Matheus Silva Fotografia

Assim como antigamente era difícil encontrar uma mulher que buscava inovar e dar toques de cor ao vestido de noiva, também não era comum que, ao decidirem se casar, um dos noivos não possuíssem o desejo de ser pai ou mãe. Mas hoje em dia as decorações de casamento se reinventam, as vestimentas dos noivos e dos convidados são das mais variadas formas, e é cada vez mais comum casais que decidem enviar o convite de casamento sem pensarem em serem pais no futuro. Isso tem se tornado cada vez mais comum e não é um problema, só se uma torna uma questão mais séria quando o casal não entra em acordo: um sonha em ter filho(s) e o outro não.

Uma evolução das liberdades

Antes de entrarem no embate, é preciso entender que a decisão de não querer ter filhos hoje em dia se mostra mais presente por uma evolução da nossa sociedade. Ainda que hoje hajam resquícios, há poucos anos atrás quem expressasse esse desejo muitas vezes era punido por uma moralidade que impunha um comportamento. Muitas pessoas nem se permitiam cogitar se o real desejo existia ou se simplesmente atendiam a um padrão já imposto. Hoje em dia muitos se sentem livres em colocar seu posicionamento sem que uma parcela de culpa o persiga. Por isso, entenda o seu par e veja como solucionar essa questão de forma saudável e respeitando as decisões de cada um.

Senff & Marchesine Foto e Vídeo

Converse antes de decidirem se casar

Essa conversa deve surgir antes de vocês pensarem nos modelos de convite de casamento. Se decidiram dar esse primeiro passo de se unirem e oficializarem a sua relação, provavelmente já conhecem a opinião de um e do outro sobre o assunto. Caso ainda não tenham tocado no tema e já estejam programando e decidindo quais serão os modelos das lembrancinhas de casamento, tirem um momento para poderem conversar sobre isso. É fundamental.

Uma questão de tempo?

Muitas vezes a questão se soluciona de maneira muito mais fácil do que imaginavam. Antes de terem uma boa conversa, pode ser que se desentendam e, por simples comentários, acreditem que um quer e o outro não, quando na verdade o que o outro pensa é que o momento não é o ideal. Às vezes a falta de comunicação gera desentendimentos que podem ser resolvidos com poucas palavras, o que vale tanto para a organização da festa como para os planos de futuro. Tentem entender se o seu(a) companheiro(a) não quer ter filhos ou se pensa em tê-los em outro momento, por pensarem que o tempo ideal ainda não chegou.

Daniel Silva Fotógrafo

Tentar entender os motivos

Entender a opinião do seu(a) companheiro(a) e os motivos que os levam a ter os desejos diferentes do seu é muito importante. De nada adianta apenas saber se um quer filhos e o outro não, saibam os motivos que os(as) fazem ter essa posição, se coloquem no lugar do outro. Assim como encontram as soluções para as diferentes opiniões na organização do casamento, desde a decisão sobre se deveriam se casar, e quando poderiam concretizar tudo, até a escolha das flores para casamento que vão compor o décor, vocês também podem encontrar soluções sentando e ouvindo os motivos de um e outro. Muitas vezes é possível mudar de opinião depois de escutar com atenção e abrir a cabeça para novas possibilidades, e para isso é preciso receber explicações sobre os reais motivos para que cada um pense de uma determinada forma.

O quanto isso te afeta

E se depois de conversado, explicado e decidido vocês perceberem que o outro não irá mudar de opinião, é a hora de pensar com você mesmo(a) o quanto isso te afetará. Você poderá seguir em diante e construir um futuro e uma vida ao lado do seu par com esse posicionamento oposto ao seu, ou acredita que pode abrir mão do que pensa e encontrar uma forma de viverem juntos sem ter o futuro como imaginava? É imporante entender o peso que essa decisão tem.

Luiz Filho Fotografia

Questões complicadas como essas exigem muito diálogo. Não é em apenas uma discussão que se irá decidir este ponto do futuro que exige tanto dos dois. Diferente de quando um opinava sobre um sabor para o bolo para casamento ou mesmo as diferenças entre uma escolha da playlist com as músicas para casamento, ter filhos é uma decisão que pede muita cumplicidade entre vocês, para depois tomarem a decisão definitiva.