Beto Jeon Photography

Depois de um pedido inesquecível em que a resposta só poderia ser “sim, eu aceito”, vocês dois passaram a pensar no dia C com todas as expectativas. Escolheram juntos a decoração de casamento, decidiram quais cores combinavam com o estilo do casal, pesquisaram os modelos de convite de casamento e os seus orçamentos, e só na hora de experimentar o vestido de noiva perfeito se desgrudaram, já que essa deveria ser uma surpresa para o noivo! Depois de casados essa cumplicidade deve permanecer, especialmente dentro de casa, dentro do lar em que vocês amadurecem juntos esse amor. E, para que essa harmonia aconteça, é fundamental dividir as tarefas.

Evelyn Dias Fotografia

Planejamento é tudo

Hoje em dia existem modelos de família de todos os jeitos, com suas particularidades, seus tempos, suas manias etc, e é isso que torna cada uma especial. Em alguns casos marido e mulher trabalham fora, em outros, apenas um dos dois, enquanto o outro se envolve mais com as tarefas domésticas, mas a verdade é que, na maioria das vezes, as mulheres ainda se encarregam dos serviços da casa de forma mais comprometida, e mesmo quando já trabalham fora, muitas delas chegam em casa e fazem a limpeza sozinha, e esse cenário não é bonito.O trabalho doméstico, especialmente depois de ter filhos, é estressante e, se não é dividido, pode levar a pessoa que se encarrega a um nível alto de frustração. Por isso planejar a rotina de casa é tão importante, e tenham certeza: depois de ter planejado toda a decoração de casamento rústica e feito uma programação impecável para todo o casamento, organizar a arrumação da casa será moleza! Para facilitar, algumas dicas:

  • Separem dias da semana em que ambos tenham disponibilidade, ou façam a cada semana um calendário colocando os momentos livres de cada um que podem ser dedicados ao lar
  • Cada pessoa tem uma habilidade diferente. Entre os casais sempre existe alguém que cozinha melhor ou que consegue organizar armários ou aspirar a casa com mais rapidez. Dividam as tarefas segundo a suas habilidades e, claro, segundo a boa vontade para fazê-las. Ninguém ama lavar um banheiro, mas isso é fundamental, então façam um rodízio semanal para dar mais descanso ao outro, e isso vale para todas as atividades "menos prazerosas".
  • Se alguém está sobrecarregado no trabalho, o outro deve sempre tentar amenizar a situação, seja o marido ou seja a mulher. 

Dono de casa, sim senhor

Os tempos mudaram e, para os rapazes que acreditam que cuidar da casa é uma tarefa da mulher porque elas "têm mais jeito", um aviso importante: a casa é dos dois, e ambos devem cuidar do seu lar. Mulheres não têm mais habilidade em serviços domésticos, elas apenas foram criadas de forma diferente e, para que a sociedade evolua, alguns conceitos também devem evoluir. Assim como os buquês de flores do campo ganharam novas releituras, e a gravata borboleta voltou a estar na moda, os costumes também mudam.

Por isso, noivos: não tenham vergonha. Coloquem seus aventais e luvas, e mãos à obra! A sua esposa com certeza ama receber rosas que a façam recordar do seu buquê de noiva vermelho, mas ela irá amar acordar um fim de semana e ver que você já começou a limpar a casa sem que ela pedisse. Não existe prova de amor maior do que poder contar com o outro em todos os aspectos da vida a dois, e isso vale para a casa, tornando a rotina do outro sempre mais fácil. 

Aline Ribeiro Fotografia

O casamento deve ser um eterno aprendizado, onde homens e mulheres caminham juntos e olham para o futuro com as mesmas expectativas. E, para que os grandes planos sejam colocados em prática, os pequenos planos devem estar em perfeito funcionamento, o que vale para a casa de vocês. Lembrem-se do quanto foram felizes ao dançar as músicas de casamento, fazendo uma coreografia a dois bem sincronizada. Essa sincronia deve estar do dia a dia do casal, deixando a vida mais leve e divertida.