mais importantes de Menorca, também merece uma parada para fotos. 

Além disso, podem fazer um passeio vespertino pela Plaza del Borne, um obelisco que é referência a defesa da cidade pela invasão turca no ano de 1558, e aproveitar para visitarem o Castelo de San Nicolás, com arquitetura do final do século XVIII. Se são um casal que não dispensa um tour por museus quando estão viajando, o Museu Municipal de Ciutadella, com sua grande coleção de objetos pré-históricos, é uma atração obrigatória para o seu roteiro.

Entre as principais praias dessa região estão: Macarelleta, Son Saura, Del Pilar, Turqueta, Es Talaier e Blanca Beach, todas com água azul turqueza e uma paleta de cores que vocês só verão em Menorca.

Praia Cala en Porter

Uma praia popular com infraestrutura em comércio e acomodações com hotéis, pousadas e apartamentos para locação. Possui todos os tipos de serviços, como restaurantes e comércio, ideal para quem desejar se hospedar. Próximo a Cala en Porter, fica a famosa Cova d’en Xoroi, um dos pontos turísticos mais procurados, que tem uma vista de tirar o fôlego, ideal para fotografias que vão completar o álbum do casamento com cenários perfeitos.

Praia de Son Bou

Ideal para os esportes náuticos, Son Bou é a maior praia de Menorca, com 2 quilômetros de extensão. Ela oferece inúmeras opções de hospedagem, mercados, farmácias, conveniências e lojas. De lá é possível visitar as cidades mais procuradas, já que está a 40 quilômetros de Ciutadella e a 20 quilômetros de Mahón; se hospedando ali podem conhecer todos os monumentos históricos ao seu redor. Super bem abastecida por restaurantes com gastronomia de referência, no extremo leste da praia Son Bou estão as ruínas de uma antiga basílica paleocristã descoberta em 1951, uma construção do século V que vale muito a pena ser visitada.

Depois de cortar o bolo do casamento e brindar com seus convidados, tudo o que vocês irão querer é ter as passagens compradas para um destino que os faça desconectar dos últimos meses, e pensar apenas em relaxar ao lado do amor. A viagem de lua de mel não é apenas simbólica, mas necessária, ainda que vocês tenham pouco tempo disponível, para iniciar a vida de casados com o "pé direito", e descansar de toda a organização dos últimos meses. Menorca está esperando!