Intimate Wild Wedding
Intimate Wild Wedding

À medida que a vida avança no contexto da pandemia, a única coisa que sabemos é que certo grau de incerteza continuará. O que não chega a ser uma grande descoberta já que a vida é repleta de surpresas, não é mesmo? Logo, o que mudou é que agora já estamos acostumados aos desafios e cuidados que um vírus em circulação nos submete. Diante de tal fato, é possível manifestar o desejo de se casar e de celebrar o amor com maior serenidade, na busca por soluções. Algo que é palpável ao se traçar um plano de casamento que abarque dose extra de flexibilidade e clareza de ideias sobre possíveis contratempos. Afinal, 2020 nos ensinou sobre a necessidade de sermos ágeis na resposta às mudanças e de ter uma perspectiva positiva sobre elas. É disto que um bom planejamento de casamento se trata, sobretudo nos novos tempos.

Para ajudar a desanuviar a cabeça de muitos casais desejosos pelo final feliz, reunimos aqui algumas dicas imperdíveis para fazer com que a cerimônia e a recepção ocorram de maneira tranquila e segura para todos. Vamos a elas! 

Aline Ribeiro Fotografia
Aline Ribeiro Fotografia

Definam a data 

Escolham o quanto antes uma data de casamento e reservem logo. Como há uma demanda represada acumulada desde 2020, existe uma grande procura por datas em 2022. Quanto antes vocês baterem o martelo, melhor: não há tempo a perder. Busquem mais do que uma para ter opções caso a primeira ideia se mostre indisponível.   

Façam a lista de convidados

Se é realmente importante para vocês se casarem em 2022, planejem uma celebração menor. Mais próximo do grande dia, o casal pode ser surpreendido com a possibilidade de expandir a lista de convidados caso as condições sanitárias se mostrem boas o suficiente para algo maior. É mais realista entender que o Brasil e o mundo ainda estarão sob algum nível de restrições no próximo ano do que fingir que isso não existirá.

Por isso, planejem a celebração considerando alguns contextos em termos de quantidade de pessoas que poderão ser chamadas, com diferentes arranjos de distribuição e de distanciamento social. Desde já, saibam que os mini ou micro weddings oferecem uma oportunidade única de realizar o casamento dos sonhos em escala reduzida. Basta pensar que uma contagem mais baixa de convidados significa um orçamento mais livre para algumas extravagâncias. 

Vitor Braga Fotografia
Vitor Braga Fotografia

Escolham o local 

Os enlaces com menor relação de convidados também expandem as opções de locais. Existem espaços charmosos menores, como cafés, restaurantes, galerias e etc que não poderiam ser considerados no caso de terem de abrigar uma grande quantidade de pessoas. Uma lista mais íntima significa mais tempo com aqueles que mais importam, em vez de se sentir puxado em várias direções durante todo o dia. 

Paula Garcia Fotografias
Paula Garcia Fotografias

Definam o estilo

Ao definir o tema do enlace, fica mais fácil saber que lista de serviços e fornecedores serão precisos para fazer o sonho sair do papel. Pesquisem referências, texturas e cartelas de cores para começar a dar forma à celebração e averiguar se todas as ideias conversam entre si.   

Contratem os fornecedores principais

Ao garantir a data com os locais onde serão feita a celebração e a recepção, agendem com fornecedores-chave: a cerimonialista, o fotógrafo, o cinegrafista e o bufê. Eles também tendem a ser uma agenda ocupada no futuro em que as restrições não sejam tão grandes. Mas lembrem-se: antes de assinar os contratos, tenham conversas abertas e transparentes com todos os fornecedores e locais, garantindo que todas as partes estejam claras sobre quaisquer termos e condições em relação à pandemia. 

Claudio Costa Fotografias
Claudio Costa Fotografias

Pensem no menu 

Considerem este tópico como um complemento do anterior, uma vez que precisam conhecer e provar o que pretendem servir para poder contratar a empresa responsável pelas delícias a serem servidas. Averigue no contato com elas a melhor forma de preparar e servir cada item para garantir a saúde e segurança de cada convidado, tendo em mente que o mais adequado são opções para todos os pratos servidas de forma individual. E também buscando alternativas para pessoas veganas, vegetarianas e com alguma intolerância ou alergia alimentar. 

Looks do casal

Cumpridas as fases anteriores, o casal pode se voltar para o que irá vestir no grande dia. Como o estilo e o cenário já estarão definidos, basta procurar designs que estejam de acordo com eles, com o seu gosto e silhueta. Priorizem as roupas mais confortáveis e leves que facilitem a mobilidade do casal. 

Intimate Wild Wedding
Intimate Wild Wedding

Organizem os documentos

Tenham todos os contratos reunidos para poder consultar quando for preciso em caso de remarcação. Além disso, verifique e faça constar essa possibilidade nos contratos, ficando atento para todas as letras miúdas. Aquilo que o casal não esteja de acordo ou não perceba no texto deve ser pontuado para entrar numa nova versão do documento. Não assinem nada antes disso . 

Definam os padrinhos e madrinhas

Depois de tudo isso, é hora de definir padrinhos e madrinhas da união. Esta é outra lista que deve ser reduzida por conta das restrições sanitárias. Não adianta chamar o equivalente a dois times de futebol para deixar metade da festa no altar, aglomerada. É algo absolutamente sem sentido. Outra coisa a se considerar é que as pessoas precisam se sentir confortáveis em assumir esse papel na pandemia. Aquelas que forem do grupo de risco, podem se ver obrigadas a dizer não por conta deste contexto. O casal não deve se chatear com isso e apenas se mostrar agradecido pela rápida resposta que irá permitir que chamem logo outro nome.

Claudio Costa Fotografias
Claudio Costa Fotografias

Para se casar em 2022 é preciso pés no chão para saber que algumas dificuldades que se apresentem não são impeditivos para a realização do grande sonho. Basta incorporar aos planos do casamento algumas possibilidades realistas, inclusive a de ter que adiá-lo, e poder tratar disso com fornecedores de forma tranquila.