Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

5 Itens para se ter em mente se estão pensando em aumentar a família!

Se estão se preparando para o primeiro filho, devem saber que há cuidados essenciais que devem tomar antes mesmo do início da gestação. Se estão começando a amadurecer a ideia de terem um bebê, vejam quais os primeiros cuidados em que devem pensar.

Casamentoscombr
Casamentoscombr

Tomar a decisão de subir ao altar e dizer "sim" a uma nova etapa da vida de casal não é fácil. Quem está prestes a dar esse passo sabe como analisaram muitas questões antes de decidirem se era o momento correto para oficializarem a união. E se há tantas preocupações antes de se casar, quem dirá antes de se decidirem sobre ter filhos. Se já estão pensando neste tema, é preciso ter atenção sobre algumas questões, até tomarem uma decisão definitiva.

Se antes pensavam apenas na logística para viverem juntos, agora tenham em mente que essa decisão irá transformar bastante a vida de vocês, por isso conversem muito e considerem os cuidados principais a serem analisados antes de darem as boas-vindas a um novo (e muito especial) membro da família!

Studio Charlie Rabello

1. Pensem na preparação psicológica

A variação de hormônios em uma gravidez afeta diretamente o psicológico da mulher, e o entorno do parceiro também irá mudar, claro. Por alguns meses um turbilhão de emoções e sentimentos poderão aparecer. Converse com o seu par e o seu médico, se prepare antes e saiba como lidar com tantas mudanças físicas e emocionais, para que essa fase seja uma das mais especiais da sua vida. Muitas mulheres começam essa preparação psicológica antes da gravidez, para que a mudança hormonal não impacte negativamente o seu momento.

2. Como está a saúde da futura mamãe?

Uma gravidez sem risco demanda cuidados anteriores, e não apenas durante a gestação. Para os que programam esse momento, verificar os níveis das vitaminas que são fundamentais para a mãe e realizar exames de rotina é imprescindível. Quem sempre usou métodos anticoncepcionais pode ter que tomar vitaminas extras para preparar o útero para a gestação, por exemplo, e existem outros detalhes que apenas um médico poderá dizer a cada mulher. Veja com um profissional todas as medidas necessárias para que tenha uma gravidez saudável.

Studio Charlie Rabello

3. Grau de comprometimento do casal

Como já foi dito, o psicológico de uma mulher pode ser afetada, e muito, com a gravide. Para cada uma, isso vem de uma forma diferente, e vai além da mudança hormonal. Neste momento ela precisará de mais apoio e companheirismo do que o normal. Durante nove meses ela terá uma vida sendo gerada dentro de si, e  poder contar com o seu par enquanto está passando por esse processo incrível é fundamental.

E, além de importante, é o mais justo ter o pai do bebê ao lado para o que der e vier, nesses 9 meses em que o seu corpo passará por uma verdadeira revolução. É muito importante saber se vocês possuem o mesmo grau de comprometimento antes de tomarem a decisão em conjunto.

4. Como anda situação financeira?

Não se pode fugir deste item: o casal deve pensar em qual situação financeira se encontram. É verdade que, quando a gravidez não é programada, os pais encontram a maneira de fazer com que tudo dê certo ao final... Mas se vocês estão se preparando para essa fase com toda atenção, examinar a situação financeira é primordial. As suas prioridades irão mudar, elas estarão no novo membro da família, e ele/ela irá transformar para sempre a situação econômica de vocês.

Leandro Lima Fotografia

5. Pequenos hábitos, grandes mudanças

É bem possível que a rotina que levavam antes não possa ser mantida da mesma forma com o início da gravidez, e mudar hábitos de uma hora para outra pode ser muito difícil. Para vocês que já consideram a maternidade e a paternidade, e querem se preparar, podem ir mudando certos hábitos aos poucos para que, quando chegue o momento, a mudança seja mais fácil e leve.

Quando começarem a se preparar e encontrarem dificuldades, pensem na dica anterior do comprometimento de vocês dois, quem sabe o seu par não te ajude, e vocês consigam mudar juntos os hábitos de um e de outro, com incentivo mútuo? Seguem algumas dicas:

  • Diminuam o consumo de álcool e muita atenção ao cigarro (se possível, cortem já esse hábito!)
  • Comecem a levar a sério os exercícios físicos
  • Se alimentem melhor, com frutas, verduras e legumes
  • Façam um esforço para terem momentos de tranquilidade só entre vocês no final do dia, isso ajudará a criar mais conexão

Claro que esta jornada envolverá muitas outras decisões. Mas se nascer a vontade de serem pais, comecem a avaliar se estão no momento certo para essa etapa da vida tão importante e bonita. Considerem todos esses pontos e se preparem para que a gravidez seja uma fase deliciosa e inesquecível.

Outros artigos que podem te interessar