Amazing Fotografia

Como um dos eventos mais importantes de todas as culturas os casamentos são cercados de tradições muito antigas. Por mais que os casais sejam descrentes ou desapegados as superstições permanecem até hoje e, com certeza, alguma delas ou a maioria são incluídas na sua cerimônia.

Casamento

Foi na Roma antiga que iniciou o costume da cerimônia de casamento, assim como as uniões de direito e o livre consentimento da mulher para se casar por sua própria vontade. Até mesmo a tradição da noiva se vestir de forma especial para o dia, durando até hoje e em várias culturas.

Buquê

Começou na época medieval, quando a noiva levava um ramo de ervas aromáticas para afastar os maus espíritos. Com o tempo as flores tomaram o lugar das ervas, inclusive cada flor trazendo um significado diferente.

Susy Asalim Fotografia

Vestido de noiva

Foi no sec. XIX que o uso do branco virou um hábito. Quando a Rainha Vitória casou de branco com Alberto de Saxe-Couburg e todas as noivas começaram a usá-lo. Até hoje é preferivelmente a cor escolhida pelas noivas do ocidente. Em outras culturas outras cores são preferidas. Na Índia, por exemplo, a noiva casa de vermelho, o branco só é usado pelas viúvas.

Véu de noiva

Este é um costume com diferentes vertentes, na Grécia antiga, acreditava-se que a noiva estando com o rosto coberto estaria isenta do mau olhado, a inveja de outras mulheres e do desejo ou cobiça dos homens.

Noivo do lado direito

Também um ritual antigo, da época dos anglo-saxões. Para ficar com a mão direita livre e poder sacar sua espada, o noivo ficava ao lado direito, caso houvesse uma investida para raptar a noiva.

Alianças

O costume vem dos antigos egípcios e hindus que, desde 3.000 A.C., já a usavam em sinal de compromisso ou pacto. O uso da aliança de noivado foi imposta pelo Papa Nicolau I no ano de 860, por um decreto que o instituiu e tornou-a obrigatória assim que os noivos demonstravam a intenção de se casar.

Atelier Ana'rt

Jogar arroz

Vem de um costume asiático, quando um Mandarim foi celebrar o casamento de sua filha fez com que uma chuva de arroz caísse sobre os noivos, para demonstrar sua riqueza e poder.

Bolo de casamento

Os antigos romanos tinham o costume de oferecer um pedaço de bolo às noivas para que não faltasse o básico e necessário ao casal. Esse costume segue até os dias atuais. Hoje, além de comerem, os noivos cortam o bolo “com as mãos unidas” desejando a boa sorte e felicidade para a vida de casados que estão iniciando.