Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Dividindo as tarefas da casa: homens e mulheres em equilíbrio

Muitos casais dizem que os tempos mudaram, mas como realmente estão sendo repartidas as tarefas domésticas? Homens e mulheres podem (e devem) dividir os trabalhos do lar para não sobrecarregar ninguém, e para que vivam uma sintonia real e saudável.

Beto Jeon Photography

Depois de um pedido inesquecível em que a resposta só poderia ser “sim, eu aceito”, vocês passaram a pensar no dia C com todas as expectativas. Escolheram a decoração do casamento, com o estilo do casal, pesquisaram sobre os modelos de convites e os seus orçamentos, e só estiveram lado a lado nessa maratona de tarefas que exige a organização de um enalce. E depois de casados nada mais justo que essa cumplicidade permaneça, especialmente dentro de casa, dentro do lar em que vocês amadurecem esse amor. E, para que essa harmonia aconteça, é fundamental dividir as tarefas de forma igualitária.

Evelyn Dias Fotografia

Planejamento é tudo

Hoje em dia existem modelos de família de todos os jeitos, com suas particularidades, seus tempos, suas manias etc, e é isso que torna cada uma especial. Em alguns casos marido e mulher trabalham fora, em outros, apenas um dos dois, enquanto o outro se envolve mais com as tarefas domésticas, mas a verdade é que, na maioria das vezes, as mulheres ainda se encarregam dos serviços da casa de forma mais comprometida, e mesmo quando já trabalham fora, muitas delas chegam em casa e fazem a limpeza sozinha, e esse cenário não é bonito.O trabalho doméstico, especialmente depois de ter filhos, é estressante e, se não é dividido, pode levar a pessoa que se encarrega a um nível alto de frustração. Por isso planejar a rotina de casa é tão importante, e tenham certeza: depois de ter planejado todo casamento, com uma programação impecável, organizar a arrumação da casa será moleza. Para facilitar, damos algumas dicas:

  • Separem dias da semana em que ambos tenham disponibilidade, ou façam a cada semana um calendário colocando os momentos livres de cada um que podem ser dedicados ao lar
  • Cada pessoa tem uma habilidade diferente. Entre os casais sempre existe alguém que cozinha melhor ou que consegue organizar armários ou aspirar a casa com mais rapidez. Dividam as tarefas segundo a suas habilidades e, claro, segundo a boa vontade para fazê-las. Ninguém ama lavar um banheiro, mas isso é fundamental, então façam um rodízio semanal para dar mais descanso ao outro, e isso vale para todas as atividades "menos prazerosas".
  • Se alguém está sobrecarregado no trabalho, o outro deve sempre tentar amenizar a situação, seja o marido ou seja a mulher. 

Dono de casa, sim senhor

Os tempos mudaram e, para os rapazes que acreditam que cuidar da casa é uma tarefa da mulher porque elas "têm mais jeito", um aviso importante: a casa é dos dois, e ambos devem cuidar do seu lar. Mulheres não têm mais habilidade em serviços domésticos, elas apenas foram criadas de forma diferente e, para que a sociedade evolua, alguns conceitos também devem evoluir. Os costumes, assim como tradições de casamento que ganham novas releituras, também mudam.

Por isso, noivos: não tenham vergonha. Coloquem seus aventais e luvas, e mãos à obra! Talvez a sua esposa com certeza ama receber rosas, mas ela com certeza irá amar acordar um fim de semana e ver que você já começou a limpar a casa sem que ela pedisse. Não existe prova de amor maior do que poder contar com o outro em todos os aspectos da vida a dois, e isso vale para a casa, tornando a rotina do outro sempre mais fácil. 

Aline Ribeiro Fotografia

O casamento deve ser um eterno aprendizado, onde homens e mulheres caminham juntos e olham para o futuro com as mesmas expectativas. E, para que os grandes planos sejam colocados em prática, os pequenos planos devem estar em perfeito funcionamento, o que vale para a casa de vocês. Lembrem-se do quanto foram felizes ao dançar as músicas do casamento, fazendo uma coreografia a dois bem sincronizada. Essa sincronia deve estar do dia a dia do casal, deixando a vida mais leve e divertida.

Outros artigos que podem te interessar

  • O seu bolso pós-casamento vai agradecer: 5 dicas para organizar as finanças depois do
    Conselhos para a vida em casal
    O seu bolso pós-casamento vai agradecer: 5 dicas para organizar as finanças depois do "sim"
    Ter um orçamento funcional e estruturado depois do grande dia é necessário para seguir economicamente felizes! Não é uma tarefa muito simples, mas não precisa ser um problema. Confiram esses conselhos práticos de um especialista financeiro!
  • Maratona irresistível para o casal! As 11 melhores séries do momento
    Conselhos para a vida em casal
    Maratona irresistível para o casal! As 11 melhores séries do momento
    Sofá com o seu amor: um programa de casal divertido e prazeroso é sempre recomendável. Agregando entretenimento e memórias afetivas, as séries podem ser aquele passatempo perfeito para um dia romântico. Confiram algumas dicas e aproveitem!
  • Metade da laranja ou laranjas completas?
    Conselhos para a vida em casal
    Metade da laranja ou laranjas completas?
    Encontrar a alma gêmea ou a combinação perfeita prevalece no imaginário das pessoas quando se trata de relacionamentos amorosos. A ideia inspira romantismo, mas o conceito e a busca incessante envolvem outras questões. Vamos refletir sobre isso?
  • Meditação a dois: as vantagens da prática em casal
    Conselhos para a vida em casal
    Meditação a dois: as vantagens da prática em casal
    Nunca meditaram? Experimentem começar juntos! Para os que costumam meditar individualmente, podem experimentar fazê-la a dois, uma ótima maneira de melhorar o relacionamento e afastar a ansiedade deste momento e dos dos preparativos do dia C.
  • 6 Livros perfeitos para casais que estão prestes a dizer
    Conselhos para a vida em casal
    6 Livros perfeitos para casais que estão prestes a dizer "sim"
    A leitura desenvolve a imaginação, a criatividade, o senso crítico e o conhecimento, mas também pode melhorar a comunicação entre duas pessoas. Confiram livros que auxiliam na descoberta de maneiras para manter a relação saudável.