Monique Angelis Fotografia
Monique Angelis Fotografia

O horário da cerimônia direciona todas escolhas do dia C, por isso se os convites de casamento são para uma cerimônia noturna é fundamental conhecerem os itens que só devem ser usados de noite. Por mais que desejem incluir alguns elementos que são especiais, algumas propostas podem não se adequar ao horário e é por essa razão que todas as decisões devem ser baseadas nessa questão, assim garantem que tudo seja perfeito e de acordo com o contexto.

Desde o cardápio, traje nupciais, os vestidos de festa das convidadas, complementos e peças usadas para a decoração do casamento, tudo deve ser definido levando em consideração que a festa se realizará à noite. Por isso, hoje mostramos dicas para um enlace noturno inesquecível.

Falcão Foto e Arte
Falcão Foto e Arte

1. Cardápio na medida

O menu do jantar normalmente é escolhido considerando a estação climática, mas também é fundamental que definam os ingredientes e itens do jantar priorizando o horário. Normalmente, a noite pede pratos mais leves: risoto, massa ou um peixe... Evitem pratos pesados como feijoada, por exemplo. Ideal se desejam que todos os convidados tenham apetite para experimentar o bolo decorado de casamento e os doces. 

Naomi Decorações
Naomi Decorações

2. Dress code 

Para a noite, o protocolo permite determinados trajes que em uma cerimônia de manhã seria impossível conciliar, especialmente se a ideia é um vestido de noiva sereia todo bordado com brilhos exuberantes. Portanto, se desejam um dress code especial para acompanhar a festa, à noite está permitido joias mais extravagantes, maquiagem metalizada, smoking e fraque para os homens arrasarem no estilo e saias volumosas. 

MRStudioBR
MRStudioBR

3. Velas, um toque especial

Coloridas, aromáticas e com formatos inusitados, as velas são indispensáveis para deixar todo o ambiente mais aconchegante, e há muitas formas de explorá-las.

  • Os candelabros com velas tornam a decoração das mesas do casamento super elegantes;
  • Luminárias de chão trazem um efeito fantástico  no jardim;
  • Velas perfumadas podem ser usadas em banheiros ou na área de descanso;
  • Caso o espaço tenha uma piscina ou lago coloquem arranjos com flores do casamento e velas flutuantes, ficam um charme

Dom Parma
Dom Parma

4. Varais de luz, muitas combinações

Alguns itens são perfeitos para ousar na ornamentação e deixar o espaço mais convidativo, é o caso dos varais de luz que podem ser usados tanto na área interna quanto externa, é possível ainda mesclar com bandeirinhas de tecido ou plantas, entre as lâmpadas. Mas,se preferem trazer uma pegada mais “boho” podem incluir pendentes com contas e cristais, ou também símbolos de metais deixando o varal cheio de personalidade.

HM Decorações & Locações
HM Decorações & Locações

5. O poder do fogo

À noite é possível enriquecer todo o décor usando a força do fogo, seja com uma lareira existente, caso a data esteja marcada para o inverno, seja com pequenas lareiras portáteis ou peças móveis, como salamandras.

Porém, no verão é possível incluir as tochas, que se tornam peças fundamentais em cerimônias na praia, no campo ou em espaços que tenham um jardim, são encontradas com diferentes tamanhos, com formatos originais e sempre agregam charme ao contexto. 

Gustavo Piazzarollo
Gustavo Piazzarollo

6. Cuidado com as fotos

Casar numa linda noite com lua cheia é o máximo, mas mesmo assim devem ter um cuidado especial com a iluminação correta para as fotos. Por mais que o fotógrafo geralmente tenha experiência com eventos noturnos é bom checar a iluminação existente no espaço que será a recepção, inclusive na área externa, garantindo que não percar uma imagem especial por falta de “luz”. 

Recanto Paraíso
Recanto Paraíso

Por mais que a maioria dos casamentos sejam à noite, muitos casais não dão a devida importância quanto a questão da iluminação existente no local e o quanto podem se beneficiar de peças que à noite fazem toda a diferença. Por isso, antes de pensar na música de casamento para a entrada, vejam se a luz é adequada para uma chegada inesquecível, certamente será muito mais emocionante com a iluminação perfeita.