Bruno Fernando Fotografia
Bruno Fernando Fotografia

A maquiagem para noivas é a que traz uma infinidade de opções de cores e técnicas, porque o vestido de noiva geralmente é branco ou de cores claras, o que combina com praticamente tudo em relação à maquiagem, do clássico mais sutil e discreto ao marcante e ousado. Uma técnica que destaca qualquer produção de festa e harmoniza com todo tipo de penteado para casamento é chamada smokey eyes, conhecida como olhos esfumados.

Para essa make dos olhos, é bom investir em pincéis com a ponta achatada para aplicar a sombra e com a ponta fofa e redonda para esfumar. A ideia é usar três ou mais sombras, fazendo camadas com efeito dégradé como se fosse uma sombra só, sem deixar marcas.

Fran Della Santa
Fran Della Santa

Técnica de transição de cores

Da mesma maneira que escolhe o vestido entre tantos modelos de vestido de noiva, a maquiagem precisa ser pensada e testada para coincidir com a identidade da noiva, que ela se sinta bem, confiante e linda no grande dia. Por isso, é importante conversar com o maquiador e pesquisar. A make também segue tendências, é um mercado que se inova a cada dia, mas o esfumado é sempre presente e faz diferença.

As cores preta e marrom são as mais comuns para esfumar e combinam com outras mais claras e coloridas, como lilás, laranja, rosa, vinho, verde, azul, além dos tons de bege, perolados, dourado e prateado. Para ficar bem feito, tem que ser feita uma transição suave das cores escolhidas. 

Johnny Roedel  Photographer
Johnny Roedel Photographer

Como se cria este efeito

O mais recomendável é que contrate um maquiador para o dia do casamento, e que tenha experiência em usar a técnica do esfumado, algo que os profissionais fazem normalmente com várias sombras de diferentes paletas. Mas, se você quiser aprender a fazer sozinha, o jeito mais prático é com três sombras.

  • Pode começar com uma sombra de tom neutro fazendo um movimento de vai-e-vem no côncavo, que já vai servir de base para as outras sombras
  • Depois, escolha a cor mais escura para aplicar do meio da pálpebra móvel ao canto externo, esfumando bem com o pincel redondo mais fofo até encontrar com a sombra aplicada no côncavo
  • Usa-se movimentos circulares para suavizar as linhas de cada sombra
  • A terceira sombra é aplicada do meio ao canto interno, encontrando com as outras e é geralmente de cor clara para ampliar o olhar
  • A técnica pode ser combinada com outras e a ordem não é uma regra. Cada pessoa faz do jeito que achar melhor e mais prático

Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

Para valorizar ainda mais

Além das sombras, pode complementar com glitter no centro da pálpebra para ter um ponto de luz no olhar ou em toda a pálpebra móvel se preferir. Para valorizar, use pincéis com a ponta chanfrada para passar sombra na parte inferior dos cílios também. Pode usar uma ou duas das cores de sombras escolhidas.

Lucas Rachinski
Lucas Rachinski

O uso do delineador ou lápis de olho rente aos cílios superiores e inferiores, fora da linha d’água, também é válido e dá acabamento. Não se esqueça do rímel e dos cílios postiços para deixar o olhar ainda mais poderoso e combina perfeitamente com a sombra esfumada. Uma dica é usar rímel e outros produtos dos olhos à prova d’água para que não corra o risco de borrar quando for se emocionar ao ver a decoração de festa do casamento e os momentos especiais que viverá com o seu par.

O restante da maquiagem precisa respeitar o tom e o tipo de pele, para escolher a base, o corretivo e o pó compacto. Uma pele seca, sem manchas e marcas, deixa o olho se destacar. O iluminador só em alguns pontos do rosto, como acima da maçã do rosto e do lábio, além do blush para dar cor às bochechas. E o batom de preferência e que harmonize com o conjunto.

Johnny Roedel  Photographer
Johnny Roedel Photographer

A maquiagem é muito democrática, ela atende a todos os estilos de noiva e o smokey eyes fica bem para todas as mulheres, basta que você goste desse estilo e do resultado final em seus olhos. É igual o buquê de flores: um acessórios que compõe o look e combina com todas as anfitriãs da festa, só precisa ser adaptado a cada uma.