Vívian Lemos Photo Studio

Já que são peça importante do altar e do casamento, a roupa dos padrinhos e madrinhas merece atenção especial. Para ajudar a conciliar as obrigações em ajudar os noivos nos preparativos do casamento com a escolha da roupa, elaboramos este texto sobre vestimenta especialmente para estes honrados convidados.

Cores

Renan Radici Fotografia

Muitas vezes a noiva decide  a cor dos vestidos e deixa à escolha das madrinhas os modelos. Mas quando também as cores são de escolha livre é importante alertar que existem duas cores que são proibidas para as madrinhas: o branco e o preto! O branco já sabemos, e que também não se limita apenas às madrinhas. Mas vestidos pretos também não devem estar presentes entre as madrinhas.

Use o bom senso quanto à escolha das cores. Se o casamento é de dia, cores suaves e pastéis caem bem, principalmente quando feitos na praia. Evite cores muito chamativas.

Para os padrinhos não existe muito segredo. Se os noivos não escolheram qual o modelo e cor, opte pelo preto ou azul marinho. Se pensa em usar um terno mais claro ou de qualquer outra cor, fale antes com os noivos e veja se eles concordam, já que é pouco comum.

Destaque X ousadia

Ruth Guimarães

Existe uma linha tênue entre destaque das madrinhas e ousadia. Cuidado, pois não é o momento de ousar, mas de estar elegante. As madrinhas devem se destacar dos demais convidados mas nunca mais que a noiva. Evite decotes e fendas muito profundas. Vestidos com muito brilho também não são bem-vindos, deixe todo o brilho para a noiva.

Comprimento

Ricardo Jayme

É uma grande dúvida entre madrinhas: qual o comprimento ideal do vestido? Existem algumas diretrizes para te ajudar a decidir qual o comprimento perfeito. Quando, onde e como.

Onde: Praia, cidade, campo? Praia ou campo, dependendo da hora, admitem modelos de vestidos mais curtos.

Quando: Verão, inverno, primavera, outono, noite e dia. Estes são fatores mais orientativos que de etiqueta. Se o casamento for realizado no verão e de dia opte por vestidos mais leves e até mais curtos.

Como: Veja com os noivos como é o tema que eles escolheram. Se for mais formal e tradicional o vestido deve ser longo. Para casamentos mais descontraídos e modernos nada te impede de ir com vestido mais curto.

Padrinhos

JHS Eventos

Não existem muitas variações. Os noivos podem escolher entre fraque, meio-fraque ou terno. Se eles não ditaram qual destes, a regra é o terno. Mas, se os noivos não pedirem para os padrinhos que usem fraque ou meio fraque e mesmo assim você pensa em usá-lo, pergunte antes aos noivos. Apenas um padrinho de fraque e todos os outros de termo pode desequilibrar um pouco a harmonia visual.