Por Karen Rodriguez
Por Karen Rodriguez
Por Martha Medeiros

O decote nas costas faz uma grande diferença no look e concede uma incrível elegância para estar bem vestida em qualquer evento. Discretos, eles trazem um toque de sensualidade com classe. Pode ser o traje perfeito para madrinhas, que não queiram colocar um decote ousado na igreja ou para ser a convidada perfeita, em uma festa formal. As coleções para 2017 trouxeram modelos para arrasar na próxima festa. Vestidos em que o charme do look fica por conta do decote nas costas e opções para usá-los também no inverno.

Tendência 

Os desfiles europeus provaram que todos os modelos com decotes estão em alta, em coração, cavado, em V ou redondo. É possível encontrar o decote ideal que se adapte ao seu tipo físico e a seu estilo. O tatoo lace (tecido com efeito de tatuagem) também foi um ótimo recurso usado por muitos estilistas, que o colocaram nas costas com bordados bárbaros em pedraria.  Outra tendência forte foram looks “comportados” e lisos na parte frontal em que o destaque do modelo e ornamentos, ficaram nas costas.

Saber como usar 

A única precaução que deve ter com esse tipo de decote é com a lingerie, você deve usar a que se adapte perfeitamente ao tipo do decote. Não se preocupe, não precisa descartar o modelo por causa do sutiã. Hoje encontramos vários tipos de alças para qualquer modelo de decote nas costas, inclusive para os mais cavados. Os sutiãs com alça multiposições, permitem trançar a alça de várias maneiras e é preso na cintura. Se o decote for muito profundo poderá mandar costurar um bojo no próprio vestido. Se for usar o sutiã de silicone, certifique-se de escolher um de boa qualidade para evitar que caia durante a festa.

Deve lembrar de tomar alguns cuidados com a aparência de suas costas. Fazer uma exfoliação e hidratação na semana do evento é um bom recurso para deixar a pele lisinha e mais saudável. A maquiagem ou autobronzeador para o corpo também ajuda, pode tirar imperfeições ou cicatrizes, deixando a pele mais uniforme. Procure não usar sutiã ou biquíni apertado no dia do evento, evitará deixar alguma marquinha indesejável.

Use um penteado que deixe à mostra seu decote, deixar os cabelos soltos perderá o charme do modelo. Para vestidos mais tradicionais, o coque recolhido será perfeito, já para looks descontraídos pode fazer um coque despenteado ou uma trança lateral. Modelos para um penteado que acompanha o look não faltam.