Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como conciliar as carreiras dos dois e ter tempo para o amor?

Equilibrar a vida profissional com o relacionamento é um grande desafio para os casais apaixonados. Veja como conseguir se dedicar à carreira sem prejudicar o convívio com o seu amor.

Diferente do passado, os casais hoje em dia investem muito tempo no trabalho para ter sucesso na carreira e estabilidade financeira. É o maior dilema da atualidade e afeta a maioria dos casais que necessitam equilibrar a carreira com o relacionamento. É preciso muito jogo de cintura e compreensão para digerir o processo de trabalho que o outro está enfrentando e, principalmente, não deixar afetar o convívio harmonioso que sempre mantiveram.

Depois de um longo percurso entre livros, diplomas e vários beijos até chegar aos convites do casamento, não podem permitir que a rotina de trabalho atrapalhe a felicidade. Portanto, se não puderem estar juntos em um jantar de família ou na degustação do bolo do casamento que um dos dois terá de ir sozinho, por compromissos profissionais, entendam sem frustrações. O mesmo com você que, várias vezes, terá que abrir mão de momentos especiais a dois para investir na sua carreira.

Saber dosar

O casal precisa entender que ambos terão necessidades profissionais e para a união funcionar os dois têm que dimensionar todos os setores da vida. Cada vez mais as empresas exigem o empenho dos funcionários, tornando comum um certo afastamento da família. É normal ter que se ausentar por viagens profissionais, trabalhar aos finais de semana ou reuniões até tarde. O perigo mora aí, se o casal não souber dosar e colocar alguns limites permitindo que o relacionamento seja abalado. Não perca aquela sensação de alegria que sentiu ao dançar as músicas românticas do casamento, fuja eventualmente da rotina profissional para namorar, dançar ou apenas para um rápido beijo.

Não leve o trabalho para casa

Outro grande erro é quando o casal se acostuma a fazer consultas profissionais assim que encontra o parceiro, e que isso se repita muito. Dividir as ansiedades e as expectativas profissionais é ótimo, mas, caso o tema principal do diálogo sempre esteja relacionado ao trabalho, a relação tende a entrar em colapso. O casal deve habitualmente dialogar sobre tudo e dar a mesma importância a todos os setores das suas vidas em comum. Seja seus desejos profissionais, idealizar a decoração da festa de casamento ou a cor das paredes da sala nova.

Evite as cobranças

Se o parceiro está num momento profissional crucial em que necessita se ausentar, a compreensão será o grande aliado do relacionamento. Por mais que seja difícil escolher os modelos de convite de casamento ou visitar os espaços para a festa sem o seu futuro marido ou futura esposa, entenda o quanto é necessário o total apoio e entendimento do outro. As cobranças constantes podem afetar o momento único que estão vivendo e gerar discussões desnecessárias. Explique carinhosamente que seu vestido de noiva de renda você pode procurar sozinha, mas que precisa dele ao seu lado apenas para recarregar as suas baterias, mesmo que por pouco tempo. E o mesmo vale para ele.

Carinho é sempre bem-vindo

Se a vida estiver corrida e os momentos a dois estiverem escassos por compromissos profissionais, não esqueça de mimar o seu amor quando estiverem juntos. Muitas vezes estamos para fechar um grande negócio ou tão estressados pelos gastos com o buffet e as flores do casamento que esquecemos de aproveitar instantes mágicos que são muito importantes.

Para manter a harmonia no relacionamento e ter uma vida a dois plena a cumplicidade e a coerência são essenciais. Assim, quando as portas da igreja se abrirem e vocês, pela primeira vez, puderem se ver com o vestido de noiva perfeito e o traje elegante que ele veste, os dois saberão que fizeram a escolha certa. E esse é o mesmo sentimento que terão quando, no meio de uma reunião de trabalho, um ou o outro enviar uma mensagem carinhosa com uma frase curta de amor.