Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Vale a pena pedir empréstimo para cobrir gastos com o casamento?

Realizar o casamento é o desejo de todos os casais. Mas será que vale a pena pedir um empréstimo para pagar todo os gastos? Veja as vantagens e desvantagens em assumir essa dívida.

Rafael Fontana Photography

Quando o casal sente que “agora é pra valer”, que o relacionamento é profundo, sabe que o próximo passo é partir para o casamento. Marcar a data e sonhar acordado em como será o evento mais marcante da vida acaba tendo prioridade e esquecem que casar requer estar bem prevenidos financeiramente. Normalmente, o primeiro passo é sempre definir quando casar.  Porém, deveria ser: estamos preparados financeiramente para arcar com os gastos?  É nesse momento de muita ansiedade que vem a tentação de pedir um empréstimo para poder realizar o desejo. Mas será que vale a pena?

Planejamento

O ideal é que estipulem, logo de início, o perfil do casamento que podem realizar e estabeleçam quanto poderão gastar, imprescindível para ter controle da situação. Para isso estamos aqui, para ajudar, vá ao nosso portal, procure por Meu orçamento de casamento. Vocês encontram uma planilha com todos os itens necessários para terem uma estimativa de qual o valor será necessário para cobrir todas as despesas com o casório.  Muitos noivos são obrigados a abrir mão de alguns detalhes. Planejar e se organizar com um bom tempo de antecedência é o grande aliado dos casais precavidos. Portanto mãos à obra, comece a orçar o custo dos seus sonhos. Mantenha sempre as nossas planilhas atualizadas assim terá o custo real e saberá se pode arcar de imediato ou necessita de uma ajuda financeira.

Desvantagens

  • Embora alguns bancos tenham reduzido as taxas de juros para empréstimos pessoais, essas ainda são altas e podem comprometer uma boa parte do salário.
  • As facilidades de conseguir um crédito pessoal são grandes e muitas vezes gera pedidos de empréstimos maiores do que os realmente necessários.
  • As multas e penalizações, no caso de inadimplência, podem gerar sérios problemas e dívidas ainda maiores ao casal.
  • Os custos com o contrato e validação da documentação são muito elevados.
  • Muitas vezes há taxas embutidas nos contratos que só depois são conhecidas.
  • Segundo especialistas financeiros, o empréstimo só é uma boa solução se a pessoa estiver muito endividada e não tem outra forma de pagar suas contas.
  • Vocês irão iniciar uma nova vida já com uma alta prestação.

Vantagens

  • Rapidez e facilidade ao crédito, muitas vezes pode até ser feito on-line.
  • A burocracia exigida no banco é muito mais simples que em outros tipos de financiamento
  • Os juros do crédito pessoal são mais baixos que os juros cobrados pelo cartão de crédito ou o cheque especial.
  • Os prazos oferecidos pelas instituições bancárias são diversos, permitindo ao casal adequar às prestações às suas condições financeiras.

Como podemos notar, o empréstimo só vale a pena quando, no decorrer da organização do casamento, surgir um gasto necessário que não estava programado e vocês não têm como assumir. Se vocês ainda não marcaram a data, mas já estão planejando, saibam que existem outros recursos de crédito. A poupança é uma boa opção já que não tem valor fixo, basta o casal ser perseverante. Outro caminho é o consórcio para casamento, que tem vários prazos diferentes para o pagamento, entre um e quatro anos, mas que os isentam o início de uma nova vida com dívidas.