Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Mistura de sobrenomes, já ouviu falar?

Na Inglaterra, muitos noivos optam por um terceiro caminho em relação a sobrenomes: inventar um só do casal. O que você acha disso?

Rene Eventos

Um artigo da BBC que nunca sai de moda, revelou que alguns noivos ingleses se interessam pela ideia de mudar o nome de família, o sobrenome. A ideia que eles tiveram é mesclar e brincar com os sobrenomes de ambos, criando, até, um terceiro sobrenome. Por exemplo, se seu sobrenome é Silva e de seu noivo ou noiva é Pereira, na Inglaterra vocês poderiam criar algo como Perilva. Ou Sileira. Assim como alguns famosos criaram apelidos divertidos com os seus nomes, que praticamente se tornaram o sobrenome do casal, como, por exemplo, Brangelina, Brumar, Jayoncé, etc.

Kellen Lovato

Voltando a Inglaterra, o normal naquele país eram os sobrenomes combinados, um pouco como os que existem no Brasil. Assim, a mulher adicionava o nome de seu marido com um hífen. Tomando o exemplo anterior, algo como Silva-Pereira. Mas, de uns tempos para cá, os casais tomaram gosto pela mistura e aproveitaram o fato da lei ser bem flexível em relação a isso.

Andrea Klauberg

No Brasil, tudo também está mais flexível. De todas as formas, vale averiguar o que diz Estado, uma vez que é uma lei estadual que rege os nomes e sobrenomes. Como já comentamos anteriormente, as duas pessoas que formam o casal podem adicionar o sobrenome do outro: ela pode ter o dele, ele pode ter o dela e assim em todos os tipos de casal. Já que uma nova família foi criada, e ela é única, ambos podem assinar Silva Pereira (ainda usando e exemplo anterior).

Colecionador de Contos

Com a atualização da lei brasileira, também é possível adicionar ou retirar sobrenomes familiares, assim como os filhos do casal também podem excluir ou acrescentar os sobrenomes dos pais. Em todos os casos é necessário apresentar um documento de identificação e pagar uma taxa que varia segundo o Estado onde o trâmite está sendo realizado. Seja qual for o seu desejo, o melhor é sempre consultar antes o cartório onde darão entrada nos papéis.