Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Weekend wedding: conheçam um novo conceito para as celebrações de casamento!

Que tal transformar as horas de uma comemoração convencional em... dias? Umas das tendências que chega com ânimo total para este ano são as festas que duram mais. Uma boa maneira de usufruir ao máximo do momento e da companhias dos convidados! 

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Cinco Elementos Eventos

Já pensou em fazer do seu casamento uma comemoração que dure todo um final de semana ou até mais? Essa é exatamente a ideia do Weekend Wedding (casamento de fim de semana, em inglês), tendência em alta entre os casais apaixonados que dizem "sim", e que querem celebrar essa nova fase da vida de maneira mais intensa, com amigos e familiares. A proposta é um convite para curtirem juntos atividades e refeições, enquanto se hospedam próximos em algum lugar bonito, proporcionando, assim, diversão e relaxamento não apenas para o par, mas para todos que o cercam. Por isso, o Weekend Wedding tem tudo para ser mais do que uma moda passageira. 

Isto porque o casamento como um todo vira uma experiência de dias, ao invés de poucas horas. É uma oportunidade de estar imerso no dia a dia do casal, aproveitando com eles este momento de grande euforia coletiva. Tudo fica mais leve e contagiante dentro dessa proposta. Em outros países este já é um conceito muito bem aceito, que encontra cada vez mais entusiastas também por aqui. No entanto, por ser um evento que não se atém a um único dia, isso requer um pouco mais de planejamento. Significa que terão de pensar no enredo da festa de forma a colocar todos em clima festivo até o ápice da troca de alianças e recepção. O que não é de forma alguma um problema com as dicas a seguir!     

Cinco Elementos Eventos

Como planejar 

Daremos aqui a estrutura básica do planejamento do evento, que pode incluir spa, city tour, pool party, luau, festa em barco e o que mais a sua criatividade permitir. A lista abaixo se refere aos três “atos” essenciais. 

  • Festa/jantar de boas-vindas 

Esteja você organizando um casamento fora da cidade ou simplesmente recebendo convidados de outros lugares, para abrir o final de semana oferecer uma festa/jantar de boas-vindas é uma maneira tranquila de “começar os trabalhos”. É a chance de cumprimentar cada um dos seus convidados com calma enquanto eles chegam, podendo apresentar uns aos outros. Este seria o primeiro ato ideal, ótimo para uma noite de sexta-feira, por exemplo. 

Villa Ásolo 1932

  • O evento principal

Na festança prevista para três dias, o recomendável é deixar o casamento em si para o segundo dia. Ainda que todos estejam no mesmo local, é importante que todos os detalhes sigam o cronograma estabelecido, da decoração ao cabelo e maquiagem, para que não aconteçam imprevistos e estresses. 

Uma vez que a recepção é considerada a parte mais divertida, será preciso criar uma linha do tempo com todos os destaques, desde a grande entrada dos noivos e os discursos até o lançamento do buquê, o corte do bolo e a primeira dança. E não se esqueça de estabelecer quando vocês e os demais irão comer, para ninguém ficar fome. 

Cinco Elementos Eventos

  • O dia seguinte

Na alegria e lista intensa de tarefas de um dia de casamento convencional, ou seja, limitado a poucas horas, pode ser difícil encontrar um momento para agradecer aos convidados e dizer adeus. Ter um café da manhã, brunch ou almoço de despedida na manhã seguinte, antes de partir para a lua de mel, resolve o problema. É perfeito para vocês expressarem sua gratidão num ambiente descontraído e sem pressão regado por guloseimas e brindes.

Eternize Foto & Vídeo

Contando uma história

Ao organizar um Weekend Wedding, você pode sentir alguma insegurança na maneira que irá unir as festas e atividades dentro da mesma narrativa. Usar um tema para criar sinergia é fundamental neste aspecto. Um bom exemplo para citar neste tópico é o de encontrar inspiração em festivais, como o Coachella, Glastonbury e o Lollapalooza, para incluir apresentações e workshops (como fazer arranjos de flores, como tirar boas fotos pelo celular e etc) que manterão todos entretidos no final de semana. 

Cinco Elementos Eventos

As acomodações

Pensar a logística é essencial para fazer toda a proposta acontecer e ser prazerosa aos convidados. Por mais que não haja a obrigação de providenciar a hospedagem deles, fornecer alguma ajuda para que consigam ter onde ficar é de bom tom. Portanto, pesquise as opções de acomodação nas proximidades e monte um guia a ser enviado por e-mail ou incluído no site do enlace. Nele, devem constar outras informações úteis como o de transporte na região e possíveis descontos em estabelecimentos e serviços.

Cinco Elementos Eventos

Seja flexível com os convidados

Um evento de dias é um grande compromisso para você e seu noivo e também para quem irá comparecer. Logo, dê alguma flexibilidade quando for fazer os convites, deixando bem claro que os convidados não são obrigados a estar presente em todo o final de semana e todas as atividades do casamento. Lembre-se de que pode ser que as pessoas não tenham condições de pagar pela acomodação ou não consigam tirar uma folga do trabalho. Seja por qual for o motivo, qualquer problema apresentado deve ser objeto da sua solidariedade. Demonstre aos seus amigos e familiares que a forma que encontrarem para estarem presentes será válida. 

Os Britos

O Weekend Wedding abre as portas para o entendimento de que o casamento é uma grande oportunidade de estar junto de todos aqueles que amamos. E, por isso, deve fazer valer a pena cada uma das companhias deles, prolongando esse dia dos sonhos. Como sabemos, aproveitar as presenças dos entes amados num casamento “normal” nem sempre é possível, devido à grande correria e disputa por atenção. É por isso que o Weekend Wedding ganhou tantos corações: em tempos pandêmicos, onde os encontros tornaram-se mais escassos, a chance de estar junto não deve ser desperdiçada.  

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você