A depiliação a laser pode ser muito aconselhável para aqueles que estão estão prestes a dizer "sim" e querem ver-se livres dos pelos. Trata-se de uma técnica que remove os pelos do corpo progressivamente, por meio da energia luminosa de um laser. Homens e mulheres podem recorrer a ela, mas a realidade é que as mulheres são maioria quando o tema é depilação. Aquelas que optaram por um vestido de noiva modelo midi ou curto, por deixarem as pernas mais à mostra, ou ainda aquelas desejam passar a lua de mel em um lugar de praia, por exemplo, muitas vezes preferem esse tipo de procedimento por sua eficácia, afinal, depois de algumas sessões as noivas se verão livres dos seus pelos para sempre. 

Como todo procedimento estético, é preciso pensar em sua logística com antecedência. Quando a cabeça dos noivos só tem tempo para as questões burocráticas e para decidir sobre os itens da decoração do casamento, dificilmente poderão dedicar-se à sua beleza. Por isso, se estão prestes a subir no altar, organizem-se para que esses tratamentos sejam feitos no tempo certo. E se tinham dúvidas sobre o laser, esse artigo é para vocês.

As verdades sobre a depilação a laser

  • “Deve-se fazer a depilação com antecedência” 

Para conseguir manter-se devidamente depilada tanto no casamento como na viagem de lua de mel, faça o tratamento com antecedência. O ideal é que faça a última sessão de depilação, no mínimo, três de semanas antes do casamento.

  • “Só se usa a luz para depilar” 

A depilação com laser consiste na aplicação de uma luz muito intensa e seletiva, que concentra sua energia para eliminar o folículo piloso de forma individual, e por isso tão eficaz.

  • “O laser deixa a pele lisa e sedosa”

Ao mesmo tempo que depila, o laser deixará a sua pele mais suave, lisa e rejuvenescida pelo efeito estimulante da luz sobre o colágeno.

  • “Pode depilar todas as zonas com o laser, inclusive as mais sensíveis” 

Geralmente qualquer parte do corpo que contenha pelos é apta para passar por uma depilação a laser (virilha, pernas, axilas, braços, costas, área facial etc). A técnica é perfeita, especialmente, para as áreas que são intolerantes à depilação tradicional, e muitas mulheres às vezes apresentam alergia na virilha ao utilizar a depilação com cera ou cremes.

  • “Pelos muito finos, loiros e brancos não são removidos com laser”

É sempre recomendável fazer uma avaliação preliminar do paciente, para ver se o seu cabelo tem melanina suficiente para ser tratada. Fique tranquila, há solução para tudo!

Mentira e mitos sobre essa técnica 

  • "A depilação a laser é a mesma em todos os centros de estética"

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta que qualquer procedimento com laser seja feito, exclusivamente, por um médico dermatologista. Logo na primeira consulta o dermatologista realiza um histórico profundo do paciente analisando o tipo de pele e cabelo, para conseguir realizar um tratamento correto e adequado ao paciente. Esta análise vai desde o tipo de pele, cor, profundidade e calibre do pelo ou cabelo. Portanto cuidado, informe-se sobre o centro escolhido.

  • “A depilação a laser é incômoda e dolorosa”

Geralmente é muito bem tolerada a sensação que o laser causa. Ela pode ser comparada a "pequenos golpes" na pele. Só sentirá uma sensação momentânea de calor e dor. Caso tenha muita sensibilidade na pele poderá ser aplicada uma pomada anestésica ou um gel suavizante. Normalmente o tratamento incomoda mais quem tem a pele morena e pelos grossos do que pessoas com pele clara e pelo fino.

  • “Pode ser feito o tratamento a qualquer momento”

Não deverá fazer a depilação a laser se tomou sol em excesso, se fez sessões de bronzeamento artificial recentemente ou se usou autobronzeador em menos de um mês. Também não é adequado se for fotossensível, se está grávida, se for diabética ou se fez depilação há pouco tempo com pinça, cera ou até com depilador elétrico. Informe-se muito bem antes de se submeter a esta técnica.

  • “Pode danificar a pele e é menos seguro que outros processos”

A depilação a laser é um método seguro que elimina os pelos e não agride a pele. Tem que levar em conta que não é uma radiação que se acumula no organismo, portanto não traz consequências nocivas à pele, e nem para a saúde. Para mulheres com excesso de pelos por problemas hormonais este método funciona melhor que qualquer outro tipo de tratamento.

  • “Pode bronzear-se logo no dia seguinte”

A maioria das noivas faz de tudo para estarem com o bronzeado em cima no casamento. Mas, após a sessão de depilação, é recomendável aguardar uma semana, no mínimo, antes de bronzear-se. Lembre-se também de que, após a depilação a laser, deve passar protetor solar no local tratado.

  • “É um tratamento caro”

Pense no quanto já gastou com cremes depilatórios, depilação com cera e também no tempo que se perde. Se fizer as contas, verá que compensa. É um investimento que irá proporcionar tranquilidade, já que não terá que pensar sobre isso com a mesma frenquência de antes.

A primeira coisa a se fazer antes de investir em algum procedimento de beleza é informar-se sobre ele. Sempre há muito mitos entorno das técnicas novas, e o laser, ainda que não seja recente, sempre deixa algumas perguntas no ar. Depois de ler este artigo, busque um centro com profissionais de excelência, e não se preocupe. Você estará radiante no dia em for lançar o seu buquê de flores!