Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Transformando discussão em diálogo

Para que o relacionamento seja eterno e ainda mantenha o clima romântico do início do namoro é fundamental sempre transformar a discussão em diálogo. Você não quer correr o risco de perder seu amor por palavras erradas, então te daremos dicas.

 

Relacionamentos sólidos muitas vezes se danificam por causa de uma palavra mal dita ou até não falada. Uma simples tomada de atitude, como a noiva marcar a despedida de solteira em outra cidade ou a noivo triplicar o orçamento dos convites de casamento diferentes sem o prévio conhecimento do outro, pode gerar um desentendimento desnecessário. Casais que mantêm o costume de resolver tudo baseando-se em uma conversa sincera estão propensos a ter mais êxito na relação. Os que discutem, calorosamente, até pela cor base da decoração de casamento, podem nem chegar às portas da igreja. Vale lembrar que entre tantas emoções e expectativas no futuro, o sabor do bolo de casamento não merece uma guerra. Portanto, fiquem de olho nas nossas dicas para transformar a discussão em diálogo.

Cuidado com as palavras

Ter diplomacia para não magoar o outro é imprescindível sempre, até porque podemos falar a mesma coisa de diversas maneiras diferentes. Se o noivo disser que o tipo de decote que você está pensando em usar no vestido de noiva sereia é vulgar, pode te magoar profundamente. Já se ele apenas colocar que: "pode não ser apropriado para o dia", com certeza não terá o mesmo peso. Assim como, caso você afirme que com o vestido de festa vermelho a mãe dele não sobe no altar, ele pode se ofender, portanto apenas diga que o look da sogra é inadequado para a igreja. Escolher bem as palavras sempre será um bom aliado.

Conversar é saber ouvir

Para um bom diálogo, saber escutar o que o outro tem a dizer sem intromissão e com profunda atenção, se torna essencial. Uma distração quando se está falando algo que é de suma importância traz uma sensação de desfeita, e pode virar uma boa briga. Desde o início da vida a dois, quando organizam a festa do noivado, escolhem a decoração da igreja do casamento ou até sobre ter ou não ter filhos, todas as conversas têm que ser baseada na atenção ao outro para não fragilizá-lo.

Respeito é a base

Assim como você terá que "contar até três" para não surtar e discutir quando ele, o seu noivo também terá de trabalhar a sua paciência em muitos momentos. Algumas vezes um de vocês chegará mais tarde, de madrugada, porque saíram com os amigos, e mesmo depois de gastarem grandes quantias com o bolo decorado de casamento, chegará o dia em que um dos dois também irá exagerar com algum outro gasto, seja com um vestido de festa importado, objeto para a casa, ou algo de uso exclusivamente pessoal. O importante é que saibam respeitar até as atitudes do outro que não compreendem. Por isso, o respeito, é o alicerce que faz os casais completarem bodas de ouro.

Amar é saber pedir perdão

O orgulho pode destruir uma união sadia quando o outro não consegue enxergar seus próprios erros e exageros. Se, mesmo que inconscientemente, um dos dois passarem dos limites, seja por intolerância, mau comportamento ou por pura inconsequência, aprendam a ter humildade e peçam desculpas à pessoa que vocês mais amam.

 

Alessandro Fotografias

Lembrem-se, que na vida terão que tomar várias decisões sérias em conjunto e dilemas como os que enfrentaram para definir a lembrancinha de casamento ideal serão irrelevantes perto da realidade. Por isso, dizer exatamente o que pensa a respeito de qualquer assunto se torna primordial para uma união perfeita, mas deve-se levar em consideração a opinião do outro em tudo, com muita paciência e ternura, seja para resolver questões sobre as músicas românticas do casamento ou para a compra da futura casa.