Nosso Conto
Nosso Conto

Marcar a data e encomendar os convites do casamento são pontos de partida para a realização de um sonho, mas ele realmente tem início antes dos convites. Sim: tem início, oficialmente, quando o casal envia o Save the Date para os convidados, um aviso para que "salvem a data", guardem o dia para vocês. A partir dessa reserva a contagem regressiva para o grande dia chega com tudo, e uma das formas mais práticas para que os amigos e familiares confirmem que poderão estar presentes é o Save the Date virtual. 

Independentemente do estilo e do tamanho da cerimônia, é importante saber quem realmente irá comparecer, especialmente em tempos de nova normalidade, em que os protocolos, por uma questão de saúde, diminuíram a quantidade de pessoas em cada evento. Então saibam mais sobre essa opção virtual, e que comecem os preparativos! 

Oh!Personalizados
Oh!Personalizados

Uma alternativa prática e segura

Até um tempo atrás, o convencional era uma resposta via telefone, mas hoje não há nada mais comum do que fazê-lo virtualmente. Atualmente, com todas as mudanças que vieram a partir do conceito de uma nova normalidade, apostar pela comunicação virtual é uma alternativa que vale inclusive para os convites de casamento, já que evita contatos desnessários, prezando por um protocolo de segurança e saúde que envolve os casais e seus convidados. 

Velocidade da resposta

Grande aliado dos casais, o Save the Date é uma ferramenta fundamental para que possam planejar a cerimônia e a festa sabendo exatamente quem estará presente. São muitos os itens que dependem do número de pessoas que vão comparecer, passando principalmente pelo buffet, mas que inclui a quantidade de mesas, cadeiras, a proporção do bolo do casamento etc, itens que são encomendados levando em conta essa estimativa. Assim, com um Save the Date virtual a confirmação e as respostas podem chegar muito mais rapidamente.

Ariele Oliveira
Ariele Oliveira

Como proceder?

Façam um link na sua própria página de casamento 

Casamentos.com.br oferece aos casais a bela opção de montar um site especial para o seu casamento (a partir deste link podem fazer uma página para vocês). Ao colocarem a página no ar (com recomendação de uma antecedência de 6 meses), incluam uma aba em destaque para que os convidados sejam direcionados ao "Save the Date".  Essa é uma ótima maneira para deixar clara a necessidade da resposta de cada um o mais rápido possível. Muitas pessoas respondem de última hora, às vezes na semana anterior, mas na página você terão liberdade para ressaltar a urgência da confirmação por meio de recados carinhosos (e insistentes!). 

Personalizem a página para atrair os convidados

Fizeram um ensaio pré-casamento? Se a respostas é sim você devem estar ansiosos para mostrar o resultado. Esse pode ser o momento perfeito para dar um gostinho do que virá para os amigos e familiares. Ainda deixará o Save the Date mais pessoal! Se não fizeram um ensaio podem personalizá-lo com o tema escolhido para a decoração do casamento, por exemplo. O importante é chamar atenção para o link!

Um e-mail para todos os convidados 

Essa é outra forma de enviar um Save the Date, que, em alguns casos, pode ser mais direta com um link. Mas requer também uma personalização (para tornar tudo mais charmoso), um design que remeta a vocês, e o mais importante: a certeza que têm uma lista completa com todos os convidados, incluindo aqueles que já estão confirmados, pela proximidade, como seus pais, a família próxima e o amigos do coração.

Peçam ajuda aos profissionais

Se não desejam se ocupar diretamente das respostas e confirmações, podem (e devem!) acionar os profissionais que estão ao seu lado no planejamento do enlace. Os assessores, cerimonialistas ou weddig planners terão ferramentas para fazer essa confirmação virtual. Conversem e cheguem a um consenso sobre o que será melhor e mais prático para vocês.

Ariele Oliveira
Ariele Oliveira

Cuidados com as respostas

Atenção com os e-mails que voltam e o spam

Uma checagem diária é bem favorável para que o planejamento seja perfeito, por isso confiram e atualizem com a aquipe de assessores todas as informações dos convidados que chegarem. Só não se esqueçam de checar constantemente o spam, que pode prender algumas respostas, por um descuido corriqueiro e não perceber, portanto atenção.

Cada ponto, vírgula, uma letra ou um acento no lugar errado impedirá que seu e-mail seja entregue. Antes de se descabelarem na hora da confirmação dos convidados, fiquem muito atentos nos dias seguintes ao envio. Se um e-mail voltou, confirme o endereço para enviá-lo corretamente.

Digam como eles receberão o convite

Você está mandando o "save" virtual, mas pretende enviar um convite impresso por correio porque apreciam a tradição? Então não deixem de dizer aos convidados para que fiquem atentos às caixas do correio ou, do contrário, se devem ficar atentos à caixa de entrada!

Tenham um plano B

Vocês podem não viver sem um smartphone e internet, mas por mais difícil que seja acreditar, ainda existem pessoas que não estão tão inseridas nesse mundo, ou que se quer checam seus e-mails. Conheça sua lista de convidados e saiba para quem o save virtual pode não chegar e optem por outra alternativa.

Bellagi Convites
Bellagi Convites

Organizar um dia que requer tantos detalhes para acontecer não é tarefa fácil, mas o Save the Date, acreditem, é um passo fundamental para outros serviços comecem a ser colocados em prática, já que existem muitos outros profissionais que dependem do número de convidados que vocês terão para adaptar orçamentos e estilos. O Save the Date virtual dará muita tranquilidade ao casal, tudo com um só clique!