Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Embora a tendência da maquiagem natural para noivas esteja em alta, o batom vermelho segue sendo uma tentação contra a qual muitas mulheres não conseguem resistir. Elas veem na escolha marcante para os lábios o componente perfeito para expressar suas personalidades intensas e apaixonantes no grande dia. Não para menos: a cor chama para si toda a atenção da festa, garantindo ainda mais olhares e cliques de sua melhor versão. Isto porque o batom vermelho possui uma leitura de manifestação gráfica da autoconfiança feminina, ainda mais interessante no contexto nupcial. 

Como não há nada mais belo e admirável do que uma noiva dona de si, apresentamos aqui um rápido manual de boas práticas para os lábios escarlate arrebatadores no enlace.

Amanda Francelino
Amanda Francelino

1. Pense no vestido

Uma linda boca vermelha é simplesmente perfeita com vestidos de noiva dramáticos, que emanam alta moda enquanto ressaltam a sensualidade feminina. Por isso, fica especialmente poderosa quando conjugada aos trajes com fendas, decotes profundos e costas desnudas. Para este tipo de roupa, uma grande sacada é optar por um tom mais escuro.

Mas se o sonho for casar num modelo romântico e sonhador, a dica é experimentar os cosméticos alaranjados. Eles irão trazer ao rosto certa luminosidade, ideal para as uniões no estilo boho chic. Já as noivas minimalistas, de vestidos curtos e visuais clean, e as não convencionais, como as de macacões e smokings, podem ir sem medo nos tons vivos. 

Silvia Zardo Beauty Artist
Silvia Zardo Beauty Artist

2. Poupe preocupação  

Dos beijos no par às muitas fotos, o batom vermelho oferece muitos desafios. É esse tipo de receio que leva as noivas a optarem pelo nude ou rosa natural, que exigem menos manutenção. Mas sendo o vermelho imbatível no seu apelo, corre-se o risco da grande estrela se arrepender depois. Por isso, um bom conselho (e também mais apropriado) é que se use o tom vermelho apenas para os pontos altos da comemoração. Ao invés dele, pode-se investir em uma paleta mais amena no momentos das refeições ou cumprimentos dos convidados, evitando estresses extras.  

Espaço Vitoriano
Espaço Vitoriano

3. Tom adequado para você 

Quando se trata de batom, o vermelho tem todo um espectro próprio. Se você conhece as tonalidades que melhor se adequam a você, ótimo. Mas se não, experimente variantes mais escuras. Um vermelho mais escuro é sempre elegante, clássico e sofisticado. Por mais que um vermelho clássico grite “maquiagem de casamento”, é necessário que você esteja confortável e bonita com a escolha. E, para aquelas que ainda não estão familiarizadas com o vermelho, mas querem dar uma chance ao tom para o enlace, temos alguns tips.

Dicas rápidas:

A escolha final depende sempre do seu estilo e toque pessoal, mas é possível guiar-se por recomendações gerais. Sugere-se que mulheres com pele clara apostem mais por vermelhos mais abertos, mulheres com pele morena invistam em tonalidades alaranjadas, e aquelas com a pele negra tentem dar preferência a tons de vermelho como vinho ou ameixa. Mas há também que entender o subtom de cada pele.

  • Pele com subtom frio/rosado: a dica é apostar em subtons igualmente frios, com fundo rosados e azulado;
  • Pele com subtom neutro/meio-tom: pode-se investir em tons de vermelho quentes ou frios (alaranjados ou rosados);
  • Pele com subtom quente/amarelado: tons de vermelho quentes, ou seja, vermelhos com fundo alaranjado ou amarelado

Anna Paula Ganter
Anna Paula Ganter

4. Use antes em casa

Invista em mini batons nos tons favoritos e os experimente em casa. Com isso, também terá a oportunidade de testar as fórmulas de cada cosmético e ver como se comportam depois de comer e beber. Essa também é uma boa oportunidade de ver como as lentes fotográficas registram as cores pretendidas. Lembre-se de não insistir em algo que te deixa bem consigo mesmo, porque afetará sua confiança e causará ansiedade desnecessária. Como noiva, você já terá nervosismo suficiente.

5. Aplique como uma maquiadora

Depois de escolher sua tonalidade, aplique-a como a maquiadora faria. Passe um delineador de cor correspondente nos lábios e espalhe um batom fosco por cima com o auxílio de um pincel. Em seguida, para obter uma definição nítida, contorne a borda da boca com corretivo. Finalmente, borrife com um spray de fixação de maquiagem. Esses cuidados farão a pintura durar mais e não borrar. 

Produtora Lins Foto & Vídeo
Produtora Lins Foto & Vídeo

6. Faça retoques se precisar

Se julgar que é necessário um retoque, tente fazê-lo com a ajuda de um pincel para lábios. E tente não passar o batom vermelho no interior dos lábios, para que não aconteça a transferência para os dentes. Para evitar a marca de boca na taça de champanhe, prenda entre os lábios um pedaço de papel. Como cuidado extra, tente saborear as bebidas com o auxílio de canudos.

7. Cuidado extra

É bastante provácel que o seu vestido seja em um tom de branco, e sempre existe o perigo de passar o tecido pela boca, sem querer. Uma mancha vermelha pode destruir o look, então o batom deve ser o último item da maquiagem e, de preferência, que seja passado depois de colocado o traje. Tenha cuidado para não manchar outros acessórios.

Gabriel Godoi Fotografia
Gabriel Godoi Fotografia

Com esses cuidados, o batom vermelho para a noiva tem tudo para ser um sucesso no grande dia, e o melhor: sem acarretar nervosismo extra. É preciso entender a cor como um recurso extra para potencializar o estilo da mulher que sobe ao altar, com naturalidade e em harmonia com todo o conjunto. Veja se a ideia do batom vermelho com o look nupcial te faz sentir bem e à vontade, e aposte por uma boca marcante, gerando assim registros e memórias fabulosas.