Tom Reis Fotografia

Celebrar uma década ao lado da pessoa que escolheram é um grande privilégio para qualquer casal. Dez anos se passaram desde que vocês subiram ao altar: a noiva com mãos trêmulas segurando o buquê de flores e o olhar do noivo cheio de expetativas, e disseram “sim” para uma vida a dois. Ainda que alguns detalhes possam passar despercebidos, a verdade é que todos os dias dessa jornada merecem ser celebrados. As fotos do vestido de noiva provavelmente ainda os emocionam e todas as recordações mais marcantes do dia C com certeza estão guardadinhas em um lugar especial da memória. Existem muitas formas de celebrar esse amor que amadureceu durante dez anos e, ainda que não pensem em um grande evento com as músicas do casamento que escolheram anos atrás, podem optar por uma petit reunião com as pessoas mais íntimas. 

O aniversário de 10 anos de matrimônio é chamado de Bodas de Estanho ou Zinco, e é uma das datas mais celebradas pelos casais, ao lado das Bodas de Prata (25 anos) as Bodas de Ouro (50 anos). A cada celebração de casamento é dado o nome de um metal que, de acordo com a quantidade de anos de convivência, e à medida que o tempo passa, os materiais vão se tornando mais resistentes e valiosos, como as próprias relações. Seja com um simples jantar para o casal, à luz de velas, ou uma festa com vários convidados, o importante é que não deixem o dia passar em branco. Nós te daremos algumas dicas.

Andressa Dionisio

Uma década depois: aceitação e proteção

O significado das Bodas de Estanho ou Zinco está intimamente ligado às características desses metais. O estanho é maleável, atributo dado aos casais que experimentam uma década convivendo lado a lado. Depois de conhecer todas as qualidades e defeitos do parceiro, é inevitável estarem suscetíveis a possíveis desentendimentos cotidianos mas, ao mesmo tempo, também aprenderam a ser flexíveis, aceitando todas as particularidades “menos fáceis” da personalidade do outro.

Já o zinco é conhecido por sua propriedade de servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo. Em uma comparação direta às bodas de 10 anos é fácil entender porque esse metal está presente. Os casais desenvolvem todas as ferramentas para proteger a relação contra os pontos negativos e que interferem na construção de uma vida a dois saudável. 

Carlos Kill Fotografia

Ensaio do casal: dicas profissionais para as fotos

Uma das formas de celebrarem os 10 anos e ainda se presentearem com algo especial é contratar um profissional para produzir um belo ensaio fotográfico, e vocês terão essa lembrança para sempre. Para o fotógrafo Tom Reis, à frente do estúdio Tom Reis Fotografia, a maior diferença ao fotografar um casal antes de seu casamento e depois de 10 anos é poder se aproximar mais deles e comovê-los com perguntas e afirmações de como é bom viver uma vida a dois. "Assim conseguimos fazer com que os casais se entreguem às fotos", explica. Para ele, alguns dos cenários ideais para esse tipo de ensaio seriam lugares que o casal gosta muito de frequentar. "Algum lugar em que se sintam em paz, o local onde se casaram ou mesmo onde se conheceram", explica ele, que também acredita que para deixar esse tipo de sessão mais interessante é preciso ir além da fotografia.

Para os casais que gostariam de levar os filhos nesse aniversário de 10 anos para fazerem um novo álbum de família, Tom explica que a melhor dica é sempre captar o momento das crianças para otimizar as fotos. "É importante ter sempre uma comunicação com todos ali presentes, para não deixar faltar assunto e risadas, e assim captar de forma natural as fotos com as crianças". Com toda a experiência acumulada produzindo belas sessões fotográficas de casais, Tom ainda sugere belas ideias para incrementar o momento do ensaio. "Pedir para que o casal escreva uma carta para o(a) companheiro(a) contando o quanto evoluíram neste tempo juntos, o que conquistaram e o que gostariam de ressaltar, e deixar essa carta para lerem ao final do ensaio e captar toda emoção de uma forma bem espontânea", sugere.

E, para aqueles que acreditam que não levam jeito para esse tipo de fotografias, Tom é enfático. "Não acredito que existam casais tímidos ou casais não fotogênicos, mas creio na empatia entre o profissional e o cliente, em nos colocarmos no lugar do outro, trazer a realidade do casal para as fotografias e fazer com que se sintam à vontade na frente da câmera", conclui. Com essas dicas, impossível não se sentirem confortáveis na frente das câmeras.

Tom Reis Fotografia

Renovação de votos

Além da possibilidade de criar uma lembrança valiosa como um ensaio fotográfico, vocês podem tornar esse aniversário ainda mais simbólico, optando por fazer uma renovação dos votos do matrimônio. Ali podem trocar frases curtas de amor, falar sobre a trajetória dos dois nesses dois anos ao lado e, principalmente, externar os desejos que ambos têm para o futuro como casal e como família. Escolham um lugar que transmita paz, que pode ser um ambiente fechado, como uma capela, ou um local ao livre onde possam recriar um altar. Contem a presença de um celebrante e com amigos que acompanham a vida de vocês de perto.

Fazenda Dumont Eventos

Estanho ou zinco na decoração

Se decidirem investir em uma festa para celebrar a ocasião, com certeza a organização trará todas as recordações de quando  estavam pensando na decoração da festa de casamento e todos os detalhes do dia C. Ainda que se trate de um evento diferente, a emoção sempre acompanhará os casais, e para ambientar o local escolhido, podem usar peças decorativas de estanho ou zinco. A tonalidade metalizada com certeza pode ser usada nos vasos dos arranjos de flores, nos porta-retratos com fotos do casal, porta-guardanapos e até em quadro de assinaturas para que os convidados deixem sua marca.

Espaço Felicitá

Dez anos são uma vida, e só vocês podem saber o quanto cresceram juntos nesses últimos anos, e o quanto merecem celebrar essa grande aventura chamada casamento. O estilo da comemoração depende da personalidade de cada casal, seja com um vestido de festa luxuoso e com toda as pompas, ou comendo uma tortinha simples de chocolate com família, que exiba no topo dois noivinhos de bolo de casamento. Seja como for o imporante é que não deixem de celebrar aquilo que deve ser considerado maior conquista dos dois: a capacidade de oferecer, aceitar e aprender com o amor. Feliz Bodas de Estanho/Zinco!